Por que ler?
Por Daisy Gouveia
Tantas pessoas se interessam pela leitura, mas não conseguem uma conexão. A importância da leitura na infância, na juventude e na fase adulta são indiscutíveis, por isso enumero alguns motivos para você se encantar com os livros e com os benefícios que eles trazem.
Ler é importante…
1- Em primeiro lugar por prazer. Ler é uma atividade muito prazerosa. Nos traz horas de entretenimento e nos faz viajar sem sair do sofá.
2- Para exercitar a memória e a atenção. A leitura exige atenção e, através dela, memorizamos o enredo, nomes, enriquecemos nosso vocabulário e trazemos para o presente palavras pouco usadas, mas que já faziam parte de nosso repertório.
3- Para aumentar nosso conhecimento. Os livros trazem cenários nunca vividos, cidades distantes que talvez não conhecêssemos sem a leitura, histórias de vida surpreendentes e personagens que nos impactarão.
4- Para amenizar o estresse e ansiedade. A leitura acalma. O hábito de leitura antes de dormir traz um sono restaurador, mas escolha para a leitura noturna contos leves ou poesia e um livro impresso, pois a luz do digital, no celular ou tablet, inibe a produção de melatonina, hormônio do sono, prejudicando seu descanso. Com o hábito da leitura antes de dormir o corpo se habitua e se prepara para relaxar e trazer uma boa noite de sono, evitando a insônia, um mal vivido e tão relatado em nossos tempos.
5- Para evitar a depressão, diminuir os níveis de estresse, o ritmo da respiração e relaxar. Doenças como a depressão também podem ser evitadas com um livro que se torna um companheiro capaz de espantar a solidão, pois com o hábito da leitura você nunca estará sozinho.
Se não bastassem todos esses benefícios, estar sempre atualizado em leituras ajuda no convívio social e torna as conversas muito mais interessantes.
Insta @daisygouveiaoficial
Daisy Gouveia é escritora, influenciadora digital, host do Podcast da Daisy e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Com 66 anos ela usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura. Ela trabalhou 35 anos na área da moda e escreveu o livro Costurando Minha História onde conta sua trajetória e fala sobre sua reinvenção profissional, estimulando as pessoas que também querem mudar e empreender.