Projeto do novo Paço Municipal de Hortolândia conquista prêmio nacional de engenharia
Novo prédio foi premiado na categoria Edificação Corporativa; evento de premiação aconteceu na cidade de São Paulo, nesta terça-feira (27/08)
Hortolândia conquista um importante reconhecimento em âmbito nacional na área de engenharia. O projeto do novo Paço Municipal foi um dos vencedores do Prêmio Melhores e Maiores Obras de 2024. A premiação é promovida pelo Instituto de Engenharia, entidade que reúne profissionais do setor, e pelo portal ConVisão CNC (Central de Notícias da Construção). O projeto do novo paço foi premiado na categoria Edificação Corporativa. A cerimônia de premiação foi na sede do instituto, na cidade de São Paulo, na noite desta terça-feira (27/08). O evento contou com a participação de servidores da Secretaria de Obras que representaram o município. O prêmio integra a Semana de Engenharia, cuja programação será encerrada nesta sexta-feira (30/08).
O diretor do portal ConVisão, Regis Gehlen Oliveira, explica que os projetos foram avaliados de acordo com critérios como características técnicas, benefícios para a sociedade, localização e comparação com outros projetos concorrentes de cada categoria.
A avaliação dos projetos foi feita por uma comissão formada por engenheiros membros da diretoria do instituto e do portal com experiência comprovada de anos de atuação na área. No total, foram premiados 29 empreendimentos em 20 categorias, tais como Edificações, Indústrias, Mobilidade e Infraestrutura. Os projetos vencedores foram executados por empresas particulares e órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
“O Instituto de Engenharia é uma instituição com 107 anos de tradição, com grande credibilidade no setor. Por sua vez, o Prêmio Melhores e Maiores Obras foi desenvolvido em conjunto pelo instituto e a ConVisão CNC, que tem o maior banco de dados do Brasil de obras realizadas, em realização ou projeto, além de ser o maior portal de notícias de economia e negócios do setor”, destaca o diretor Regis Gehlen Oliveira.
INAUGURAÇÃO
O novo prédio da Prefeitura de Hortolândia, denominado Palácio dos Migrantes Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini, foi inaugurado no dia 28 de maio deste ano. A inauguração integrou a programação comemorativa pelos 33 anos de emancipação política do município.
O novo paço, localizado na região do Jardim Novo ângulo, tem 10.000 m2 de área construída. Já o terreno tem área de cerca de 60.000 m2. Com estrutura ampla e moderna, o novo espaço abriga em torno de 1.000 funcionários de todas as secretarias municipais. O paço foi construído com recursos oriundos do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa e com recursos próprios da Prefeitura.
USINA FOTOVOLTAICA
Um dos destaques do novo Paço Municipal de Hortolândia é a usina de energia fotovoltaica que já foi instalada e está em funcionamento. A inauguração da usina aconteceu com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em dezembro do ano passado. A inauguração da usina marcou também o lançamento do Programa de Eficiência Energética, implementado pela Prefeitura de Hortolândia.
O programa é uma iniciativa pioneira da Prefeitura para consolidar Hortolândia como cidade inteligente e sustentável. O programa consiste em tornar Hortolândia autossuficiente na produção de energia limpa, com o objetivo de proporcionar economia ao município e sem causar impacto negativo ao meio ambiente. Na cerimônia de lançamento do programa, Silveira destacou que as ações implementadas por Hortolândia no setor energético são um modelo a ser seguido em âmbito nacional e é se tornou referência para o governo federal.
Uma das principais ações do programa é a instalação de 21 usinas fotovoltaicas que vão gerar uma economia de R$ 4 milhões ao ano para Hortolândia. As usinas estão sendo instaladas em escolas da rede municipal de Educação, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ginásios, dentre outros prédios públicos.
JARDINS
Para tornar o espaço do novo paço mais funcional e integrado com a natureza, o projeto prevê também a construção de jardins e estacionamento no entorno do prédio. Planejada para ser ambientalmente correta, a estrutura do prédio inclui ainda a instalação de cisternas para armazenamento de água de chuva, que será utilizada para limpeza do próprio Paço e manutenção dos jardins.
Também está prevista na área externa do paço a construção de um parque com duas quadras esportivas e um prédio que abrigará o Poupatempo e o DSO (Departamento de Saúde Ocupacional).