Grupo de Maracatu No Balanço das Águas celebra 3 anos com evento cultural no CESA Vila Sá
Único grupo de maracatu em atividade no ABC Paulista, o No Balanço das Águas promove um evento de aniversário com participações especiais do Mestre Teté (Nação do Maracatu Almirante do Forte), Mestre Luiz Água (Maracatu Baque das Ondas e Nação do Maracatu Porto Rico), Mestre Rogério Souza (Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu) e coletivo Gingaê Cultural.
Grupo de Maracatu No Balanço das Águas recebe mestres do Recife em grande evento de aniversário
No dia 05 de maio de 2024 (domingo), às 14h, com entrada gratuita, o Grupo de Maracatu No Balanço das Água (@nobalancodasaguas), único grupo de maracatu atualmente em atividade no Grande ABC, realiza o evento de aniversário de três anos do coletivo.
Reunindo grandes mestres da cena do maracatu no Brasil e artistas, a grande comemoração acontecerá no Cesa Vila Sá, que fica na Avenida Nova Iorque, s/n, em Utinga, Santo André (SP). Local escolhido por ser também o espaço que atualmente acolhe as oficinas de percussão, seguindo a linguagem do Maracatu Nação, realizadas pelo grupo. As atividades acontecem sempre aos sábados e domingos de forma gratuita para a população e são destinadas ao público de todas as idades, com ou sem experiência com instrumentos musicais.
O evento especial contará com a participação do Mestre Teté, diretamente do Bongi (Recife /Pernambuco) e nomeado Patrimônio Vivo da Cidade do Recife, que atua à frente da Nação do Maracatu Almirante do Forte, que foi fundada em 1931. E também do Contramestre Toinho, em sua primeira visita à cidade de Santo André, trazendo o axé de Creusa e Menininha.
Além disso, a presença confirmada de dois Mestres de tradição que escolheram Santo André como lar. Vindo do Pina (Recife), o pernambucano Luiz Água, fundador do Maracatu Baque das Ondas e batuqueiro da Nação do Maracatu Porto Rico (fundada em 1916); e de Igarassu, o pernambucano Rogério Souza, trazendo consigo o legado de Dona Olga e da Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, que foi fundada em 1824 e completa esse ano 200 anos de tradição.
A programação contará ainda com a participação do coletivo Gingaê Cultural, exaltando a cultura afro-brasileira e a arte da capoeira.
O Grupo de Maracatu No Balanço das Águas é uma referência cultural singular no Grande ABC, sendo o único grupo de maracatu em atividade na região. Fundado em 2021, o grupo mantém uma trajetória ininterrupta de três anos dedicados ao resgate e à valorização da rica diversidade da cultura popular brasileira, além de promover ativamente a igualdade racial e as relações étnico-raciais.
O trabalho do grupo é fundamentado em uma profunda pesquisa da cultura popular, com especial enfoque na linguagem do Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, e tem espalhado sua essência por toda a região do ABCDRRMP, construindo um maracatu que acolhe a diversidade de seus integrantes, em um ambiente formativo que celebra e respeita as diferenças.
O repertório é uma homenagem à tradição presente no Maracatu Nação, composto por loas, toadas e narrativas orais autorais que retratam os elementos históricos de valorização e preservação da cultura popular.
“Buscamos, assim, não apenas preservar, mas também fortalecer uma das mais importantes manifestações da cultura afro-indígena-brasileira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, originária de Pernambuco e enraizada na identidade nordestina”, comenta Audrey Bessa, idealizadora do projeto.
Como parte de sua missão inclusiva, visando democratizar o acesso à cultura e promover o envolvimento comunitário, o Grupo de Maracatu No Balanço das Águas oferece oficinas gratuitas de percussão, aos sábados e domingos no Cesa Vila Sá. E para mais informações basta acompanhar as redes sociais do projeto.
Informações: www.instagram.com/nobalancodasaguas
www.youtube.com/@maracatunobalancodasaguas
www.facebook.com/nobalancodasaguas
www.tiktok.com/@nobalancodasaguas
Serviço: Aniversário de 03 anos do Grupo de Maracatu No Balanço das Águas
Com Grupo de Maracatu No Balanço das Águas e participações especiais de: Mestre Teté e Contramestre Toinho (Nação do Maracatu Almirante do Forte), Mestre Luiz Água (Maracatu Baque das Ondas e Nação do Maracatu Porto Rico), Mestre Rogério Souza (Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu) e coletivo Gingaê Cultural.
Sinopse: Um dia repleto de atividades com apresentações e participação de grandes mestres do Maracatu Nação, além da participação de artistas da região. Atividade aberta e gratuita para todas as pessoas que queiram conhecer o trabalho do grupo com a cultura popular brasileira e ter mais informações sobre as oficinas gratuitas realizadas regularmente no Cesa Vila Sá.
Quando: 05 de maio de 2024 (domingo) – Horário: 14h
Onde: Cesa Vila Sá – Endereço: Avenida Nova Iorque, s/n, Utinga – Santo André – SP
Grátis – Classificação livre para todas as idades.