Servidores Públicos de Hortolândia demonstram apoio à Campanha Outubro Rosa
Dia D da campanha convidou os servidores a vestirem rosa, em alusão à campanha
Uma manhã para sensibilizar os servidores públicos sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Foi com este propósito que a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo, realizou, nesta segunda-feira (21/10), o “Dia D” da Campanha Outubro Rosa. A ação interna foi promovida no Paço Municipal “Palácio dos Migrantes Prefeito Angelo Augusto Perugini”.
Ao longo do dia, os servidores públicos municipais foram convidados a vestirem rosa em alusão à campanha. A iniciativa busca sensibilizar o público feminino sobre a importância do diagnóstico precoce na prevenção da doença. O Dia D também contou com a apresentação do Quinteto Cultura, grupo musical vinculado à Secretaria de Cultura, e com a distribuição de laços rosas promovida pelo Departamento da Mulher, órgão da Secretaria de Governo.
A assistente social e diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, explica que a ação busca facilitar a abordagem do tema com os servidores públicos, sobretudo com as mulheres. “É uma mobilização do público feminino e, por isso, sensibilizamos as servidoras a procurarem o autocuidado, a se conhecerem. O Departamento da Mulher vem somando não só na questão da mulher livre de violência, mas da mulher viva, conhecendo seu corpo, e lutando para combater todas as mazelas, sejam as mazelas impostas culturalmente pela sociedade, pelo patriarcado, como também a questão da saúde. Para a mulher viver a plenitude, ela precisa estar com saúde”, declara.
Com o tema “O Seu Toque Faz Toda a Diferença”, a Campanha Outubro Rosa realizou uma série de ações em diferentes espaços públicos da cidade. Uma dessas ações foi organizada pela Secretaria de Saúde com a carreta da mamografia. O veículo ficou estacionado na área externa do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). Ao todo, foram mais de 233 exames de mamografia realizados a partir da iniciativa.
Ainda no âmbito da Saúde, a Prefeitura realizou palestras e rodas de conversas com mulheres atendidas pelas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia. Os encontros abordaram temas como autoexame, autocuidado, prevenção ao câncer de mama, climatério e menopausa.
Já os profissionais da rede municipal de saúde receberam capacitação sobre o tema por meio de palestras. No CAISM, um mastologista do órgão deu orientações sobre o Câncer de Mama e autocuidado para cerca de 100 funcionárias das Atenções Primária e Especializada. Servidores do Hospital Mário Covas também foram orientados sobre a campanha por meio de uma palestra ministrada em parceria com o Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo).
A sensibilização sobre o tema também chegou a vias de Hortolândia com grande circulação de veículos. Na sexta-feira (18/10), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana distribuíram materiais informativos no cruzamento das Avenidas Anhanguera com a Thereza Ana Cecon Breda, na região da Vila Real, e no semáforo que fica no cruzamento das Ruas Luiz Camilo de Camargo e Zacharias Costa Camargo, na região central. Nesta segunda-feira (21/10), equipes de educação no trânsito abordaram motoristas na Rua Orlando Ghiraldelli, na região do Jd. Rosolém.
O principal ponto turístico de Hortolândia também foi utilizado para conscientizar a população sobre o tema. Ao longo de todo o mês de outubro, a Ponte da Esperança (Ponte Estaiada) foi iluminada com a cor rosa. De acordo com a Secretaria de Obras, o sistema de iluminação instalado na ponte exibe as mensagens “Outubro Rosa”, “Previna-se”, “Se cuide”, “Se toque” e “Se ame”.