Hortolândia se consolida como polo de tecnologia com anúncio de implantação da Microsoft na cidade
Empresa está construindo dois data centers no município, gerando emprego e renda
A Prefeitura de Hortolândia por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, realizou no último sábado, (03/02), um encontro com representantes da Microsoft junto ao prefeito José Nazareno Zezé Gomes, secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior e comunidade local para apresentar o cronograma de instalação da companhia na cidade.
Representantes da Microsoft compartilharam, durante o encontro, os motivos que justificaram a escolha de Hortolândia como local ideal para a implementação de seus centros de dados, proporcionando um leque de oportunidades para o progresso da cidade. Hortolândia foi selecionada para abrigar os “data centers” da Microsoft devido à sua localização estratégica, sua proximidade com a capital paulista e o acesso a uma infraestrutura de telecomunicações de alta qualidade, confirma a empresa.
Os data centers, que armazenam dados da empresa, ficarão um nas proximidades das Chácaras Recreio Alvorada e outro na região da Taquara Branca. A Microsoft preparou uma página da internet com informações sobre os datacenters da região: https://aka.ms/BrazilDC
“Sem dúvida, a instalação dos datacenters da Microsoft em Hortolândia é uma notícia importantíssima para o nosso município. Essa iniciativa consolida a cidade como um dos principais centros de alta tecnologia do Brasil, atraindo investimentos e gerando empregos. Agradecemos à Microsoft por escolher Hortolândia para este projeto e estamos muito felizes em poder fazer parte desta iniciativa”, afirma o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.
A construção dos data centers da empresa, já está em andamento e gerará centenas de empregos diretos e indiretos durante a fase de obras e, posteriormente, na operação dos centros de dados. A empresa também se comprometeu a investir em programas de qualificação profissional e desenvolvimento social na comunidade local.
“Essa iniciativa representa um grande passo para o desenvolvimento da cidade como um polo de alta tecnologia e trará diversos benefícios para toda a região. Desde 2018 foram investidos mais de R$400 milhões em obras que elevaram a capacidade logística, energética e tecnológica do município e para os próximos anos prevemos mais R$260 milhões em intervenções na paisagem urbana com o Novo PIC. Esses investimentos cumprem com o cronograma de planejamento de longo prazo da cidade, que objetiva preparar Hortolândia para se manter competitiva, atraindo investimentos de grande expressão global nos próximos 30 anos “, afirma o Secretário de Planejamento Urbano, Carlos Roberto Prataviera Júnior.
Todo o conjunto de ações para o desenvolvimento da cidade faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços e obras que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável de Hortolândia nos próximos anos.