Em Morungaba: Resíduos de construção são despejados na entrada da cidade

O prefeito da Estância Climática de Morungaba Marquinho Oliveira foi comunicado pelo Departamento de Serviços Públicos, na tarde desta sexta-feira (10/3), sobre o despejo irregular de lixo e entulho feito ao lado da lixeira, logo na entrada da cidade, no início da Estrada do Muriqui. Dentre os resíduos de construção civil estavam pedaços de blocos de concreto e de madeira, resto de cimento, gesso e móveis quebrados.

O despejo irregular de lixo ou entulho é crime, prejudica o meio ambiente, atrapalha o escoamento das águas de chuva, podendo inclusive causar riscos na trafegabilidade.

“É uma grande irresponsabilidade de quem faz isso. Como as pessoas querem uma cidade limpa se não há colaboração da própria população? A prefeitura tem feito sua parte, cuidando da cidade, deixando-a limpa, organizada e bonita para os moradores e seus visitantes. Porém é necessário que os moradores evitem despejar lixo. O município já demanda de manutenções constantes, principalmente no período de chuvas intensas, porém é preciso que a própria população também faça a sua parte e seja responsável em relação ao lixo”, explica o prefeito Marquinho quanto aos resíduos despejados.

Os proprietários que estão construindo ou reformando não podem dispensar os restos de obra nas calçadas ou ruas, conforme o Código de Posturas.

É considerado crime o ato de descartar materiais classificados como inservíveis, volumosos e resíduos de construção civil, em locais públicos, não autorizados, como vias, calçadas, beira de rios, etc. O gerador é o responsável pelo resíduo e por isso deve contratar o serviço de caçamba para a destinação correta desse material.


As lixeiras colocadas em bairros mais afastados devem ser utilizadas para o descarte de resíduos domésticos devidamente ensacados.

Os sacos devem ser colocados dentro da lixeira e não colocados no chão. Porém a realidade tem sido diferente, quando as equipes chegam para a coleta, a lixeira tem sido encontrada vazia e os resíduos espalhados pelo chão.

O canal direto para denunciar despejos irregulares de entulho ou lixo é o telefone (11) 4014-4300. A reclamação também pode ser comunicada pela Ouvidoria da Prefeitura de Morungaba, por meio do site morungaba.eouve.com.br.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *