Espetáculo de balé “O Quebra-Nozes” é atração em Hortolândia

Espetáculo será encenado por alunos de uma escola de dança da cidade, nesta sexta-feira (21/02), com sessões às 17h e às 19h30; projeto é um dos contemplados pelo edital da PNAB, divulgado pela Prefeitura

Que tal um lazer cultural em família neste fim de semana? A dica da Prefeitura de Hortolândia é conferir o espetáculo de balé “O Quebra-Nozes”, nesta sexta-feira (21/02). A apresentação será em duas sessões gratuitas, às 17h e às 19h30, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. O espetáculo será apesentados por alunos da escola de dança Ballet & Movimento. A classificação indicativa é livre. A montagem é um dos projetos contemplados pelo edital da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), divulgado pela Prefeitura, ano passado.  


“O Quebra-Nozes” é um balé de repertório. De acordo com a diretora geral da escola e do espetáculo, Gessica Paschoini, balé de repertório é um conjunto de obras clássicas que são apresentadas por escolas e companhias de dança do mundo todo.

O espetáculo é uma fábula de Natal inspirada no conto infantil “O quebra-nozes e o Rei dos Ratos”, de autoria do escritor alemão Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann. A primeira montagem de “O Quebra-Nozes”, criada pelo compositor russo Tchaikovski, foi apresentada em 1892.

Segundo a diretora, o espetáculo conta a história da menina Clara, que ganha um boneco de soldado quebra-nozes, que lhe é presenteado por seu tio, na noite de Natal. Ela adormece com o boneco no colo e sonha que sua casa é invadida pelo Rei dos Ratos e seus camundongos. Para enfrentá-los, Clara tem a ajuda de seu boneco quebra-nozes, que lidera um pelotão de soldados. Na batalha, o boneco morre e se transforma em um príncipe. Ele então leva Clara para o Reino dos Doces. “É um espetáculo que mexe com a fantasia das crianças”, resume a diretora.


O espetáculo, que é todo de balé, será apresentado por 85 crianças e jovens, da faixa etária de dois a 22 anos, que dançarão vestidos com fantasias e adereços. “A maioria de nossos alunos são bolsistas. Conseguimos atendê-los por meio de doações que recebemos. Os bolsistas têm aulas, de 6 horas, nos cinco dias da semana”, destaca Gessica Paschoini.

A diretora ressalta que o objetivo do espetáculo é levar a arte da dança e do balé para a população. “Queremos atingir um público que, muitas vezes, não tem recurso para poder assistir um espetáculo grandioso, como é o nosso. Ao apresentar nossa montagem, o objetivo é criar na cidade a cultura de ir a um teatro para assistir espetáculos de dança e balé”, salienta a diretora.

O espetáculo “O Quebra-Nozes” é dividido em dois atos. Entre o primeiro e o segundo, haverá uma pausa de dez minutos para que seja feita a troca de cenários.

Serviço – Espetáculo de balé “O Quebra-Nozes”:

Data: 21/02 (sexta-feira)

Horários: 17h e 19h30
Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos – Unidade Cultural Arlindo Zadi 

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *