Parceria leva formação em cibersegurança a estudantes de Americana
A BluePex® Cybersecurity, empresa de atuação global em cibersegurança, lançou o projeto “Geração Blue” para estimular jovens em formação a atuar neste mercado que tanto precisa de mão de obra qualificada. A iniciativa é idealizada há anos pela direção da empresa e, a partir de agora, será concretizada. Duas instituições de ensino técnico de Americana (SP), uma pública e uma particular, serão as primeiras a receber especialistas da BluePex®.
Depois do treinamento que ocorrerá em duas etapas em cada escola, os alunos participantes receberão certificados com o selo BluePex® Cybersecurity. O Colégio Politec e a Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente já estão preparados para os dias 6 e 20 de maio, quando a BluePex® espera fazer a diferença na vida profissional dos alunos.
O projeto é comandado pelo especialista em cibersegurança e gerente de suporte técnico da BluePex®, Fernando Bryan Frizzarin, que também é professor. Ele estará junto com a equipe de jovens especialistas da empresa, escolhidos para este contato com os alunos.
A BluePex® disponibilizará neste treinamento sua plataforma de soluções para que os alunos tenham contato com o que há de mais moderno na prevenção e combate aos ciberataques.
Entre os temas do treinamento estão: O que é cibersegurança e o conceito de segurança digital; O que é cibercrime e as categorias que fazem parte de um; Exemplos e explicação dos tipos de invasão: DDoS Attack, Port Scanning Attack, Ransomware, Cavalo de Troia, Ataques de força bruta, Zero Day, Cryptojacking e Phishing. Também serão apresentados exemplos fictícios e reais sobre phishing e como são aplicados na vida real; casos e os métodos utilizados nos exemplos; importância da aula de redes, entre outros, como métodos de prevenção da rede e condições que não há como monitorar.
A segunda parte do treinamento inclui todo o detalhamento da plataforma de cibersegurança: criação e edição de usuários; o que pode e não fazer com o arquivo baixado; etapas da instalação; acesso remoto, entre vários outros tópicos que permitirão conhecimento privilegiado e gratuito.
Auxílio ao desenvolvimento regional
“Para a BluePex®, esse projeto é de uma importância ímpar por estar junto da comunidade ajudando no desenvolvimento regional. O propósito central do projeto é levar o conhecimento sobre cibersegurança aos alunos dos cursos técnicos para que possam compreender as mais diversas técnicas utilizadas pelos cibercriminosos e também saibam como se defender deles, pessoal e profissionalmente. A partir disso, o objetivo também é incentivá-los a ingressar nesse campo da Tecnologia da Informação, que está em franco crescimento, dado o uso cada vez mais frequente e a dependência do mundo dos negócios das tecnologias digitais”, diz Fernando.
De acordo com ele, a expectativa é mostrar aos colégios que possuam cursos técnicos a possibilidade de contar com a BluePex®, uma empresa 100% nacional, de expertise reconhecida em cibersegurança, para realização de cursos e levar esse vasto conhecimento aos seus alunos como disciplina extracurricular, mostrando um campo promissor de atuação profissional.
Colégio Politec
Claudio Denardi Junior, coordenador do Colégio Politec, que tem o objetivo de formar profissionais de excelência na área de tecnologia, com formação ampla, desde programação, redes, designer, publicidade e propaganda, empregabilidade e focados no público da Região Metropolitana de Campinas (RMC), tem grandes expectativas com esta parceria. “A sociedade espera que os nossos alunos tenham experiências em como o mercado está funcionando atualmente. A expectativa dos alunos é com relação à segurança de dados que hoje tem a inteligêcia artificial e demanda muito grande no desenvolvimento de sistemas e armazenamentos, além da própria Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nossos alunos precisam sair daqui com valor agregado diferencial e esperamos que eles despertem para este mercado, que exige cada vez mais segurança da informação”.
O Politec já formou mais de 6 mil técnicos em tecnologia e eletrônica e está situado em região que tem uma demanda muito grande por profissionais na área de Tecnologia da Infomação. A parceria com a BluePex®, de acordo com ele, é porque a empresa é conhecida de longa data “e é muito importante ver que a empresa está numa ascendente e compartilhando conhecimento. O Fernando foi aluno nosso e está à frente deste projeto. Sabemos que a BluePex® é referência em rede de computadores e segurança de dados. E quando falamos com os alunos sobre segurança da informação e de dados, não podemos deixar de falar da BluePex® que está do nosso lado. Ficamos muito felizes de ter a BluePex® como parceira”.
ETEC Polivalente
Mary Damiani, diretora da Etec Polivalente, e Silmara Azevedo, coordenadora do curso de Desenvolvimento de Sistemas contam que o projeto é muito importante para aproximação dos alunos com o mercado de trabalho. “Eles serão motivados e poderão vislumbrar novas áreas de atuação após a conclusão do curso, ampliando a perspectiva para o futuro. Eles terão oportunidade de vivenciarem a teoria apresentada na escola e a aplicação na prática. A nossa expectativa é que os alunos se inspirem nos profissionais que participarão desse projeto, sejam profissionais de sucesso e felizes com suas conquistas”.
Serviço
Instituições de ensino técnico interessadas no projeto “Geração Blue” podem entrar em contato com a empresa por meio do site https://www.bluepex.com.br/