SOCIAL TECH | Simbi lança Mapa de Demanda Social para auxiliar as empresas a qualificar o investimento social
A Simbi – antiga Simbiose Social, uma social tech especializada em gestão do investimento social das empresas – anuncia o lançamento do Mapa de Demanda Social, uma nova funcionalidade da plataforma, que gera evidências para qualificar o investimento social. Por meio de indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e da análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as empresas podem ter uma visão clara do panorama social local e direcionar os seus recursos para territórios que requerem uma maior atenção no país – do ponto de vista socioeconômico e de oportunidades para os cidadãos -, maximizando o impacto social dos investimentos.
Especializada em gestão do investimento social de grandes empresas, a Simbi anuncia a criação de uma nova funcionalidade tecnológica na plataforma: o Mapa de Demanda Social. Por meio dessa ferramenta, a social tech reúne dados como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e da análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para que as empresas contratantes possam ter uma visão clara do panorama social local. Com base em informações confiáveis, os clientes têm a possibilidade de direcionar os recursos para territórios que requerem uma maior atenção – do ponto de vista socioeconômico e de oportunidades para os cidadãos –, maximizando o impacto social dos investimentos. Hoje, a Simbi tem como clientes Unilever, Meta, ArcelorMittal, entre outros.
Segundo Tadeu Silva, cofundador e CTO da Simbi, com base na análise combinada de dados como IDHM, IVS e ODS, os clientes têm visão mais completa da situação social atual de diferentes territórios do país. “As evidências mostram às empresas investidoras as necessidades de diferentes regiões e, com isso, elas podem direcionar seus investimentos para áreas que exigem maior atenção, potencializando o impacto social de suas ações”, detalha.
O desenvolvimento do Mapa de Demanda Social é parte do investimento da Simbi em soluções tecnológicas que possam potencializar o impacto do investimento social privado. Em 2017, a social tech desenvolveu o primeiro produto: a busca ativa, que permite acessar todos os projetos aprovados por lei de incentivo, no qual utiliza robôs que examinam minuciosamente dados governamentais, concentram e organizam todas as informações em uma base de dados própria. Isso garante que as empresas (clientes da Simbi) tenham um panorama completo dos projetos disponíveis, eliminando vieses na tomada de decisão e possibilitando a seleção de projetos que estejam realmente alinhados com a estratégia de investimento da empresa.
Com a busca ativa, a equipe da Simbi criou a auditoria, que realiza uma due diligence em três níveis – conceitual, documental e de execução – de cada projeto. Isso traz uma segurança adicional para o investidor/patrocinador, garantindo que o investimento social seja feito de maneira segura seguindo o compliance no direcionamento. “E não paramos por aí, desenvolvemos o módulo de triagem, no qual é possível centralizar todo o fluxo de escolha do projeto a ser investido, permitindo a segmentação por categorias, a aplicação de um scorecard com políticas e critérios específicos da empresa, e a centralização de todas as informações do projeto. Esse processo estruturado e sistematizado garante a conformidade em auditorias internas e reduz qualquer risco de falhas”, afirma Tadeu Silva, acrescentando que o Mapa de Demanda Social é parte dessa trilha em prol do impacto social positivo no Brasil.
SOBRE A SIMBI |
Fundada por Raphael Mayer, Mathieu Anduze e Tadeu Silva em 2017, a social tech é pioneira no Brasil na gestão do investimento social por meio de verba direta ou incentivada (leis de incentivo fiscal). Com um sistema inteligente de gerenciamento de dados relativos a mais de 215 mil iniciativas sociais, a Simbi oferece uma visão completa do ecossistema de projetos culturais, esportivos e de saúde aprovados em leis de incentivo desde 1992. Ao longo da trajetória, a empresa movimentou mais de R$ 350 milhões em incentivos fiscais; mais de R$ 1 bilhão em iniciativas sociais foi auditado; mais de 500 projetos foram beneficiados em todos os Estados do país; e mais de 40 multinacionais utilizaram a solução. De forma concreta, a plataforma, juntamente com os especialistas em investimento social da Simbi, promove maior movimentação financeira para o terceiro setor ao gerir de forma mais eficiente e inteligente a verba de leis de incentivo de empresas e a direta; ao mesmo tempo, otimiza a pesquisa, a avaliação e a gestão.
Com uma equipe de mais de 35 colaboradores, a empresa possui hoje mais de 45 clientes corporativos – para os quais cuida da gestão do investimento social – e mais de 140 iniciativas sociais que contratam a ferramenta. A social tech conta com uma plataforma desenvolvida para ser um ecossistema de soluções modulares, cujos produtos principais são:
– Gestão 360º | Permite acompanhar o impacto em tempo real com uma governança descomplicada.
– Pré-investimento | Oferece apoio de uma assessoria de investimento social que conduz uma busca estratégica por iniciativas sociais no nível municipal e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – são mais de 215 mil iniciativas sociais mapeadas pela Simbi, curadoria de projetos por meio da tecnologia e centralização da tomada de decisão.
– Auditoria | O cliente encaminha os projetos selecionados na plataforma para que a equipe da Simbi conduza uma análise criteriosa, garantindo benefícios como transparência nas iniciativas, processos de due diligence mais eficientes, investimento com mais segurança.
– Pós-investimento | O cliente pode acompanhar, em tempo real, o impacto social do seu investimento, definindo critérios de avaliação, acompanhando o projeto e consolidando informações em um único lugar.
Além de trazer mais dados e transparência para o setor, a Simbi oferece inovação ao simplificar a implementação do “S” da agenda ESG nas corporações de forma metrificável.