Judoca explica seu papel como mentor de alta performance que levou Colo Colo a vencer o campeonato
Gabriel Lama trabalha a mentalidade dos jogadores e de executivos com uma metodologia transversal
Corpo são, mente sã. Mente treinada, ser humano vencedor. Seja no esporte, na vida pessoal ou profissional, o fator psicológico é muito importante para desempenharmos um bom trabalho e uma alta produtividade.
O mentor de alta performance executiva, ex-atleta olímpico de judô e palestrante Gabriel Lama trabalhou de perto com o time chileno do Colo Colo até agosto de 2021. Seu papel não era pequeno, ele era o treinador de mindset e liderança dos jogadores de futebol.
Tudo em busca dos jogadores conseguirem superar o péssimo desempenho das temporadas de 2020/2021. Assim, com este e outros trabalhos, o time chileno passou de disputar o duelo por não ser rebaixado a ser o líder do campeonato em sete meses. O time é o atual campeão chileno (2022).
Qual foi o trabalho que ele fez? “Melhorar a comunicação da equipe, conseguir conectá-los com um propósito comum e a partir daí deixar qualquer outro tipo de distração em segundo plano, sejam situações internas ou externas. Houve muita pressão”, explicou Gabriel Lama, que morou cerca de 20 anos no Brasil.
Pelo mesmo motivo, o objetivo principal do judoca olímpico era fortalecer mentalidade dos jogadores do Colo Colo. “Conseguir focar, treinar nossa mente para que todos esses fatores externos não afetem o propósito. Por meio de dinâmicas e exercícios de mentalização conseguimos focá-los no que correspondia”, aprofundou.
Os conselhos de Gabriel Lama não se baseiam em aspectos puramente teóricos comprovados, já que ele era um atleta de alto rendimento: como judoca, foi campeão pan-americano e disputou duas Olimpíadas: Sydney 2000 e Atenas 2004.
“Tive uma recepção muito boa por parte deles. Fizemos um ritual que vem do judô. Nos cumprimentamos com uma reverência e uma saudação em japonês. Isso deve ser resgatado, porque quando você luta, tem que terminar com uma reverência. A lição é de humildade e entender que o adversário é quem te permite melhorar”, apontou o atual mentor de alta performance.
Além de seu trabalho no Colo Colo já ter terminado, ele se orgulha do desempenho que o time tem mostrado e mantém o trabalho individualmente com alguns jogadores. “A forma como se comunicam, a sua corporeidade, como celebram cada gol ou como cada situação complexa é invertida em uma perspectiva colaborativa é o que acaba por caracterizar as equipes de alto rendimento”, seja no esporte o no mundo corporativo, explica Gabriel, que complementa: “está comprovado cientificamente. Se mantivermos uma comunicação positiva e soubermos valorizar a contribuição de cada um da equipe, é natural que os resultados positivos que estão tendo estejam ocorrendo”, comentou Gabriel Lama.
Mentor de alta performance executiva, que já orientou centenas de executivos de prestigiosas empresas multinacionais, passou os últimos anos trabalhando em estreita colaboração com líderes para incorporar o autocuidado em suas vidas profissionais – como um componente-chave de seu desempenho geral – para que uma expansão em sua função ou responsabilidades não ocorra às custas de sua saúde e bem-estar. “O autocuidado não é mais um luxo; faz parte do trabalho”. A recuperação (física, mental e emocional) é um elemento essencial de todo planejamento para uma alta performance professional, explica Lama.
O segredo está nos “4 P’s”
Segundo Lama, autor de dois livros nesse tema (“Torne-se imbatível” e “Do bem-estar à alta performance”), lançados pela editora brasileira Literare Books International, flexibilidade e perseverança são duas atitudes e competências muito úteis tanto na vida pessoal quanto na profissional hoje em dia e, como ex-judoca de alto nível, formador e treinador, Gabriel Lama criou um método inovador que se baseia em “4 P’s” de alta performance para alcançar sucesso e os resultados desejados.
Este modelo contém informações resumidas das etapas fundamentais e progressivas, do início ao fim, que facilitam e garantem o processo de mudança e o desenvolvimento de habilidades para alcançar nossos objetivos. Resumidamente, os “4 P’s” são os seguintes: Ponto de quebra (tomar consciência e definir a meta a alcançar), Planejamento (passo a passo com apoio e flexibilidade), Prática (desenvolver o hábito) e Perseverar (disciplina e manter o fim em mente).
(*) com informações da Assessoria de Imprensa / Texto adaptado de ADN Deportes