Turnê nacional do álbum “Ressemântica” de Laís de Assis inicia no dia 18 de agosto no Centro Cultural Casarão.
Laís de Assis inicia sua turnê nacional no Centro Cultural Casarão em Campinas no dia 18 de agosto com o show do seu primeiro álbum “Ressemântica”. Na apresentação musical Laís é acompanhada por Gilú Amaral (percussão) e Alex Santana (tuba).
“Ressêmantica” segue um roteiro, um ciclo que propõe três ambientes diferentes, envolvidos pela viola solo, banda base de Laís que ela chama de uma “conversa sonora”. As aberturas de cada bloco são pontuadas por poesias de Graça Nascimento, da cidade de Canhotinho, localizada no agreste de Pernambuco. “Graça é mulher potente, que deixa sua marca por onde passa. Com ela aprendo cada vez mais sobre a liberdade do eu feminino e minhas ressignificações”, exalta Laís.
Na primeira parte, as composições fazem alusões à ideia de chão, de raízes fincadas e ancestralidades. Essa abertura é representada pelas faixas “Coragem”, ‘Entre Luas e auroras”, “Mãe D’água”, ”Centelha” e ”Terra Vermelha” – primeiro single lançado por Laís.
A segunda trabalha com o conceito de descoberta, reconhecimento e aceitações baseadas nas músicas “Morada”, “Cortando caminho, “Frevo para um carnaval que não passou”, “Ponteada” e ‘A Dama de Espadas”.
O terceiro ambiente aborda a exploração, a “ressemantização”, a volta ao passado para ressignificar o presente, adentrar novos espaços, liberdade e experimentação com “Será sina?”, “Ressemântica” e “Uma carta para a saudade”. “Aqui eu exploro mais elementos incomuns para a viola nordestina, a ideia de liberdade. A poesia dessa parte possui uma poesia muito tensa e inquietante. Daí o ciclo se inicia de novo”, detalha a violeira e educadora.
Além da apresentação musical, Laís irá ministrar a oficina “O sotaque da viola nordestina como base para criações musicais” no dia 19 de agosto a partir das 9h também no Centro Cultural Casarão.
Para mais informações segue link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScw1K-z6GPicBX6-vPYdNsllPXpd_m3HafHDEWf3i3JFl_Bwg/viewform
Essa turnê é realizada com o incentivo do FUNCULTURA, da FUNDARPE, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, e do Governo do Estado de Pernambuco. Contamos com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, da Prefeitura de Campinas e do Centro Cultural Casarão.