Artistas do “Q?” promovem oficina gratuita de dança em São Bernardo do Campo

A oficina é baseada no processo de criação de “Será que estamos?”, montagem que reflete sobre como ocupamos certos lugares em uma sociedade que desrespeita a diversidade humana, e quais estratégias são possíveis para ocupar os espaços de criação com um olhar atento às regras impostas aos corpos.  

Biblioteca Monteiro Lobato de São Bernardo do Campo terá oficina de dança com artistas do “Q?” 

De 01 a 10 de agosto de 2024, estão abertas as inscrições para a oficina gratuita de dança “Será que estamos?” que será oferecida pelo Q? ( @q_interrogacao ) na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, que fica na Rua Dr. Fláquer, 26 – Centro, em São Bernardo do Campo (SP).

A oficina de dança tem como proposta a vivência com os procedimentos que fizeram parte da criação coreográfica do espetáculo “Será que estamos?” da dupla Renato Vasconcellos e Rodrig Raiz, do “Q?”, que será apresentado na Biblioteca Monteiro Lobato com participação especial de Gabriel Mesquita. Serão três encontros que acontecerão nos dias 16, 22 e 23 de agosto, de 14h às 16h30, e as inscrições podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/BZtNrd7ue5JzRLXH6

Além da oficina, o projeto contemplado pelo Edital 14/2023 Culturas Identitárias da Lei Paulo Gustavo aposta em uma “outra versão” da performance iniciada em 2019, em que a brincadeira feita pelas crianças utilizando uma toalha na cabeça para parecer cabelo comprido funciona como disparador dramatúrgico e coreográfico, tornando possível assumir e experimentar espaços identitários da “criança viada”. 

Partindo desse mesmo assunto, “a outra versão” de “Será que estamos?” atualiza mais uma vez o corpo da “criança viada” no corpo adulto. Algumas possibilidades do brinquedo não convencional, a toalha, colaboram para incorporar um outro ser nele mesmo e traduzem alguns aspectos da cultura LGBTQIA+ sobre identidade e liberdade de ser e, enquanto isso, a coreografia busca o atrito com os estereótipos de feminilidade e masculinidade. 

Tanto a peça quanto a oficina “Será que estamos?” trabalham com a perspectiva da memória, portanto trata-se de resgatar e editar no corpo o que um dia foi brincadeira. E para isso o Q? elegeu alguns materiais coreográficos para serem trabalhados, entre eles o caminhar em quatro apoios, o movimento em forma de espiral, as pausas a partir dos deslocamentos da cabeça e da bacia, que junto com a toalha formam os elementos centrais dessa experiência artística. 

Para a oficina, serão oferecidas 20 vagas gratuitas para pessoas acima de 18 anos que estejam interessadas em conhecer e experimentar um processo de criação em dança contemporânea, portanto é necessário ter alguma experiência com as artes, sobretudo com as artes do corpo: dança, teatro, performance, música, circo. 

Sobre a montagem “Será que estamos?” em outra versão

“Será que estamos? Outra versão” explora nuances de um processo de identificação do sujeito ao se permitir ser o que ele pode ser em um mundo onde os corpos são governados por decisões arbitrárias as suas necessidades mais íntimas e profundas.

Inicialmente a performance foi criada a partir da memória de uma “criança viada” e teve uma ponte de diálogo com o trabalho do escultor e performer congolês, Olivier de Sagazan, em sua obra existencial intitulada “Transfiguration“, em que o artista constrói esculturas com camadas de massa de argila e tinta em seu rosto e no restante de seu corpo, transformando e desfigurando sua própria face, revelando um humano animalístico que busca fugir do mundo físico.

A versão de “Será que estamos” que o “Q?” preparou para a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, segue pensando e criando sobre os processos de identificação social, porém, nesta outra versão a dupla de criadores-intérpretes, Renato e Rodrigo, procurou se aprofundar nos desdobramentos cênicos e coreográficos que a toalha como objeto cênico pode proporcionar. 

As toalhas nas cabeças fazem surgir máscaras, personagens, entidades e quando elas cobrem o restante do corpo, elas completam a brincadeira fantasiosa da transformação e transfiguração. Na dança feita por Raiz e Vasconcellos, e agora com participação de Mesquita, a manipulação constante de seus corpos e das identidades que surgem na cena pretendem um diálogo constante e questionador com a cultura LGBTQIAPN+ 

As performances ocorrerão nos dias 29 e 30 de agosto de 2024 (quinta e sexta-feira), às 18h30, na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, no centro de São Bernardo do Campo, com entrada gratuita.

Sobre o Q?

O  Q? é um ambiente de trabalho formado por Renato Vasconcellos e Rodrig Raiz, artistas ligados à cena performativa do corpo, principalmente a partir da dança, que se uniram com o interesse em comum de discutir sobre o espaço público e toda sua complexidade política. 

Informações: www.instagram.com/q_interrogacao

Serviço: Inscrições para oficina de dança “Será que estamos?”

Com Renato Vasconcellos e Rodrig Raiz – artistas do  “Q?”

Sinopse: A oficina é baseada no processo de criação de “Será que estamos?”, uma montagem que reflete sobre quem somos de verdade, em um mundo governado por decisões que desrespeitam a diversidade de características humanas. Partindo do tema “memórias de uma criança viada”, o Q? elegeu alguns materiais cênicos e coreográficos para sua montagem, entre eles o caminhar em quatro apoios, o movimento em forma de espiral e as pausas,  a partir dos deslocamentos da cabeça e da bacia, que junto com a toalha formam os elementos centrais dessa experiência artística. Os participantes poderão construir coreografias em que a “criança viada” é atualizada no corpo adulto. 

Inscrições: 01 a 10 de agosto de 2024

Link para inscrições: https://forms.gle/BZtNrd7ue5JzRLXH6

Datas da Oficina: 16, 22 e 23 de agosto de 2024 – Horário: 14h às 16h30

Duração: 03 encontros com 2h30 de duração cada

Gênero: Performance. Dança

Grátis – Classificação etária: acima de 18 anos

Onde: R. Dr. Fláquer, 26 – Centro, São Bernardo do Campo – SP, 09710-180

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *