Estudantes de Campinas são finalistas na maior feira de ciências do Brasil

Projeto de alunos do CPDB alcançou feito notável na USP ao ficar entre os 20 finalistas brasileiros na área de agronomia

A maior feira de ciências do Brasil, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) acaba de acontecer na USP (de 24 a 28 de março) e contou com 300 projetos finalistas de estudantes de todo o país, sendo que três estudantes do CPBD de Campinas alcançaram um feito notável ao ficarem entre os 20 finalistas brasileiros na área de agronomia. 

A FEBRACE é uma vitrine essencial para a educação científica, inspirando futuras gerações de pesquisadores e contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, com um prestigiado programa de talentos que estimula o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Entre os 20 finalistas brasileiros na área de agronomia, destaque para os três jovens recém formados no Curso de Informática do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB), uma obra social da Escola Salesiana São José, de Campinas, SP, que há mais de cinquenta anos oferece cursos técnicos gratuitos a jovens de baixa renda.

Leonardo Adriano da Silva, Matheus Mancilha Marinho e Miguel Nascimento Venze, moradores de Campinas, por dois anos estudaram com bolsa 100% no CPDB e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolveram um programa de detecção de doenças em lavouras através de drone. O projeto, orientado pelos professores Adriana Maia Coelho e Geraldo Moreno Florentino Júnior, intitulado “Detecção de Pragas na Agricultura através da Visão Computacional em Tempo Real”, se diferencia pela aplicação de tecnologia avançada, oferecendo uma solução eficiente e em tempo real para um dos desafios mais críticos na agricultura.

A classificação deste projeto entre os 20 finalistas na área de agronomia da FEBRACE 2025 é um testemunho do talento e dedicação dos alunos e professores envolvidos, e reflete o papel fundamental do evento na promoção da ciência e engenharia no Brasil. Segundo o coordenador do CPDB, Rafael Belletti, o que torna o projeto tão especial é que o mesmo foi medalhista em três grandes feiras em 2024: 1º lugar na categoria Ciências da Natureza e Exatas na 14ª Bragantec; 1º lugar na categoria Ciências Agrárias na 8ª FEMIC e, 2º lugar na categoria Ciências Agrárias na Mostra 3M.

“Estamos muito orgulhosos com a atuação dos nossos alunos que representaram brilhantemente o Centro Profissional Dom Bosco e a cidade de Campinas. Com essa conquista, o CPDB se consolida como um elo entre a formação técnica e a sociedade, promovendo a aplicação do conhecimento em tecnologia e assim gerando produtos, serviços e sistemas que contribuem para a competitividade da indústria brasileira”, comemora o coordenador do CPDB.

Os números

FEBRACE 2025 contou com 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico, sob orientação de 462 professores de 269 escolas públicas e privadas espalhadas por todo o Brasil.  Os projetos foram avaliados por especialistas, professores da USP e de universidades parceiras e ainda por profissionais da indústria.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *