2º Festival Augusto Cury de Teatro

Três adaptações do autor, considerado o psiquiatra mais lido no mundo, se revezam em apresentações, de 3 de maio a 29 de junho, no Teatro Santo Agostinho
O Dr. Augusto Cury é um dos autores mais lidos do mundo. A ideia de transformar o livro “O Vendedor de Sonhos” para o teatro nasceu durante a realização das palestras do psiquiatra pela Applaus, empresa dirigida por Luciano Cardoso, com mais de 33 anos de experiência nos cenários musical e das artes. “Um dia, após uma palestra, o Augusto me disse que sonhava em ver a obra dele nas telas e nos palcos e me convidou para produzi-las”, fala Cardoso sobre o início da adaptação dos Best Sellers para o teatro. O ano era 2017 e o sucesso foi imediato.
Desde então foram adaptados para o teatro “O Homem mais Inteligente da História”, “Nunca Desista de Seus Sonhos”, “A Turma da Floresta Viva” e “O Futuro da Humanidade”, todas com dramaturgia de Augusto Cury em parceria com renomadas escritoras teatrais. Em montagens simultâneas, já vistas por quase 500 mil pessoas em todo o Brasil, as peças estão em turnê pelo Brasil.
Três espetáculos chegam a São Paulo para o 2º Festival Augusto Cury de Teatro, onde o público poderá fazer uma imersão em parte da obra de Augusto Cury. “As adaptações promovem reflexões essenciais sobre a necessidade de sermos mais humanos e empáticos. Vistas por quase 500 mil pessoas em todo o Brasil, a enorme receptividade do público reforça a relevância das mensagens construtivas para a sociedade”, fala Luciano Cardoso sobre a importância do projeto.
O 2º Festival Augusto Cury de Teatro acontece de 3 de maio a 29 de junho, no Teatro Santo Agostinho. Confira a agenda:
O Futuro da Humanidade
Dias 3, 4, 24 e 25 de maio e 7, 8, 28 e 29 de junho

Link para vídeos e fotos de Flavio Moret
Sinopse
A trama narra a história de Marco Polo, um jovem psiquiatra idealista que se rebela contra os métodos tradicionais de tratamento psiquiátrico, nos quais o uso de psicotrópicos prevalece sobre a terapia psicológica. Ao desenvolver suas próprias teorias, ele defende uma abordagem mais humana e personalizada para o tratamento, enquanto lida com questões emocionais de sua vida pessoal e busca o amor de uma mulher cheia de inseguranças e segredos.
Serviço:
O Futuro da Humanidade
Dias 3, 4, 24 e 25 de maio e 7, 8, 28 e 29 de junho
Texto baseado em livro de Augusto Cury
Adaptação: Ingrid Zavarezzi e Augusto Cury
Direção: Rogério Fabiano
Elenco: Guilherme Uzeda, Pedro Pilar, Thalita Drodowsky, Silvana França, Rodrigo Banks e Luciano Rocha
Duração: 90 min.
Classificação Indicativa: 10 anos
Gênero: Romance
Nunca Desista de Seus Sonhos
Dias 10 e 11 de maio e 1º, 21 e 22 de junho

Link para fotos de Gilberto Rosa
Link para imagens
Sinopse: A psicóloga Carol, de 60 anos, vive em pé de guerra com a filha adolescente, viciada em redes sociais. Seguidora da metodologia de Augusto Cury, tem sucesso no tratamento com seus pacientes, porém, ela mesma não consegue aplicar os ensinamentos para resolver a sua vida. Além de Carol, há outros personagens: um empreendedor falido, de 58, que luta contra o estigma de ser um derrotado; uma senhora, de 80, deprimida; uma secretária, de 35, que sonha ser mãe, mas vive um casamento inter-racial e tem medo de colocar uma criança negra numa sociedade preconceituosa; um estudante de Medicina, de 32, que quer largar tudo por não concordar com a doutrina da faculdade; e um menino, de 12, que odeia estudar e começa a ter questionamentos sobre a vida e o futuro.
