Regional Campinas do Sinduscon-SP sugere ações para período 2023-2024

Diretor Marcio Benvenutti é reconduzido para a Regional.

Meta da nova gestão é ampliar plataforma de cursos on-line SindusCon-SP Na Prática, que já conta com 42 cursos e mais de 1,2 mil alunos cadastrados.

O SindusCon-SP elegeu sua nova diretoria para o mandato 2023-2024. Para esse período assumiu a presidência do SindusCon-SP, Yorki Estefan e a vice-presidência Financeira, Renato Genioli Junior. Na Regional Campinas da entidade foi reconduzido para o mesmo período o diretor Marcio Benvenutti.

O presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan, destacou o papel relevante das Regionais, “no fortalecimento da atuação da entidade no interior, prestando serviços às empresas associadas e nos representando junto a Prefeituras, Câmaras Municipais, concessionárias e entidades da sociedade civil local”.

O diretor Márcio Benvenutti afirmou que nesse novo período à frente da Diretoria da Regional de Campinas, que abrange 79 cidades, a meta é avançar no fortalecimento de ações propositivas para o setor da construção civil, dentro de um ambiente de parceria com o poder público e com a comunidade. “Realizamos reuniões periódicas com representantes das empresas associadas, de prefeituras, autarquias e câmaras municipais, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os mais diversos temas, desde o entendimento de uma nova legislação, abordagem sobre novas tendências construtivas e apoios a programas de revitalização de centros urbanos”, explicou.

Benvenutti cita como exemplo de atuação, o apoio da entidade na implantação da Lei de Empreendimento Habitacional de Interesse Social (Ehis-Cohab), sancionada recentemente em Campinas, que tem como um de seus objetivos incentivar parcerias com a iniciativa privada, para a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social no município.

Outro aspecto mencionado pelo diretor da Regional Campinas é a presença do SindusCon-SP na mídia, destacando a importância econômica do setor e suas atividades. “Participamos de dezenas de entrevistas para os veículos de comunicação da região de Campinas – jornais, rádios, TVs e portais, nas quais sempre destacamos as ações do SindusCon-SP voltadas para a qualificação profissional e a preocupação das empresas associadas com desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente”, acrescentou.

SindusCon-SP Na Prática  Benvenutti destacou que um dos focos da nova gestão é ampliar a plataforma de cursos on-line SindusCon-SP Na Prática (sindusconspnapratica.com.br). Gestada na Regional Campinas, a plataforma foi especialmente desenvolvida para aproximar as indústrias fabricantes de produtos para o setor da construção civil (grandes players) com as instituições de ensino – faculdades e universidades – e os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura.

O SindusCon-SP Na Prática gerou um canal de comunicação entre a entidade, empresas, universidades e alunos, proporcionando aos acadêmicos uma complementaridade educacional, com a realização de horas de estágio, por meio de cursos gratuitos on-line com temas variados.

Pela variedade dos temas abordados, a plataforma tem potencial de interesse para outros públicos. Coordenador do projeto, Benvenutti cita que os números não param de crescer. “Estamos muito motivados com os resultados. A plataforma já conta com 19 empresas participantes, 42 cursos – entre produzidos e em processo de finalização – 1.200 alunos cadastrados e parcerias firmadas com as universidades Puccamp, Unisal, Unasp e Unimetrocamp”, explicou.

Desenvolvido ao longo dos últimos três anos, a plataforma virtual contou com uma força-tarefa de colaboradores, com o apoio da diretoria do SindusCon-SP, que formatou o projeto, desde a definição dos temas abordados em cada curso, realizou contatos com as empresas, passando pela geração de conteúdo, roteirização, gravação, edição, finalização e disponibilização on-line até os contatos com as universidades para a formatação das parcerias. A plataforma foi desenvolvida juntamente com Marina Prearo Benvenutti Almeida, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) da entidade e Moacir Benvenutti Netto, conselheiro do SindusCon-SP. O engenheiro civil e professor de pós-graduação em Engenharia, Rodrigo Hamer, também atua na operacionalização técnica da plataforma e na produção dos cursos para os alunos.

Marcio Benvenutti destacou a preocupação do SindusCon-SP em buscar temas de qualidade junto às empresas participantes, gerando conteúdos que contribuem efetivamente para a complementação educacional e aprimoramento técnico dos futuros profissionais. “A aproximação dos alunos com o SindusCon-SP, também proporciona o conhecimento dos diversos serviços prestados pela entidade às empresas”, acrescentou.


Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *