Campinas 250 anos: Construindo o futuro juntos!
Marcio Benvenutti
Reconhecida como metrópole de projeção internacional e polo irradiador de uma Região Metropolitana com índices de desenvolvimento econômico invejáveis, a cidade de Campinas atinge a marca de 250 anos. O SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina celebra 90 anos em 2024. A entidade congrega construtoras associadas e representa cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. A Regional Campinas do SindusCon-SP atua desde 17 de maio de 1996. São números e datas significativas para nós, que ajudamos a construir cidades.
O setor da construção civil tem papel estratégico no desenvolvimento das cidades, desde a geração de empregos, qualificação de mão de obra, passando por obras de infraestrutura, viário urbano e construções empresariais e habitações residenciais. Essa cadeia produtiva mobiliza um contingente enorme de profissionais e de empresas de todos os tipos – de uma startup às grandes corporações.
A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro. Temos muito orgulho em participar ativamente desses índices que mostram a pujança do setor e nos desafiam a crescer ainda mais. Potencial sabemos que não nos falta. E o SindusCon-SP atua permanentemente para essa evolução com cursos, palestras, seminários, treinamentos, entre outros. A Universidade Corporativa da entidade tem foco no ensino prático dos sistemas construtivos e áreas correlatas na construção civil, todos com foco na construção civil.
Temos também a plataforma de cursos on-line SindusCon-SP Na Prática. Trata-se um canal de comunicação da entidade com empresas, universidades e alunos das faculdades de Engenharia Civil e Arquitetura, proporcionando uma complementariedade educacional, com a realização de horas de estágio, através de cursos on-line.
Em outra frente, voltada para a qualificação, a Regional Campinas, em parceria com o Senai, antes da pandemia, formou três mil profissionais por ano, entre pedreiros, carpinteiros, eletricistas e mestres de obra. Um número bastante alto para um mercado que necessita de profissionais cada vez mais qualificados e habilitados com as novas tecnologias.
Essas novas tecnologias nos desafiam constantemente. O setor da construção passa por uma grande revolução, onde sistemas construtivos chegam nas obras preparados para serem montados em blocos, reduzindo tempo e custo, porém exigindo profissionais cada vez mais aptos a lidar com essas novas tarefas.
Os desafios e problemas de uma metrópole como Campinas também são do tamanho de sua grandeza. A Regional do SindusCon-SP, nesse sentido tem procurado somar esforços, apoiando as ações dos gestores públicos no desenvolvimento sustentável de Campinas. A Regional atuou com sugestões para a Cohab Campinas, no sentido de aprimorar e agilizar alguns aspectos da legislação para aprovação de projetos habitacionais.
Nos projetos de revitalização do centro de Campinas, também atuamos conjuntamente com outras entidades, propondo e sugerindo ações, sempre com o intuito de requalificar aquele importante espaço para habitação e atividades comerciais. Também nos orgulhamos do apoio à revitalização de uma das principais artérias da cidade – a avenida Francisco Glicério.
Com tudo isso seguimos confiantes de nossas responsabilidades para com essa metrópole, que nos orgulha e nos acolhe para continuarmos como construtores de cidades.
Marcio Benvenutti é diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).
Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça