Fundação FEAC anuncia os vencedores da 24ª edição de seu Prêmio de Jornalismo
A cerimônia de premiação destacou reportagens que abordaram temas de impacto social e cidadania ativa na Região Metropolitana de Campinas, com distribuição de R$ 5 mil para cada ganhador e o anúncio do tema de 2025
A 24ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo terminou na noite desta sexta-feira, 13 de dezembro, em cerimônia que reuniu cerca de 100 convidados no Cine Prime, do Shopping Iguatemi Campinas, quando foram anunciados os ganhadores em cinco categorias e quatro modalidades da iniciativa que já é tradição na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e conhecida em todo território brasileiro.
A edição, que marcou os 60 anos da Fundação FEAC, premiou os melhores conteúdos jornalísticos e informativos alinhados ao tema “Fundação FEAC 60 anos – Um legado perene de transformação”. Os vencedores de cada modalidade receberam um troféu e R$ 5 mil cada.
Entre os presentes estavam os três finalistas de cada modalidade e categoria que tiveram seus trabalhos selecionados pela banca avaliadora entre os 89 conteúdos inscritos e produzidos por 87 profissionais de comunicação, todos alinhados ao tema “Fundação FEAC 60 anos – Um legado perene de transformação”, abordando temas sociais ligados a projetos próprios ou apoiados pela Fundação FEAC.
Os vencedores da modalidade Jornalismo
Em Fotojornalismo, o vencedor foi Gustavo Abdel Massih, do site Hora Campinas, com o registro de Maria do Socorro Souza, moradora do Jardim São Marcos, uma das fotos que ele fez para a matéria “Praça revitaliza comunidade e leva esperança à região dos Amarais”.
Na categoria Impresso, ficou em primeiro lugar o repórter Luiz Felipe Carneiro Lourenço Leite, do Correio Popular, com a matéria “Horta comunitária alimenta corpo e alma no Jd. Florence”. E na Online, o vencedor foi Anthony Teixeira, do site A Cidade ON Campinas, com a reportagem “Sementes do Amanhã: a importância dos centros educacionais e projetos de desenvolvimento infantil no Jardim Monte Cristo”.
Na categoria Rádio, o jornalista Kevin Accioly Kamada, da Rádio Brasil Campinas, ficou em primeiro lugar com a reportagem “Como é bom estar em Casa!” E de TV, a jornalista Lucimeire Ramalho, da TV Band Campinas, foi a vencedora com a reportagem “ONG de Campinas muda a vida de crianças na periferia”.
Os vencedores das demais modalidades
Na modalidade Profissional de Comunicação, a jornalista Luana Galiza, ficou em primeiro lugar com a matéria “Mais que um Prontuário”, veiculada em seu canal do Youtube.
Na modalidade Universitário, a estudante de Jornalismo Alanis Mahara Borges, da UNIP Campinas, foi a ganhadora com a matéria “Funcionário de antiga fazenda e primeiro morador da Vila Brandina torna-se proprietário de casa que construiu há quase seis décadas”.
Por fim, após apresentação do coral do Grupo Primavera, foi a vez de falar da modalidade Social Profissional, cujo ganhador foi Ricardo Leite de Moraes, da Organização da Sociedade Civil (OSC) CCJSL, com o conteúdo “Setembro Verde Campinas 2024 – Sudoeste Inclusiva”, no Canal Santa Lúcia. E na modalidade Social Beneficiário, o grande vencedor foi Gabriel Henrique Farias, da OSC COMEC com a web-série “Transformação”.
O anúncio do tema de 2025
Ao longo de suas 24 edições, o Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo tem se consolidado como uma plataforma essencial para dar visibilidade a iniciativas sociais e fortalecer a cidadania ativa. Com este prêmio, a Fundação FEAC reforça seu compromisso de apoiar o Terceiro Setor e valorizar a atuação de comunicadores e organizações que promovem mudanças positivas nas comunidades locais.
Ao final da premiação, Renato Nahas, presidente do Conselho Curador da Fundação FEAC, destacou a história da FEAC, que começou apoiando entidades e evoluiu ajudando articular as iniciativas inovadoras que fazem diferença na sociedade, e ressaltou a importância do jornalismo para comunicar essas iniciativas. Ele anunciou o tema da 25ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo, que será “Desenvolvimento Territorial – Integrando Esforços para Alavancar Transformações Duradouras”. “Com esse tema, queremos inspirar os profissionais de comunicação a serem agentes dessa transformação. Que suas pautas não apenas contem histórias, mas também provoquem o futuro e que sejam instrumentos de mudança”, concluiu.