14ª Semana de Educação de Campinas trouxe reflexões e inspirações para os profissionais da educação
O evento proporcionou um espaço de encontro e diálogo para educadores que buscam refletir sobre os desafios contemporâneos da educação
A 14ª Semana de Educação terminou na semana passada, em Campinas, trazendo reflexões e inspirações para educadores, com o tema “Práticas Sociais de Letramentos: Possibilidades e Reflexões”.
Durante os três dias de evento, aproximadamente 800 profissionais da educação, atuantes na educação infantil, no ensino básico (anos iniciais e finais) e no ensino médio, participaram das atividades. Além disso, o evento contou com a presença de integrantes de diversos serviços de convivência e organizações da sociedade civil (OSC).
A Semana de Educação foi organizada de forma colaborativa por representantes da Fundação Educar, Fundação FEAC, Diretorias de Ensino Estaduais e pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas, por meio do Movimento Educação Sempre.
As palestras abordaram temas que refletem a realidade, os desafios e as questões enfrentadas pelas comunidades educacionais. Entre os assuntos discutidos estavam a importância do brincar, a música como agente transformador de vidas, o letramento, o esporte, a arte, a garantia de direitos e cidadania, a educação antirracista, a educação para as diferenças, o uso da inteligência artificial na educação e a força da contação de histórias. Cada participante trouxe seu olhar, embasado em pesquisas e experiências práticas.
Paulo Rogério da Silva, professor especialista em currículo da Diretoria de Ensino Campinas Oeste, avaliou que a Semana de Educação apresentou assuntos que dialogam diretamente com a realidade das escolas. “Temas como inteligência artificial, que já faz parte do dia a dia de muitos estudantes, precisam estar sempre na pauta dos educadores. O letramento permeou o evento de diversas formas, mostrando diferentes perspectivas e possibilidades”, destacou.
Luciana Martini, responsável pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Campinas Leste, reforçou a importância da Semana de Educação para os educadores. “Este evento contribui para a formação continuada. Trazemos temas que são muito pertinentes às necessidades atuais. A Semana de Educação é construída e pensada para fazer a diferença na vida dos educadores”, comentou.
Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar e integrante do Movimento Educação Sempre, ressaltou a importância do evento: “O Movimento Educação Sempre, através de suas ações, busca a mobilização da sociedade campineira para a educação como direito garantido de todas as crianças e adolescentes. As palestras da Semana da Educação promoveram diálogos e reflexões nesse mesmo sentido, debatendo caminhos para os letramentos. Estes momentos são fundamentais porque nos provocam a olhar para a educação integral e integrada”.
Jair Resende, superintendente socioeducativo da Fundação FEAC, destacou: “A participação da FEAC na 14ª Semana da Educação em Campinas foi essencial para fortalecer nossas parcerias e reafirmar nosso compromisso com a promoção de uma educação de qualidade e equitativa na comunidade, principalmente no âmbito da educação infantil, que é o principal foco de investimento da FEAC em educação.”
Diálogos trazem visão integral e integrada da educação
Na abertura do evento, o Prof. Dr. Leopoldo Rocha Soares, diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, convidou o público a refletir sobre letramentos, intersetorialidade e garantia de direitos, destacando a responsabilidade de fazer da escola um ambiente acolhedor e humanizado. Vanessa Aguiar, coordenadora técnica no Instituto Padre Haroldo, enfatizou a importância de escutar o que uma criança tem a dizer, sem julgamentos, e destacou a importância da articulação em rede.
A música foi um elemento presente em todos os dias da Semana de Educação. Lucas Soares, fundador do Instituto Anelo, falou sobre o poder transformador da música na sua vida e na dos alunos do Instituto Anelo. O rapper Renan Inquérito inspirou educadores ao mostrar que todo professor pode ser um MC. No último dia, uma banda formada por estudantes e professores da Escola Estadual Vitor Meirelles apresentou canções que emocionaram o público.
A contação de histórias, a leitura, a importância dos livros e da escrita, e as narrativas baseadas nas vivências dos estudantes também estiveram presentes. A artista e educadora Isabela Vilela trouxe a experiência expandida de leitura com o Bonde das Estrelas, um projeto que pretende transformar a região do Campo Belo em um território leitor. A jovem Majori Silva refletiu sobre a importância de uma “aldeia” para educar uma criança. Ela usou sua experiência de contadora de histórias para falar também da importância da história oral.
O esporte e as aulas de educação física foram destacados na fala do doutor em educação física adaptada Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, que relatou histórias de atletas paraolímpicos.
A inteligência artificial e suas possibilidades de uso na educação foram discutidas em vários diálogos, assim como a educação antirracista, tema presente em muitos momentos do encontro.
O letramento matemático foi abordado pelas docentes universitárias Alessandra Rodrigues de Almeida e Maria Isabel Ortigão, enquanto o letramento étnico-racial foi destacado pela docente universitária e diretora da Faculdade de Pedagogia da PUC, Eliete Aparecida Godoy. A educação antirracista permeou quase todas as discussões, com destaque para a palestra de Maria Fernanda Luiz Paulo, que falou sobre o tema “De Menina Bonita à Tayo”.
A aprendizagem com as diferenças também foi explorada pela professora de educação especial Sabrina Guimarães e pela doutora em educação Ana Paula Seco Menardi.
A 14ª Semana da Educação de Campinas faz parte do calendário da cidade e é organizada pelo Movimento Educação Sempre, que busca evidenciar a relevância da educação no desenvolvimento do município de Campinas e de toda a região.