Obra do viaduto sobre linha férrea na Vila Real inicia fase de fabricação de vigas
Empresa contratada pela concessionária Rumo começa a fazer as estruturas nesta semana
A obra do aguardado viaduto sobre a linha férrea, na região da Vila Real, em Hortolândia, prossegue em franca atividade. A empresa contratada pela concessionária Rumo inicia a etapa de fabricação de vigas, nesta semana. A obra é uma das ações que integram o novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura de Hortolândia.
De acordo com a Secretaria de Obras, que acompanha a execução dos trabalhos junto com a concessionária, as vigas são elementos estruturais que darão sustentação ao viaduto. Serão produzidas 50 vigas.
“A fabricação das vigas, que são de concreto, é feita pela empresa no próprio canteiro da obra. Essa etapa demora um certo tempo porque é necessário esperar o tempo de cura das vigas, que é entre dois a três meses”, explica o secretário adjunto de Obras, Renato Sarto.
Após serem fabricadas, as vigas têm que passar pelo tempo de cura a fim de que endureçam e com isso tenham resistência. Ainda conforme o secretário adjunto de Obras, após a fabricação das vigas, está prevista a implantação de pilares, que também são estruturas de sustentação do viaduto. As vigas serão colocadas sobre os pilares.
EVITAR TRÂNSITO NO LOCAL
Em razão da construção do viaduto, a Prefeitura de Hortolândia reforça uma vez mais a orientação aos motoristas para que evitem trafegar no local onde acontece a obra.
A previsão da concessionária é que a construção demore 10 meses. Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, em virtude da intervenção também está prevista a ampliação da rotatória existente na avenida Santana. Essa ampliação será necessária em virtude da duplicação que será feita na avenida.
O viaduto é uma antiga demanda da população. Quando estiver pronto, o dispositivo ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis. De acordo com a Secretaria de Obras, o viaduto tem 240 metros de extensão. Já segundo informações da concessionária Rumo, o viaduto terá quatro pistas, das quais duas no sentido Santana-São Francisco de Assis, e as outras duas no sentido oposto. O dispositivo irá melhorar e facilitar o fluxo do trânsito na região.