A música também serve para educar
Escola Salesiana São José adota a musicalização no processo de ensino e aprendizagem.
Em um mundo de muitos estímulos, interações digitais e fontes de desconcentração dos alunos, por que não apostar em oportunidades inovadoras da relação estudante-professor para tornar a sala de aula mais atrativa? A musicalização pode ajudar a instigar e engajar alunos em sala de aula. É o que acredita a Escola Salesiana São José, de Campinas, com 66 anos de fundação e que adota a musicalização em seu processo de ensino e aprendizagem.
Uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos no processo metodológico é por meio da introdução da música na escola. Isso pode ser colocado em prática de diversas formas: desde a utilização de letras nas interpretações de texto em sala, até na realização de oficinas de música e instrumentalização com os estudantes. Essas são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar.
Já dizia Dom Bosco: “A música também serve para educar”. Segundo a professora Lígia Gomes, a musicalização na Escola Salesiana São José tem uma longa trajetória. Sempre fez parte do currículo da Educação Infantil e 1º ano. É um trabalho dinâmico, em que se prioriza o fazer musical ativo e expressivo por meio de atividades de criação, performance e apreciação. Por meio delas, os conteúdos são vivenciados, reconhecidos e internalizados, e as competências pertinentes são gradativamente desenvolvidas.
A exploração sonora e vivência rítmica são base para o desenvolvimento das atividades musicais na Escola Salesiana São José, além da performance vocal e instrumental, com instrumentos de percussão, jogos, brinquedos cantados, parlendas e apreciação de obras de diferentes gêneros e tradições. A escola também atua com a musicalização a partir do Ensino Fundamental, pela “Escola de Artes” que oferece atividades extras como Coral e aulas de instrumento.
Você sabia?
Muitos estudos relacionam o desenvolvimento de habilidades na música ao raciocínio matemático. Isso ocorre porque a sistemática de escrita musical nada mais é do que a codificação dos sons num gráfico que relaciona tempo e altura, além de outras relações musicais que são verdadeiras equações matemáticas. Pesquisas científicas comprovam ainda que crianças, jovens e adultos que estudam algum instrumento musical têm melhor desempenho na aprendizagem escolar.
Fonte: Rosana Fleming Coelho
Conceptu Comunicação & Marketing