Serviço:
Nunca Desista de Seus Sonhos
Dias 10 e 11 de maio e 1º, 21 e 22 de junho
Texto baseado em livro de Augusto Cury
Direção: Rogério Fabiano
Elenco:Maximiliana Reis, Nizo Neto, Marília Machado
e Murilo Cunha
Duração: 70 min
Recomendação: Livre
Gênero: Comédia
O Homem Mais Inteligente da História
Dias 17 e 18 de maio e 14 e 15 de junho

Link para fotos de Flavio Moret
Link para imagens
Sinopse: Quando o renomado psiquiatra Marco Polo vai a Jerusalém participar de uma reunião na ONU, ele é desafiado a estudar a mente do homem mais famoso da história: Jesus. Marco Polo, um dos maiores ateus da atualidade, recusa-se, mas é instigado por uma plateia de intelectuais a realizar essa empreitada e aceita. É, então, montada uma mesa-redonda, composta por brilhantes profissionais para analisar a mente de Jesus sob os ângulos da ciência e, não, da religião. A partir disso, o personagem começa uma jornada épica para saber se Jesus era um mestre em ter autocontrole, gerir sua emoção, trabalhar perdas e frustrações, libertar sua criatividade e formar pensadores. Ao estudar a mente de Jesus, Marco Polo surpreende os demais participantes da pesquisa, que ficam admirados diante do inexplicável.
O Homem Mais Inteligente da História
Dias 17 e 18 de maio e 14 e 15 de junho
Texto baseado em livro de Augusto Cury
Adaptação: Augusto Cury e Francis Helena Cozta
Direção: Ivan Parente
Elenco: Daniel Satti, Renan Rezende, Murilo Inforsato, Priscilla Dieminger, Pietro Alonso e Letícia Navarro Stand-ins: Victor Garbossa e João Pedro Uvo.
Duração: 75 minutos.
Classificação:10 anos
Gênero: Romance
Serviço
2º Festival Augusto Cury de Teatro
Maio
3 | 4: O Futuro da Humanidade
10 | 11: Nunca Desista de Seus Sonhos
17 |18: O Homem Mais Inteligente da História
24 | 25: O Futuro da Humanidade
Junho
1 | 6: Nunca Desista de Seus Sonhos
7 | 8: O Futuro da Humanidade
14 | 15: O Homem Mais Inteligente da História
21 | 22: Nunca Desista de Seus Sonhos
28 | 29: O Futuro da Humanidade
Horário: sábados, às 20h | domingos, às 19h
Ingressos: entre R$ 60 e R$ 140
Ingressos online
Bilheteria: de quinta a domingo, das 15h às 20h
Local: Teatro Santo Agostinho | 690 lugares
Rua Apeninos, 118 – Liberdade
Releases completos de cada uma das 3 peças que integram o 2º Festival Augusto Cury
O Futuro da Humanidade
O espetáculo O Futuro da Humanidade, inspirado na obra de romance sócio emocional do renomado psiquiatra e escritor Augusto Cury, chega aos palcos com uma poderosa reflexão sobre saúde mental e relações humanas. Esta é a quinta adaptação teatral de uma obra de Cury, após o sucesso de O Vendedor de Sonhos, O Homem Mais Inteligente da História, Nunca Desista de Seus Sonhos e A Turma da Floresta Viva, que já emocionaram mais de 450 mil espectadores.
Guilherme Uzeda retorna à peça como Falcão, personagem fundamental que acrescenta intensidade e profundidade à história. A trama narra a história de Marco Polo interpretado por Pedro Pilar, um jovem psiquiatra idealista que se rebela contra os métodos tradicionais de tratamento psiquiátrico, nos quais o uso de psicotrópicos prevalece sobre a terapia psicológica. Ao desenvolver suas próprias teorias, ele defende uma abordagem mais humana e personalizada para o tratamento, enquanto lida com questões emocionais de sua vida pessoal e busca o amor de uma mulher cheia de inseguranças e segredos, Ana interpretada por Thalita Drodowsky. O elenco também conta com Silvana França e Rodrigo Banks e Luciano Rocha, todos responsáveis por dar vida a essa emocionante narrativa de superação e desafios emocionais.
