Projetos socioculturais enriquecem a rotina em escolas públicas de Hortolândia

Oficina de capoeira está com inscrições abertas para crianças e jovens de 06 a 14 anos. Aulas são gratuitas.
As escolas públicas de Hortolândia estão se tornando espaços de transformação por meio da cultura. Projetos como as Oficinas Culturais e o Curtas de Animação têm proporcionado a crianças e jovens a chance de explorar novas formas de aprendizado e expressão artística, em diferentes modalidades.
Renovado para mais um ano de atividades, o projeto Oficinas Culturais segue oferecendo aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Ministradas pelo Mestre Zenaldo, que acumula mais de 30 anos de experiência, as aulas acontecem em duas escolas da cidade, mas estão abertas a todos os interessados. As inscrições para o primeiro semestre de 2025 já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (19) 99167-9634.
As oficinas de capoeira ocorrem aos sábados, das 14h às 15h30, na EMEF Samuel da Silva Mendonça, e às terças e quintas, das 19h às 20h30, na EMEF Dayla Cristina. As Oficinas Culturais são uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, e, além da capoeira, oferecem aulas de teatro, dança, circo e música em diversas cidades.
Em Hortolândia, as Oficinas Culturais se desenvolvem graças ao patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A empresa também é patrocinadora do projeto ‘Curtas de Animação’, que circula por escolas públicas com oficinas de animação gratuitas para estudantes, com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.
“A ArcelorMittal Gonvarri tem como propósito contribuir para um futuro melhor e mais sustentável; somos felizes e gratos por termos parceiros que nos suportam na concretização de nosso propósito junto à sociedade de que fazemos parte”, comenta Juliana Albano, gerente de Recursos Humanos da empresa.
Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a Escola Estadual Jardim Aline recebe mais uma oficina do projeto Curtas de Animação, a primeira de 2025. Junto com a equipe do Núcleo, liderada pelos fundadores e animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, os cerca de 15 estudantes da escola que participam da oficina têm a oportunidade de criar curtas-metragens de autoria coletiva, vivenciando todas as etapas do processo de produção de um desenho animado, passando pelo desenvolvimento do roteiro, storyboard, trilha sonora e animação em papel. Ao final, os filmes produzidos são exibidos em uma sessão gratuita na escola e, posteriormente, disponibilizados no canal do Núcleo no YouTube, que conta com uma playlist só de filmes feitos em escolas de Hortolândia. (Disponível em: https://youtube.com/playlist?list=PLU8OfqkXnZLkg3JLbfwjYHL_8CVqc1Wcv&si=pRm6I_j1fLslCMXC)
Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil:
A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos de decapagem, corte transversal, longitudinal e ferramentado em aços planos de laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser.
Foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal e a Gonvarri Industries, e é composta de três centros de serviços que produzem chapas, slitters, blanks e outras peças para aplicações em indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga um destes três centros de serviço no Brasil. Os demais ficam em Araucária/PR e Glorinha/RS.
Serviço
Projeto Oficinas Culturais em Hortolândia
Aulas gratuitas de capoeira com o Mestre Zenaldo
Inscrições: (19) 99167-9634
Para crianças e jovens de 06 a 14 anos
Horários e Locais das aulas: (abertas a estudantes de quaisquer escolas):
EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim – 3ªs e 5ªs das 19h às 20h30
EMEF Samuel da Silva Mendonça – sábados, das 14h às 15h30
Mais informações: https://www.instagram.com/projetooficinasculturais