De Olho nos Rios realiza oficina de ‘Café da Roça’ como forma de geração de renda para moradores de Tuiuti-SP
A geração de renda pode ocorrer por diversos meios e, para moradores de zona rural, a identificação com as raízes do passado acabam sendo um ótimo chamariz para fomentar o turismo, remetendo a receitas que atiçam paladares e gostos da história do campo. E foi com esse objetivo que o Projeto De Olho nos Rios realizou a oficina ‘Café da Roça’ para a comunidade de Tuiuti, na última semana, sendo mais um rico encontro ofertado para essas pessoas.
“É um curso muito interessante em que ensinamos aos participantes sobre como montar eventos, visitas e negócios utilizando pratos e receitas deliciosas, com baixo custo e muita tradição rural. Esses quitutes e guloseimas, como pães, bolos e biscoitos caseiros e artesanais, trazem lembranças do passado que aconchegam e acolhem quem come. A pessoa que mora em uma propriedade rural pode aproveitar esses ensinamentos e abrir um pequeno negócio para gerar renda”, ressalta Ivone Aparecida Araújo, instrutora das oficinas do Projeto.
O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras que visa a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.