A adaptação para os palcos foi realizada pelo próprio Augusto Cury, em parceria com a roteirista Ingrid Zavarezzi, que expressou sua satisfação com o projeto: “Os temas abordados, como depressão, ansiedade e a importância da psicoterapia, são extremamente relevantes e necessários. Espero que o público se emocione e se inspire com essa história, assim como o livro me tocou profundamente”, comentou Zavarezzi.
Sob a direção de Rogério Fabiano, o espetáculo busca transmitir uma mensagem de esperança e coragem, defendendo uma visão mais sensível da saúde mental. “É um espetáculo necessário, onde sentimentos profundos como o amor, a amizade e a felicidade são revisados e vividos intensamente”, afirmou Fabiano, que já havia trabalhado anteriormente com a obra de Cury.
Luciano Cardoso, CEO da produtora Applaus – Arte Y Alma, destaca a importância da mensagem da obra: “As adaptações das obras de Augusto Cury promovem reflexões essenciais sobre a necessidade de sermos mais humanos e empáticos. A enorme receptividade do público, com cerca de meio milhão de pessoas já tendo prestigiado essas montagens, reforça a relevância das mensagens construtivas para a sociedade.”
O espetáculo, inspirado nas experiências do próprio autor, aborda questões importantes sobre saúde mental, ética médica e os preconceitos enfrentados pelas pessoas com transtornos mentais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 23 milhões de brasileiros sofrem de transtornos mentais, um número que pode ser ainda maior devido ao estigma social, que impede muitas pessoas de buscar ajuda.
FICHA TÉCNICA:
Adaptação: Ingrid Zavarezzi e Augusto Cury
Direção: Rogério Fabiano
Elenco: Guilherme Uzeda, Pedro Pilar, Thalita Drodowsky, Silvana França, Rodrigo Banks e Luciano Rocha
Direção geral de produção: Luciano Cardoso
Direção de movimento: Ciro Barcelos
Direção musical e trilha sonora: Miguel Briamonte
Cenografia e figurinos: Ciro Barcelos
Assistente de cenografia: Fernando Callegaro
Criação de luz: Thiago Claro França
Produção Administrativa Financeira: Rafael Sandoli
Produtor Executivo e Técnico responsável: Magnus Nicollas
Assistente de Produção e Comunicação: Kesya Andrade
Tourmanager: Silvana França
Edição de Vídeos: Agência Alwa
Design gráfico: Lucas Peixoto
Gestão Tráfego Digital: ATMKT e Tráfego 360°
Social Media: Elton L. Hipólito, Carlos H. Magalhães e Renata Magalhães
Assessoria jurídica: SVM Advocacia
Assessoria registro de marcas: Ranzolin – Propriedade Intelectual
Realização: Applaus Arte Y Alma
Nunca Desista de Seus Sonhos
“Vale a pena viver a vida, mesmo quando o mundo parece ruir aos nossos pés. Para isso, devemos usar nossos sonhos para temperar a existência, nossas dores para nos construir e não para nos destruir”. Esse pensamento de Augusto Cury, médico psiquiatra e considerado o autor mais lido da década, nos dá apenas um aperitivo do que o público pode esperar ao assistir à COMÉDIA REFLEXIVA “NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS”. A peça, baseada no livro homônimo de Cury, propõe ao público uma viagem de autoconhecimento, reflexão sobre a sua própria vida e sobre a necessidade de uma orientação psicológica diante de problemas auto sabotadores, além do entendimento de seus sonhos como objetivos a serem buscados em qualquer tempo.
