Missão cumprida: equipe Braço Curto conclui o Sertões 2023
Edição deste ano foi uma das mais difíceis da história, com 3.700 km de percurso que ligaram Petrolina ao Preá. Passar pela rampa de chegada coroou um desafio que exigiu de homens e máquinas
Braço Curto MotorSports enfrentou diversos obstáculos ao longo dos 3.700km
(Marcelo Machado/Fotop)
Braço Curto MotorSports enfrentou diversos obstáculos ao longo dos 3.700km
(Marcelo Machado/Fotop)
Um Sertões acima da média: competidores enfrentaram alto nível de dificuldades
(José Mário Dias/Fotop)
Uma das edições mais exigentes do Sertões terminou junto ao mar na Praia do Preá, em Cruz (CE). Foram nove dias atravessando Pernambuco, Bahia e Ceará em um percurso de 3.700 km que trouxe um desafio completo. Ao longo do prólogo e das oito etapas, pilotos e navegadores encararam terrenos com diversos tipos de características – cascalho, chão batido, pedras, areia –; especiais cronometradas bastante técnicas, com lombadas, erosões, trial e muita navegação, além do forte calor. O fato de concluir essa maratona off-road já foi uma vitória.
Por isso mesmo, passar pela rampa de chegada para fechar a prova foi motivo de muita comemoração. Para as duas duplas da equipe Braço Curto MotorSport, também foi a coroação de um trabalho que envolveu a preparação das Mitsubishi L200 Evo V8, a logística de apoio e a montagem de uma estrutura que acompanhou o time de Petrolina (PE) ao Preá.
Tanto Mário Marcondes / Artêmio Pauluci quanto Luiz Manara / Léo Telles viveram momentos de superação. Eles enfrentaram as dificuldades típicas de um dos principais ralis do mundo e conseguiram um bom desempenho na categoria mais concorrida entre os carros, a T1.
“Sabíamos que seria um Sertões com um nível de dificuldade acima da média, e ainda assim fomos surpreendidos. A organização está de parabéns, pois a cada edição consegue se superar”, disse Marcondes. A dupla enfrentou problemas mecânicos logo no início da competição e, somente a partir da quarta etapa conseguiu imprimir um ritmo bom de disputa, nivelando-se com os demais concorrentes da categoria T1; porém, já era tarde demais para buscar um bom resultado no ranking final. “Observamos a nossa performance a cada etapa, onde terminávamos o dia entre os melhores da categoria e entre os TOP 20 da classificação geral. O saldo foi positivo”, concluiu o piloto.
O navegador Pauluci trabalhou bastante ao longo do Sertões 2023. “Havia muitas referências na planilha; armadilhas, pedras de todos os tamanhos e mais do que nunca precisamos cuidar do equipamento. Quando vejo que mesmo alguns favoritos com carros mais fortes e potentes não concluíram o rally por quebras, só posso me orgulhar de nosso rali”, disse satisfeito.
Além dos desafios técnicos e mecânicos, Manara e Telles enfrentaram problemas de saúde. Ambos sofreram intoxicação alimentar, causada pela qualidade da água em Petrolina (mais competidores também tiveram). Motivo que impediu de largarem em duas etapas do Sertões. “Está tudo bem conosco, mas a melhor decisão foi não competir em estado de desitratação, uma vez que o calor dentro da picape é intenso. Fomos prudentes e evitamos qualquer tipo de riscos”, explicou Manara. Já Telles destacou que um dos aspectos mais importante para quem encara o Sertões esteve presente: a diversão. “As especiais estavam bastante prazerosas, com todo o tipo de condições que poderíamos encontrar. Valeu demais a experiência e estamos ansiosos para 2024. Vamos vir com tudo”.
O Sertões 2024 já tem data: de 09 a 17 de agosto, e a Braço Curto MotorSport estará lá.
A Braço Curto MotorSport tem patrocínio de Conasa Infraestrutura, AMC Construções, New Holland, Via Brasil BR-163 e Hipper Freios