Clube de Leitura da Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um discute liberdade e vida nômade a partir do mangá Sunny Sunny Ann

A personagem que decidiu viver sobre rodas traz o debate para o Encontro que acontece em 26 de outubro com o cartunista Caco Galhardo como convidado especial

Livro “Sunny Sunny Ann!”, de Miki Yamamoto

Nesta edição de outubro, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um vai conversar sobre o mangá “Sunny Sunny Ann”, de Miki Yamamoto. Na última quinta-feira do mês, 26 de outubro, às 19h, o cartunista convidado Caco Galhardo, autor de “Os pescoçudos” – tirinha veiculada na Folha de S. Paulo entre 1997 e 2010 – conversa com os mediadores Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um e Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP, sobre a publicação.

O título narra as situações vividas pela protagonista Ann, uma mulher independente e livre que decidiu viver uma vida nômade, seguindo seu rumo, dirigindo pelo mundo. Sua casa é seu carro e a estrada é sua rotina. Durante suas aventuras, se depara com diferentes questionamentos sobre a vida em sociedade, liberdade e felicidade. Miki Yamamoto tem fortes influências de Kyoko Okazaki, autora de “Pink, Happy House” e carrega em seu estilo gráfico peculiar, traços fortes que se mesclam com a própria personalidade de Ann.

Sunny Sunny Ann! foi publicado entre 2011 e 2012 e ganhou o Prêmio Cultural Osamu Tezuka, como Nova Artista em 2013 e foi finalista do Festival Internacional de Quadrinhos Angoulême em 2019.

O gênero mangá já foi discutido em outras edições do Clube de Leitura com títulos como Ayako, de Osamu Tezuka e Kanikōsen de Takiji Kobayashi, esta última contou com as leituras do livro original e da versão em quadrinhos.

Miki Yamamoto estudou Artes na universidade de Tsukuba e estreou sua carreira artística com o mangá Bakudan no Ribbon, um mangá sem falas, tema de suas pesquisas. Também é autora de How Are You, que foi selecionado pelo júri para o 19º Japan Media Arts Festival. Miki é professora de arte e design na Universidade de Tsukuba.

Sobre o Clube de leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um

Com um caráter informal, o Clube de leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, conta sempre com a presença de um leitor convidado e já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura.

Com a mediação de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, o Clube discute livros de autores nipônicos traduzidos diretamente do japonês para o português, com o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. Todo mês, o encontro de caráter informal conta também com a presença de um leitor convidado, e já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura.

Serviço

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
“Sunny Sunny Ann”, de Miki Yamamoto 

Quando: quinta-feira, 26 de outubro de 2023
Horário: 19h
Duração: aproximadamente 90 minutos
Custo: participação gratuita, mediante inscrição prévia (vagas limitadas)
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento-online/clube-de-leitura-jhsp-451-sunny-sunny-ann-outubro/2183243
Acesso: online, via plataforma Zoom. O link de acesso é enviado aos inscritos por e-mail. 

Os participantes terão 20% de desconto na compra do livro “Sunny Sunny Ann!” pelo site da livraria Martins Fontes Paulista por meio do cupom “jhsp451set23”. O cupom é de uso único por CPF e fica vigente entre 29/09 e 29/10.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *