Cine Infância: projeto de cineclube itinerante começa circulação por escolas públicas de Campinas
Destinado especialmente a crianças de 04 a 10 anos, que estão começando a se abrir para arte do audiovisual, o projeto cineclubista Cine Infância começa este mês sua circulação por escolas públicas de Campinas. Até o fim do ano, serão 08 escolas visitadas, em 32 sessões de exibição de curtas-metragens brasileiros para a garotada.
A primeira sessão, no dia 06 de junho, será na E.E. Professora Sophia Velter Salgado, na Vila Nova Teixeira, com um curta-metragem de ficção feito na Bahia. ‘Dela’ é uma menina que mora na Ilha de Itaparica com o pai. Na nova escola, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a história que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma.
Cada sessão do Cine Infância envolve, além da exibição de um filme, uma roda de conversa planejada especialmente para o público infantojuvenil, ou seja, com atividades artístico-culturais que estimulem o pensamento crítico sobre as temáticas levantadas pelos filmes, mas com interação entre as crianças, de forma lúdica e bem descontraída.
Com curadoria e criação da produtora e cineasta Fernanda Teodoro Viana, e apoio da Metrô Filmes, o Cine Infância apresenta obras cinematográficas que abordam diferentes questões sociais, culturais, regionais, históricas, políticas e etnográficas. Todos os filmes integram o catálogo da tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e foram selecionados priorizando, além das temáticas, recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras. “Temos uma seleção ampla de filmes, com diversidade em vários aspectos: nas abordagens estéticas, com documentário, animação, ficção; e também nas suas origens, com produções de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina”, comenta ela. “A partir de um diálogo com a escola, definimos a obra a ser apresentada, que pode conversar com o projeto pedagógico, com o perfil dos alunos, enfim, a ideia do Cine Infância é proporcionar às crianças experiências estéticas acessíveis, ampliando seu repertório não somente com relação à arte, mas também ao contexto sociocultural brasileiro”, detalha Fernanda.
Por lei, desde 2014, a exibição de filmes de produção nacional integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular complementar obrigatório. “Mais do que isso, o contato com filmes brasileiros na infância faz com que as crianças vejam sua cultura, realidade e contradições retratadas. Num país de ambientes culturais tão distintos, devido à grande extensão territorial, o cinema brasileiro representa uma importante ferramenta para união cultural, justamente através dessa diversidade.”, completa Fernanda.
No dia 13 de junho, o Cine Infância passa pela EE Prof. Fábio Faria de Syllos, no Jardim Aurélia, com o filme “Vellozia”, um desenho animado que aborda as aventuras de Vellozia, Ana e Miro para solucionar os desafios causados por mudanças climáticas em sua comunidade, no Cerrado brasileiro.
No dia 27, o Cine Infância vai estar no Jardim Florence, com alunos da E.E. Elvira de Pardo Mêo Muraro, para exibição do documentário ‘Disque Quilombola’. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, dois grupos de crianças do Espírito Santo – moradores de uma comunidade quilombola e de um morro na cidade de Vitória – falam de suas raízes e de sua infância, descobrindo que há mais semelhanças do que diferenças entre elas.
Saiba Mais
O Cine Infância é um projeto realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.
Esta edição conta com apoio da Metrô Filmes, que desde 2017 produz filmes de ficção e documentários com foco em temáticas sociais e políticas.
A concepção do Cine Infância é de Fernanda Teodoro Viana, produtora responsável por todas as exibições do projeto. Com formação acadêmica em Letras – Inglês/Literaturas pela UERJ e Cinema (UFSC), é pós-graduada em Literatura Inglesa e Americana e em Direito do Entretenimento. Membro da Câmara Temática do Audiovisual de Campinas, que produz a Mostra Amilar Alves em Campinas desde 2018, e do ICINE (Fórum do Cinema do Interior Paulista), lançou em 2022 o documentário de curta-metragem “Haitianas”, vencedor do Prêmio Estímulo à Produção de Curtas, no qual atuou no roteiro, direção e produção.
Para acompanhar a agenda e as novidades do Cine Infância, o canal do instagram é @cineinfancia. Mais informações podem ser obtidas pelo [email protected].