Iniciação científica estimula a formação de jovens cientistas

Meta é participar de olimpíadas internacionais de ciência

Meninos e meninas de 6 a 11 anos se espalham pelas mesas do laboratório do Colégio Adventista do Taquaral, motivados pelo desafio proposto pela professora de Iniciação Científica, Giuliana Elias Ruggiero. Ela distribui para o grupo, papel, agulha de costura, tigelinha com água e um imã para que possam montar uma simples bússola. Objeto que tem uma história fascinante – sem inventor definido, a origem da bússola remonta à China (dinastia Han – século II a.C.) e sua evolução envolveu diversas culturas e múltiplos avanços tecnológicos ao longo dos séculos – desde a cartografia e primeiras navegações à astronomia.

Dentro desse contexto, a disciplina de Iniciação Científica do Colégio Adventista do Taquaral, em Campinas, tem como projeto pedagógico, o “letramento científico” dos alunos do 1º ao 5º ano e das outras séries, como explicou a professora Giuliana. Os temas desenvolvidos no laboratório do Colégio e também em pesquisas de campo são amplos – desde ecologia e sustentabilidade, reciclagem e destinação correta de resíduos até desenvolvimento urbano e as aplicações tecnológicas das descobertas científicas dos astronautas no espaço.

A diretora do Colégio Adventista do Taquaral, professora Roberta Guimarães, afirmou que as metas são amplas, no sentido de mostrar aos alunos como a ciência contribui para o desenvolvimento humano, buscando desenvolver neles, os potenciais de futuros jovens cientistas. O objetivo, conforme a diretora, é que os alunos do Colégio desenvolvam projetos, que possam levá-los a participar de olimpíadas internacionais de ciência, estimulando que a cultura da ciência se espalhe, com iniciativas também em outras escolas.

“A Rede Adventista tem uma preocupação muito grande na questão de formação. Formar crianças, adolescentes e adultos, porque temos desde os pequenos até a universidade, seres pensantes. Pensando dessa forma, o Colégio Adventista do Taquaral, estruturou esse conteúdo pedagógico focado na iniciação científica, especialmente importante nesse tempo de fake news. Essas aulas estão trazendo pensamentos críticos e inovadores às crianças, situações interessantíssimas de conhecimento da ciência na parte prática, junto com uma docente muito ativa nessa área da ciência e que traz o tema de uma forma apaixonante. Queremos meninos e meninas que possam sonhar com a ciência de uma forma mais humanizada, mais possível e mais real na vida deles”, acrescentou a diretora Roberta.

A estrutura do curso de Iniciação Científica do Colégio do Taquaral tem o apoio da coordenadora pedagógica da escola, Valdirene Luciano Dias.

Perfil – A Rede Educacional Adventista no Brasil teve início em 1º de julho de 1896, quando o Colégio Internacional de Curitiba abriu a primeira unidade da rede educacional Adventista no País. Atualmente são 9,4 mil instituições no mundo, com 2,1 milhões de alunos. São 520 unidades educacionais no Brasil. Está há mais de 70 anos em Campinas e a unidade Taquaral é a quarta no município. O Colégio Adventista tem unidades na Argentina, Estados Unidos, Chile, Uruguai, Bolívia, Equador, Peru, Paraguai, entre outros.


Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *