Oficinas gratuitas do Ponto Ideia contemplam 160 pessoas em Campinas
Projeto, que abrange diversas áreas da cultura, aposta na criação e na experimentação; 60% das vagas serão reservadas para pessoas de baixa renda, que receberão ajuda de custo para participarem das oficinas
Campinas/SP; Criação e experimentação definem a jornada dos participantes do projeto Ponto Ideia, que chega a Campinas neste mês de junho trazendo, em sua primeira etapa, três oficinas gratuitas, sendo uma de escrita, a segunda de ilustração e colagem e a terceira de design e diagramação, com 20 vagas em cada uma. O projeto, que tem duração de um ano, é dividido em três etapas e contempla diversas áreas da cultura, como contação de histórias, musicalização, fotografia, figurino e dança. A primeira etapa será realizada entre os dias 18/06 e 04/07. O ponto Ideia é voltado para pessoas diversas, a partir de 15 anos.
Em sua primeira etapa, o projeto Ponto Ideia oferecerá 60 vagas, sendo 60% delas voltadas para pessoas pretas, trans, indígenas e com deficiência, que receberão ajuda de custo para participarem das oficinas. Além disso, o projeto garante a acessibilidade, com intérprete de LIBRAS e, posteriormente, ferramentas como o audiolivro com audiodescrição e a leitura em LIBRAS do livro que será gerado nessas 3 oficinas. Para Kora Prince, arte-educadora e coordenadora geral do projeto, a cultura precisa ser acessível, para que visão sobre arte seja ampliada. “Por essa razão, objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas interessadas nas oficinas de escrita, design e ilustração”, pontua Kora. As inscrições para as oficinas serão lançadas no começo de junho, mas os interessados já podem buscar mais informações sobre o Instituto Ideia Coletiva nas redes sociais e no site www.ideiacoletiva.org.br
Na segunda etapa, estão previstas oficinas de contação de histórias e musicalização, além de um evento final com distribuição gratuita de livros, no segundo semestre. Já a terceira etapa, trará oficinas de fotografia, figurino e dança, além do evento de encerramento com exposição. Kora Prince reforça que todas as atividades serão apresentadas aos participantes, de modo que eles possam mergulhar em cada uma delas. “Esse é o princípio da criação e da experimentação, que nós estamos querendo destacar neste projeto, fazendo com que eles possam se apropriar daquelas vivências”, finaliza Kora.
O projeto Ponto Ideia é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, via Lei Paulo Gustavo (LPG), da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativas do Estado de São Paulo. As oficinas contam com apoio da Casa de Cultura Fazenda Roseira, Casa do Lago, DCult Unicamp, Fábrica de Histórias e Inclusa Soluções em Acessibilidade.
Sobre o Instituto Ideia Coletiva:
O Instituto Ideia Coletiva é um ponto de cultura, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e possui reconhecimento do Ministério da Justiça e demais órgãos públicos, para atuar na formação e difusão cultural, através de diversas linguagens artísticas, idealizando e executando projetos em todo território nacional.