No palco, os protagonistas Maximiliana Reis e Nizo Neto experimentam uma verdadeira salada de emoções, indo do riso à angústia, passeando por mensagens de resiliência, motivacionais e de muita esperança. Em busca da felicidade, mesmo quando tudo parece dar errado. “Devemos gritar em silêncio que os melhores dias estão por vir, enfrentar os períodos mais tristes da vida não como pontos finais, mas como vírgulas para continuar a escrever nossa trajetória”, completa Cury, que adaptou o texto para a linguagem do teatro, ao lado de Ingrid Zavarezzi. A direção é assinada por Rogério Fabiano. A classificação é livre.
A trama conta a trajetória da psicóloga Carol, de 60 anos, que vive em pé de guerra com a filha, de 16, típica representante da Geração Z, mimada e viciada em redes sociais. Usando a metodologia do Dr. Cury, Carol tem um enorme sucesso nos tratamentos de seus pacientes, porém, ela não consegue aplicar esses ensinamentos para resolver a sua vida. Além de Carol, temos um leque de personagens: Breno, um empreendedor falido, que luta contra o estigma de ser um derrotado; uma senhora de mais de 80 anos que desistiu de viver; uma secretária, de 35, que sonha ser mãe, mas vive um casamento inter-racial e tem medo de colocar uma criança negra numa sociedade preconceituosa; um estudante de Medicina, de 32, que pensa em largar tudo por não concordar com a doutrina da faculdade; e um menino, de 12, que odeia estudar e começa a ter questionamentos sobre a vida e o futuro.
A história ainda mistura ficção com situações reais. Passagens de vida do próprio Cury, de Abraham Lincoln, Martin Luther King e Jesus Cristo ilustram a produção. Como, por exemplo, numa cena em que o Dr. Augusto Cury (vivido por Nizo Neto) conversa com o neto.
“É uma obra que fala sobre a importância de sonhar com disciplina, tomar as rédeas da vida, entender que nosso universo pessoal não é uma ilha e que isso vale para todas as gerações. Grandes figuras da história da humanidade vivenciaram as mesmas dúvidas e problemas que nós, hoje, vivenciamos, e nossos personagens também”, detalha a autora e roteirista Ingrid, que, em 25 anos de carreira, coleciona trabalhos na TV, no teatro e na web. Entre os destaques: escreveu o seriado “Beijo me liga” para o Multishow (vencedor do prêmio Converge Mobile Marketing); foi autora de “Malhação conectados (Globo); e para a web, escreveu para o canal de humor teenager “Planeta das gêmeas”, com milhões de visualizações. Ela ainda recebeu o prêmio Profissão Entretenimento IATEC/ SENAC/ TV Globo na categoria Roteiro.
Sinopse: A psicóloga Carol, de 60 anos, vive em pé de guerra com a filha adolescente, viciada em redes sociais. Seguidora da metodologia de Augusto Cury, tem sucesso no tratamento com seus pacientes, porém, ela mesma não consegue aplicar os ensinamentos para resolver a sua vida. Além de Carol, há outros personagens: um empreendedor falido, de 58, que luta contra o estigma de ser um derrotado; uma senhora, de 80, deprimida; uma secretária, de 35, que sonha ser mãe, mas vive um casamento inter-racial e tem medo de colocar uma criança negra numa sociedade preconceituosa; um estudante de Medicina, de 32, que quer largar tudo por não concordar com a doutrina da faculdade; e um menino, de 12, que odeia estudar e começa a ter questionamentos sobre a vida e o futuro.
Ficha Técnica
Adaptação: Augusto Cury e Ingrid Zavarezzi Direção: Rogério Fabiano
Direção musical e Trilha Sonora: Miguel Briamonte
Elenco: Maximiliana Reis, Nizo Neto, Marilia Machado e Murilo Cunha Direção Geral de Produção: Luciano Cardoso
Cenário e Criação de Luz: Rogério Fabiano
Técnico Responsável: Nando
Produção Administrativa: Rafael Sandoli
Produção Técnica: Magnus Nicollas
Produção Executiva: Magnus Nicollas Comunicação: Kesya Andrade
Tour Manager: Maximiliana Reis
Design Gráfico: Lucas Peixoto
Gestão Tráfego Digital: ATMKT e Tráfego 360°
Edição de Vídeo: Agência Alwa
Áudios: Na Paz – Produtora e Rádio
Social Media: Elton L. Hipólito, Carlos H. Magalhães e Renata Magalhães
Gestão Tráfego Digital: ATMKT
Assessoria Jurídica: SVM Advocacia
Assessoria Registro de Marcas: Ranzolin – Propriedade Intelectual Realização: Applaus Arte Y Alma
O Homem Mais Inteligente da História
Após o sucesso nas livrarias ao redor do mundo, o consagrado romance sócio-emocional de Augusto Cury, considerado pelo autor uma obra vital de sua carreira, ganhou sua versão teatral.
Considerado o psiquiatra mais lido do mundo nas últimas duas décadas, com mais de 40 milhões de livros publicados em mais de 70 países, Augusto Cury lançou O Homem Mais Inteligente da História em 2016, após 15 anos de estudos e pesquisas sobre gestão da emoção. Em sua quinta temporada, a adaptação do romance, assinada pelo próprio escritor para os palcos, já foi apresentada em vários teatros pelo país desde sua estreia em setembro de 2021.
A obra conta a trajetória do cientista Marco Polo, especialista no funcionamento da mente, quando ele é desafiado pela ONU a estudar a inteligência de Jesus, o homem mais famoso da história. “Jesus foi (e ainda é) o maior especialista no território da emoção. O homem, mestre da sensibilidade, que demonstrou doçura e que enxergou nitidamente além das profundezas da nossa delicada condição humana. Soube lidar com a dor, não se abatia”, explica Cury.
Quem dá vida ao protagonista Marco Polo é o ator Daniel Satti, que participa dessa montagem ao lado de Priscilla Dieminger, Renan Rezende, Murilo Inforsato, Pietro Alonso e Letícia Navarro. O espetáculo aborda os principais aspectos da gestão da emoção e também fala sobre autocontrole, criatividade, solidariedade, a busca da felicidade e amor. Além disso, trata com sensibilidade temas polêmicos como depressão e violência contra a mulher.
Sinopse: Quando o renomado psiquiatra Marco Polo vai a Jerusalém participar de uma reunião na ONU, ele é desafiado a estudar a mente do homem mais famoso da história: Jesus. Marco Polo, um dos maiores ateus da atualidade, recusa-se, mas é instigado por uma plateia de intelectuais a realizar essa empreitada e aceita. É, então, montada uma mesa-redonda, composta por brilhantes profissionais para analisar a mente de Jesus sob os ângulos da ciência e, não, da religião. A partir disso, o personagem começa uma jornada épica para saber se Jesus era um mestre em ter autocontrole, gerir sua emoção, trabalhar perdas e frustrações, libertar sua criatividade e formar pensadores. Ao estudar a mente de Jesus, Marco Polo surpreende os demais participantes da pesquisa, que ficam admirados diante do inexplicável.
Ficha Técnica:
Adaptação: Augusto Cury e Francis Helena Cozta
Elenco: Daniel Satti, Renan Rezende, Murilo Inforsato, Priscilla Dieminger, Pietro Alonso e Letícia Navarro Stand-ins: Victor Garbossa e João Pedro Uvo.
Direção Geral de Produção: Luciano Cardoso
Cenário e criação de luz: Pitty Santana Trilha sonora: Wagner Passos Figurinos: Débora Munhys
Técnico Responsável: Vinicius Fonseca Produção Administrativa: Rafael Sandoli Produção Técnica: Magnus Nicollas
Produção Executiva: Sandro Nunes Comunicação: Kesya Andrade
Tour Manager: Renan Rezende, Murilo Inforsato e Pietro Alonso
Design Gráfico: Lucas Peixoto
Edição de Vídeos: Agência Alwa
Gestão Tráfego Digital: ATMKT e Tráfego 360°
Social Media: Elton L. Hipólito, Carlos H. Magalhães e Renata Magalhães
Assessoria Jurídica: SVM Advocacia
Assessoria Registro de Marcas: Ranzolin – Propriedade Intelectual
Realização: Applaus Arte y Alma