Como construir novas soluções aliando a tecnologia usada pelo ChatGPT a abordagens tradicionais de aprendizado de máquina?
Em evento online no próximo sábado, 16 de setembro, a partir das 8h30, o professor Ricardo Marcacini explicará como os grandes modelos de linguagem podem ser integrados a ferramentas de agrupamentos de textos
Organizar e extrair conhecimentos de grandes volumes de textos continua sendo desafiador para os cientistas de computação. Recentemente, novas soluções de inteligência artificial têm sido criadas aliando abordagens tradicionais de aprendizado de máquina aos famosos grandes modelos de linguagem, ou Large Language Models (LLM), que se tornaram populares com o sucesso de ferramentas como o ChatGPT.
“Os grandes modelos de linguagem têm mostrado resultados notáveis na geração de texto, entendimento de linguagem e resolução de tarefas em uma variedade de contextos”, afirma o professor Ricardo Marcacini, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. “Hoje, é possível integrar esses grandes modelos a métodos de agrupamento de textos. Já temos exemplos de aplicações para mineração de opiniões e organização de documentos na indústria e em empresas”, adiciona o professor.
Para explicar como a integração dessas tecnologias pode ajudar a resolver antigos problemas, o professor participará de um evento online no próximo sábado, 16 de setembro, a partir das 8h30. Docente do Departamento de Ciências de Computação do ICMC, Marcacini cursou o Bacharelado em Informática no Instituto, que atualmente é chamado de Bacharelado em Sistemas de Informação. Depois, prosseguiu na carreira acadêmica no ICMC, onde fez mestrado e doutorado.
O evento online faz parte do ciclo de palestras da disciplina Tendências e Mercado em Inteligência Artificial e Big Data, que discute temáticas atuais e contribui com a capacitação dos profissionais que cursam atualmente o MBA em Inteligência Artificial e Big Data, uma especialização oferecida na modalidade de educação a distância pelo Instituto. A mediação ficará por conta da professora Solange Rezende, que é coordenadora do MBA.
Com transmissão via dois canais do YouTube, ICMC TV e MBA em Inteligência Artificial e Big Data, o evento é aberto à participação de todos os interessados e não demanda inscrições prévias.
Texto: Denise Casatti, Assessoria de Comunicação ICMC-USP