Artistas e grafiteiros, Tikka Meszaros, natural de Piracicaba, e Galo, natural de Mogi das Cruzes, participam da 13ª edição do Fábrica de Graffiti
As esculturas a serem pintadas têm a forma de animais que fazem analogia a diferentes tipos de startups: Tikka vai pintar a zebra e Galo é responsável pelo dragão
A Fábrica de Graffiti (www.fabricadegraffiti.com.br) volta a João Monlevade, no interior de Minas Gerais, de 23 a 30 de outubro. Depois de grafitar uma empena de 18m x 50m que se tornou ponto turístico da cidade, o projeto vai pintar e colocar nas ruas quatro esculturas de fibra de vidro, em estilo “cow parade”. A Fábrica chega, também, a uma escola pública com cursos e atividades artísticas para 100 alunos. Com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, o projeto é uma forma de inserir os jovens no universo da arte, da tecnologia, da criatividade e do empreendedorismo. Os artistas e arte-educadores desta edição são Bruna Pereira, Galo, Seco, Tikka Meszaros, Leandro Hisne e Tina Soul.
As quatro esculturas a serem pintadas têm a forma de animais que fazem analogia a diferentes tipos e estruturas de startups, empresas de tecnologia e inovação com modelos de negócio escaláveis. O Unicórnio (2,80m) será pintado por Bruna Pereira (@brunaiif), o Camelo (2,15m), por Seco (@seco1_), o Dragão (3m), por Galo (@galograffiti), e a Zebra (1,15m), por Tikka (@tikkameszaros). Os animais simbolizam, respectivamente, startups que atingem uma avaliação de mercado de US$ 1 bilhão; startups com foco na estabilidade financeira e não apostam em investimentos de risco; startups que alcançam um aporte acima de US$ 1 bilhão em uma única rodada de captação; e startups cujo objetivo é desenvolver uma concorrência com crescimento sustentável.
Tikka Meszaros é natural de Piracicaba (SP), começou a fazer graffiti em 2002 e se diz encantada com as possibilidades de interação com a cidade por meio de sua arte. Ela é responsável pelo desafio de colorir a Zebra. As startups Zebras buscam a objetividade, promovendo lucro e melhorando a sociedade, sem precisar sacrificar um pelo outro. O motivo pelo qual esse tipo de startup é conhecida como Zebra, se dá porque esses animais têm comportamento de convivência em grupos, onde se protegem e preservam uns aos outros.
Galo, natural de Mogi das Cruzes, está por conta de transformar o dragão. Esse tipo de startup é a mais feroz, porque são empresas que já chegam a arrecadar mais de US$ 1 bilhão em uma única rodada de investimentos. Alguns investidores experientes no ecossistema de open innovation inclusive dizem que os unicórnios são cases de “vitrine”, enquanto os dragões são os que realmente valem a pena.
Enquanto isso, em sala de aula, os alunos receberão formação e colocarão a mão na massa com Leandro Hisne (@hisneleandro) e Tina Soul (@tinasouloficial). “É com grande alegria que a Fábrica de Graffiti retorna a João Monlevade. Vamos levar mais arte urbana para a cidade e estímulo à inovação para seus jovens. Os alunos da Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras terão a oportunidade de aprender sobre as origens e a importância social da cultura Hip Hop, de desenvolver seu potencial criativo e de descobrir novas profissões”, comenta Paula Mesquita Lage, produtora executiva da Fábrica de Graffiti.
Na Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras, os alunos farão o Curso de Graffiti e Hip Hop, que apresenta a história desse movimento cultural e ensina suas técnicas de desenho e pintura. Já as Escolas Municipais Germin Loureiro e Eugênia Scharlé, finalistas de outro projeto da Fundação ArcelorMittal, o Liga Steam, serão ambientadas com a técnica do Lambe-Lambe, ressignificando o ambiente escolar com colagem nas paredes de pôsteres artísticos. Todas as atividades artísticas terão como tema a inovação para despertar nos jovens o gosto pelas ideias que resolvem problemas da realidade em que vivemos e a consciência de que eles podem fazer parte dessas soluções.
“Ficamos felizes em fomentar a arte e a inovação na nossa cidade, dando sequência ao movimento do grafite que iniciamos em 2021 e fez grande sucesso. Dessa vez, estamos envolvendo também os estudantes da cidade e contribuindo para a formação de, quem sabe, futuros empreendedores culturais”, afirma Vander Neves, gerente de Pessoas da unidade de João Monlevade da ArcelorMittal.
Sobre a Fábrica de Graffiti – Humanizar distritos industriais por meio da arte urbana e democratizar o acesso à arte são os propósitos que movem a Fábrica de Graffiti. Realizando projetos de graffiti através de Leis de Incentivo à Cultura e para clientes particulares, é responsável pela pintura dos maiores murais de graffiti de Minas Gerais e Bahia e do maior da América Latina, no estado do Rio de Janeiro. Todos os projetos desenvolvidos levam em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), praticando igualdade de gênero, sustentabilidade e promovendo geração de renda para artistas locais. Saiba mais em www.fabricadegraffiti.com.br.
Sobre a ArcelorMittal – Líder mundial na produção de aço e um dos maiores em mineração, o Grupo ArcelorMittal possui clientes em 160 países e conta com mais de 190 mil empregados. Em seus 11 centros de pesquisa, cerca de 1.300 pesquisadores desenvolvem produtos e processos mais eficientes voltados a gerar valor para os clientes e assegurar o crescimento futuro. A ArcelorMittal Brasil opera na produção de aços no país, com capacidade instalada superior a 12,5 milhões de toneladas/ano. Com plantas industriais em seis estados, emprega cerca de 16 mil pessoas. Saiba mais em www.brasil.arcelormittal.com.
Sobre a Liga STEAM – Estratégia para a Educação Brasileira – É uma iniciativa organizada pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Tríade Educacional, com abrangência nacional, que tem o objetivo de contribuir com os desafios atuais da educação e com o desenvolvimento do país. A Liga STEAM já mobilizou mais de 2,5 mil educadores de 800 escolas em 20 estados brasileiros. Saiba mais em www.ligasteam.com.br.
Fotos para imprensa: https://drive.google.com/drive/folders/1DMI0qdPldiKgMI_SaaNOLwgkFSvoDWZL?usp=sharing