6º Jacuba Festival de Graffiti abre inscrições para artistas de todo o Brasil
Evento será em março, numa parceira entre Prefeitura e Sabesp
Os desenhos e as cores vibrantes do grafite continuam a se espalhar pela cidade. Para apoiar essa forma de arte urbana, a Prefeitura de Hortolândia promove o 6º Jacuba Festival de Graffiti que abordará o tema “Água” nos dias 18 e 19 de março (sábado e domingo), das 8h às 17h, na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Boa Esperança, localizada na Rua Sergipe. A entrada é gratuita, com classificação livre.
Artistas urbanos de todo Brasil já podem se inscrever para a seleção dos participantes, até às 23h59 do dia 01 de março, por meio do link shre.ink/jacuba2023. Os artistas selecionados vão transformar em obra de arte a céu aberto o muro de 1, 5 mil m2 que cerca a ETA (Estação de Tratamento de Água) da Sabesp.
Para escolher os artistas serão utilizados os critérios de pluralidade, qualidade técnica e estilo. Podem se inscrever homens e mulheres, maiores de 18 anos, de qualquer cidade do País, ativos há mais de três anos na arte de grafitar. No ato da inscrição, é preciso anexar foto dos últimos três trabalhos.
A seleção será feita pela equipe gestora do Jacuba Graffiti. O resultado será divulgado no Instagram do projeto, @jacubagraffiti e no https://mapadacultura.hortolandia.sp.gov.br/6o-jacuba-festival/, no dia 05 de março. Os organizadores oferecerão aos artistas selecionados alojamento, alimentação, tintas sprays para realização do trabalho, camiseta e brindes.
Na edição deste ano, o festival sai do seu formato tradicional (grupos com menos de 10 artistas) e realiza um mutirão de arte com a participação de 120 pessoas. O número de participantes, em um único evento, é três vezes maior se comparado ao total de participações das outras cinco edições do festival, que somam um total de cerca de 30 artistas.
Além da pintura do muro, o evento terá animação com DJ, food trucks, além de exposição com produtos e trabalhos dos artistas para comercialização.
“A cada ano, buscamos tornar a arte mais acessível à população. É nossa permanente mobilização que chamamos de “Arte Por Toda Parte”, para que qualquer um que passe por nossas ruas e avenidas, saiba que entrou em Hortolândia, uma galeria de arte a céu aberto”, ressalta o Secretário Régis Bueno.
Tema deste ano será “Água”
O 6º Festival Jacuba ocorre no final de semana que antecede o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. “Ao abordar o tema “Água”, queremos conscientizar as pessoas, por meio da arte do graffiti, sobre a importância do saneamento básico para a preservação da vida e do meio ambiente. A luta popular vitoriosa por abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto fazem parte da história de Hortolândia. Os avanços nesta área são resultado da parceria entre comunidade, Prefeitura e Sabesp”, contextualiza o artista urbano, arte-educador e produtor cultural, Leandro Kranium, um dos coordenadores do festival.
O Jacuba Festival de Graffiti nasceu em novembro de 2020, quando foi realizada a sua primeira edição. O objetivo do nome é celebrar o início da história de Hortolândia e preservar sua origem.
Nas cinco edições anteriores, o evento soma como resultado a transformação em obras de arte de cinco muros de Hortolândia, o equivalente 1,1 mil m2 de grafitagem realizados pelas mãos de cerca de 30 artistas, de vários estados do País.
“O 6º Festival Jacuba de Graffiti será o maior evento do gênero dos últimos tempos na região. E isso só será possível pela importante parceria com a Prefeitura e a Sabesp que valorizam o Graffiti, uma arte urbana que vem se tornando uma importante ferramenta para promover a transformação social, cultural e o acesso da população à arte porque dialoga com a periferia e desperta, facilmente, o interesse do público”, afirma Kranium.