Idosos de Hortolândia participam de oficina de teatro

Atividade artística explorou habilidades cênicas e de expressão corporal

Idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso, órgão vinculado à Secretaria de Governo, participaram, nessa sexta-feira (17/11), de uma oficina de teatro. A atividade artística foi ministrada em parceria com o grupo de teatro Chico Pepeu Produções.

Durante três horas de oficina, os idosos tiveram contato com técnicas e habilidades utilizadas na arte cênica. Por meio de uma dinâmica em grupo ministrada pela atriz Priscila Martins, os membros da melhor idade treinaram a desenvoltura e a desinibição, qualidades necessárias para a performance no palco. A atividade também foi uma ótima oportunidade para aperfeiçoar a coordenação motora e a expressão corporal entre os idosos. A oficina ofertada pelo Chico Pepeu Produções surgiu de um convite realizado pela Prefeitura de Hortolândia, em julho deste ano, quando os idosos do CCMI Remanso assistiram a uma peça teatral apresentada pelo grupo.

A psicóloga e coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, destaca os benefícios das atividades artísticas para o desenvolvimento dos idosos. “As abordagens que fazemos utilizando o teatro são muito interessantes, porque conseguimos tratar de assuntos pesados e polêmicos de uma maneira mais leve e, às vezes, até divertida, facilitando a compreensão. Nós exploramos muito esse recurso e os idosos que participam do teatro têm demonstrado excelente resultado, porque são pessoas extremamente capacitadas. Muitos deles nunca participaram de aulas de teatro e, mesmo assim, apresentam características natas de criatividade, de improvisação, de colocar emoção no que estão fazendo”, comenta Fernanda Fadiga.

Entre os temas polêmicos abordados pelo CCMI Remanso, neste ano, está a peça “Não Me Maltrate, Me Ame”, que retratou situações de negligência com a pessoa idosa no âmbito domiciliar. O enredo sensibilizou o público ao contar a história de um homem idoso, que vivenciava situações de abandoo e falta de cuidados por parte dos familiares. Outra apresentação teatral que animou o público da melhor idade aconteceu em virtude da tradicional festa julina organizada pelo órgão. A encenação do casamento caipira contou com a participação ativa dos idosos em todos os processos de elaboração da peça teatral, desde o roteiro e decoração à encenação no palco.

A oficina de teatro organizada nessa sexta-feira (17/11) contagiou desde os membros menos familiarizados com a atuação artística aos mais desenvoltos no palco, como é o caso da idosa Maria Tereza Souza. Inscrita no CCMI Remanso há anos, a idosa atua como voluntária nas direções das peças teatrais organizadas pelo órgão. “A oficina de teatro foi muito boa, todos gostamos muito. Quanto mais a gente aprende, melhor a gente fica. Foi uma delícia”, encerra Maria Tereza.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *