Educação antirracista: estratégias para um ambiente escolar mais igualitário

Mestre em Educação, Francine Cruz propõe em livro arcabouço teórico aliado a atividades interdisciplinares para prevenir o racismo nas escolas

Pesquisadora das relações étnico-raciais há dez anos, autora de livros na área de Educação Física e doutoranda em Educação, Francine Cruz agora publica uma obra interdisciplinar para incentivar educadores a trabalharem por ambientes educacionais mais equitativos. Relações étnico-raciais na educação física escolar surge da vivência da também professora da educação básica, que não poucas vezes presenciou situações extremas de preconceito manifestadas no ambiente escolar.

O ensino da história e cultura afro-brasileira é obrigatório nas escolas do país, explica Francine, mas, ainda assim, muitos professores se sentem inseguros e despreparados para abordarem a temática. Para preencher esta lacuna, o livro chega para ser material de consulta, com conceitos teóricos e sugestões de práticas pedagógicas.

Licenciada em Educação Física, a autora divide a obra em duas partes. Enquanto na primeira revisita historicamente diversas abordagens de ensino e as mudanças teóricas ocorridas ao longo do tempo, na segunda apresenta propostas de atividades práticas que podem ser incorporadas às aulas de diversas disciplinas. Descreve mais de 20 jogos, brincadeiras, esportes, danças e lutas da cultura nacional com influência africana, para enriquecer as experiências dos estudantes na escola.

[…] com o jogo Matacuzana, o professor pode resgatar um pouco
da história de Moçambique, seus aspectos geográficos e as
similaridades dos jogos praticados no Brasil e na África. O Matacuzana
tem regras semelhantes ao jogo brasileiro conhecido como “bugalha”,
“pedrinhas”, “cinco marias”, “chincha” ou “saquinho” […].
(Relações étnico-raciais na educação física escolar, págs. 84 e 85)

Organizadas de maneira eclética, as atividades têm o propósito de equilibrar vivências práticas e reflexões para que os professores atuem na inserção e mediação das discussões a respeito das relações étnico-raciais no cotidiano. “Acredito numa educação inclusiva e podemos mudar essa realidade; a filósofa Angela Davis já dizia que ‘numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista’”.

FICHA TÉCNICA

Título: Relações étnico-raciais na educação física escolar
Autora: Francine Cruz
Editora: Caravana
ISBN:
 978-655-06-1353-2
Páginas: 132
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 50,00
Onde comprar: Caravana Grupo Editorial

Sobre a autora: Natural de Curitiba (PR), Francine Cruz é escritora e professora, licenciada em Educação Física, mestre e doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É autora de nove livros entre romances, poesia e infantil, além de títulos técnicos, como Atividade Física para Idosos: Apontamentos Teóricos e Propostas de Atividades e Educação Física na Terceira Idade: Teoria e Prática.

Em 2012 recebeu o prêmio Agente Jovem de Cultura do Ministério da Cultura. Atualmente trabalha como técnica pedagógica de Educação Física no Departamento de Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Educação do Paraná.

Redes sociais da autora: Instagram | Facebook
Site da autora: www.escritorafrancinecruz.com

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *