Mulheres e jovens impulsionam Hortolândia a ter melhor saldo positivo de vagas de emprego em série histórica do Caged

Município registrou saldo de 553 vagas de emprego em fevereiro deste ano, de acordo com dados do CAGED; saldo é o melhor da série histórica iniciada em 2020 pelo órgão federal

A economia de Hortolândia segue em crescimento, graças às mulheres e aos jovens. Esses dois públicos impulsionaram o município a ter o melhor saldo de vagas de emprego desde 2020, quando foi iniciada a série histórica do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Hortolândia teve o melhor saldo da série histórica em fevereiro deste ano, com 553 vagas. Realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o levantamento registra mensalmente os números de admissões e demissões de trabalhadores formais em âmbito nacional e nos municípios.

Também em fevereiro, Hortolândia criou a maior quantidade de vagas de emprego da série histórica. Foram feitas 3.073 admissões. Já o número de demissões foi 2.520. O saldo é obtido por meio da subtração entre o número de admissões e o número de demissões.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Côrrea Pádua, destaca que o saldo teve predominância das mulheres. Elas ocuparam 430 vagas, o que representa 78%. Os homens ficaram com 123 vagas, o que corresponde a 22% do saldo. Isso mostra que a participação feminina é cada vez maior no mercado de trabalho. 

Outro dado destacado pelo secretário é de caráter etário: os jovens na faixa de 18 a 24 anos ocuparam 173 vagas, o que representa 31% do saldo.

SERVIÇOS

Ainda de acordo com o secretário Dimas Côrrea Pádua, o saldo obtido em fevereiro foi influenciado, principalmente, pela recuperação e alta no setor de serviços.

“Esse segmento foi responsável por 443 vagas do saldo de fevereiro. Em janeiro, o setor registrou saldo negativo de -149 vagas. O saldo de fevereiro é o melhor da série histórica do setor de serviços. É um saldo extraordinário, uma vez que em fevereiro, a média dos saldos desse segmento costuma girar em torno de 100 vagas”, destaca o secretário.

Dentro do segmento de serviços, as vagas abertas foram nas seguintes áreas:

– Manutenção e reparos de equipamentos

– Assistência social
– Fornecimento de alimentos preparados para empresas

– Educação infantil (creche)

– Atividades de ensino

– Serviços de escritório

– Logística

– Publicidade

Em termos gerais, o secretário salienta que o saldo obtido por Hortolândia em fevereiro indica uma perspectiva positiva para a economia do município neste ano.

“Destacamos que este saldo é relevante ao indicar a retomada do emprego na cidade, e consequentemente, a recuperação econômica municipal. O saldo é ainda muito importante para a recuperação da renda média per capta”, salienta Pádua.

O secretário ainda avalia que se o município manter esse ritmo no mercado de trabalho, a perspectiva é de atingir a marca de 5.000 vagas de emprego neste ano.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *