Ih, Pifou: demanda por assistência cresce 66% em uma semana
Pesquisa feita pelo GetNinjas revela que demandas como a de conserto de videogames e de notebooks aumentaram mais de 100%
Por conta da reclusão, o uso de eletrônicos e eletrodomésticos se intensificaram. Assim, o uso mais frequente de aparelhos ou que tinham defeitos até então imperceptíveis passaram a apresentar problemas mais evidentes. Para evitar gastos na compra de novos equipamentos, a solução é consertar o que já tem. Essa tendência por reparos fez com que a demanda por assistência técnica crescesse 66% entre os dias 10 a 16 de maio, segundo uma pesquisa feita pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, que vem monitorando os impactos da Covid-19 no setor de serviços autônomos desde o início de março.
O serviço mais demandado na categoria de “Assistência Técnica” é o de reparos de videogames, que cresceu mais de 208%. Uma das justificativas para a procura é a busca por alternativas de entretenimento para crianças e adolescentes que estão em casa por conta da suspensão de aulas presenciais. No segundo lugar, há a busca por conserto de notebooks, que aumentou 140%. As solicitações por ajustes em computadores desktop aparece em terceiro lugar, com 109% de aumento. Em seguida há os pedidos para conserto de celulares/smartphones, que teve um acréscimo de 107%.
Panorama da demanda por serviços em março
Desde os primeiros levantamentos feitos, a categoria de “Assistência Técnica” foi a menos afetada pela crise. “O bom funcionamento de aparelhos domésticos e pessoais é fundamental para um Home Office produtivo ou uma reclusão mais confortável. Sendo assim, o que vemos é um novo comportamento de mercado, que prioriza distanciamento, praticidade e segurança das pessoas” comenta Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.
Além disso, com a necessidade de manter o isolamento social, muitos outros serviços foram adaptados e podem ser feitos de forma 100% remota, como por exemplo por meio do Tudo.GetNinjas. E com o objetivo de evitar que os profissionais e os consumidores corram riscos de contraírem ou transmitirem o novo coronavírus, o GetNinjas está realizando uma campanha interna para auxiliar e orientar todos os prestadores de serviço cadastrados no aplicativo à tomarem as devidas medidas de segurança e prevenção, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, nos serviços que precisam ser feitos presencialmente.
Sobre o GetNinjas
Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas (www.getninjas.com.br) foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 200 tipos de serviços disponíveis, entre eles estão profissionais das áreas de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 4.5 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com mais de 1,5 milhão profissionais cadastrados. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.