Escolas participantes do Projeto de Robótica Educacional ganham novos notebooks
Entrega dos 35 equipamentos aconteceu nesta segunda-feira (20/05)
Escolas municipais participantes do Projeto de Robótica Educacional, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, contam agora com novos computadores. Os 35 notebooks da marca Samsung Galaxy e HP foram entregues pela Administração Municipal, na manhã desta segunda-feira (20/05). O evento festivo lotou o auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, que tem capacidade para reunir cerca de 200 pessoas. Entre os presentes estavam autoridades locais, gestores escolares e agentes educacionais de robótica.
O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, representou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, que estava em agenda na capital paulista.
“A robótica era um sonho do prefeito Perugini. Agora é uma realidade na gestão do prefeito Zezé Gomes, nosso grande parceiro nas questões da educação. Vamos continuar trabalhando, porque acreditamos na educação”, afirmou Moraes.
Segundo dados do Departamento de Ciência e Tecnologia, os equipamentos beneficiarão aproximadamente 19 mil crianças, em 544 salas de 35 escolas – 28 Emefs e 7 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) participantes. A entrega dos equipamentos visa fortalecer e expandir as atividades pedagógicas do Projeto de Robótica Educacional “Aprender, Brincar e Se Conectar” nestas unidades escolares. Os notebooks pertencerão às unidades escolares e serão utilizados pelos agentes educacionais para enriquecer as aulas.
“Para nós, representa bastante esta entrega. Vai ajudar muito, desde a concepção das aulas à execução do projeto e até mesmo às crianças que participam do projeto”, avalia a diretora Míriam Izabel da Silva, da Emef Maria Célia Cabral Amaral, no Jd. Amanda. Na unidade escolar que gerencia, o projeto está no segundo ano de atividades, envolvendo 570 crianças.
Para a diretora da Emef Dayla Cristina Souza de Amorim, no Jd. Santiago, Fabiana Cristina Ribeiro dos Santos, o computador representa um importante recurso. “Vai ajudar tanto no planejamento quanto no desenvolvimento das atividades que serão executadas. Já vou compartilhar com a equipe”, comentou a gestora. Na escola, às voltas com o projeto desde 2023, 500 crianças são atendidas pela robótica.
O Projeto permite aos estudantes desenvolverem habilidades em pensamento computacional, noções básicas de mecânica, cultura digital e programação. As crianças são incentivadas a se tornarem criadoras e solucionadoras de problemas em um mundo cada vez mais tecnológico. O Projeto está em consonância com o currículo próprio das escolas de Hortolândia, o “Integra Saberes”, ao incorporar aspectos tecnológicos para enfrentar os desafios contemporâneos.
“A inclusão de recursos tecnológicos na prática pedagógica é essencial para contextualizar a vida dos alunos nascidos na era digital. Esses equipamentos não apenas facilitam o acesso ao conhecimento, mas também promovem novas experiências através da tecnologia, desenvolvendo competências que são cruciais para o processo de ensino-aprendizagem das crianças e estudantes, tanto individual quanto coletivamente”, afirmou a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos.
Projeto Robótica Educacional: Aprender, Brincar e se Conectar
O Projeto Robótica Educacional “Aprender, Brincar e se Conectar” foi lançado em agosto de 2023 e atualmente beneficia 26 mil estudantes matriculados nas 61 unidades da rede municipal de ensino 60. São atendidos tanto os que estão na Educação Infantil quanto os do Ensino Fundamental I e II.
Para os alunos do Ensino Fundamental I e II, são disponibilizados kits da Alpha Mecatrônica, que incluem peças recicláveis, motores, baterias e uma variedade de sensores. Esses kits permitem que as crianças explorem conceitos de engenharia, eletrônica e programação de forma prática e divertida.Já na Educação Infantil, os pequenos estudantes têm à disposição o ROB, um robô projetado para estimular a aprendizagem e a lógica de programação de maneira lúdica. O ROB desenvolve habilidades cognitivas, promove a criatividade e o pensamento crítico desde os primeiros anos de vida.