Agenda mundial da sustentabilidade reforçada em evento no Ciesp-Campinas

‘Empregos Verdes’ foi um dos temas do evento
O Departamento de Sustentabilidade do Ciesp-Campinas comemorou 15 anos de atuação, com evento no dia 10 de abril, na sede da entidade. Na avaliação do diretor do Departamento, Luiz Fernando Araújo Bueno, a sustentabilidade está redefinindo carreiras, impulsionando o desenvolvimento econômico responsável e criando novas oportunidades para a indústria. O diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, destacou a contribuição do departamento nesses 15 anos para a consolidação da região também na área de sustentabilidade.
Na abertura foi apresentado o documentário Green Works, produzido pela 3M, em parceria com a Generous Films. Inspirado em cinco profissionais de diferentes países, o documentário aborda como os green jobs (empregos verdes), estão revolucionando diferentes segmentos e impactam o futuro do planeta.
O presidente da 3M do Brasil, Paulo Gandolfi, reforçou no evento a importância da sustentabilidade na agenda mundial. “A questão ambiental continua fundamental no mundo atual. Nós sabemos que questões geopolíticas sempre influenciam essa discussão, mas ela continua muito válida dentro da minha organização e ao redor de todo mundo. Convido todos a pensar sobre isso”, acrescentou.
Em seguida foi apresentado o painel ‘O Futuro do Trabalho: Carreiras Verdes e a Indústria Sustentável’. Moderado pelo diretor de Sustentabilidade do Ciesp-Campinas, Luiz Fernando Araújo Bueno, o painel teve as participações de Liliane Moura, Gerente de Sustentabilidade da 3M; Alberto Abdu, Head Corporativo ESG e EHS da Bosch América Latina; Rodolfo Sirol, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL e Fabiano Grespi, diretor do departamento de Gente e Gestão do Ciesp-Campinas.
Para Liliane Moura, Gerente de Sustentabilidade da 3M, educação básica é fundamental para ampliar o conhecimento da importância da sustentabilidade. “A visão da educação hoje ainda é muito fragmentada, mas precisamos de profissionais que saibam unificar disciplinas, resolver problemas multidisciplinares e a sustentabilidade é principalmente isso. Fazer uma análise dos ecossistemas, sistemas complexos e pensar como todos os impactos caminham juntos para o futuro melhor, impactos econômicos, ambientais e sociais”, acrescentou.
“A sustentabilidade vai transformar todas as carreiras. Especificamente em relação a Bosch, temos o nosso DTA, que é o Digital Talent Academy, que é a Academia Digital de Talentos, onde é feito um programa de dois anos junto com o Senai, e dentre outras disciplinas e vertentes, a gente tem a digitalização, a inteligência artificial e a inovação. Essa tria é de extrema importância para a sustentabilidade do futuro, que vai desde o design de produtos cada vez mais sustentáveis, até como fazer a reciclagem desse produto”, afirmou Alberto Abdu, Head Corporativo ESG e EHS da Bosch América Latina.
Rodolfo Sirol, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL, destacou o potencial da região de Campinas para a implementação de ações voltadas para a sustentabilidade e o papel do Departamento de Sustentabilidade do Ciesp-Campinas. “Esse polo industrial da região de Campinas, que também é de inovação, atrai as empresas, também pela sustentabilidade praticada aqui. A CPFL tem uma honra enorme de estar dividindo sua expertise em relação à geração e produção de energia, mas também a distribuição, transmissão e todo o seu legado que tem aqui na região”, concluiu.
Depoimentos YouTube:
Diretor do Departamento de Sustentabilidade do Ciesp-Campinas, Luiz Fernando Araújo Bueno –
Presidente da 3M do Brasil, Paulo Gandolfi-
Gerente de Sustentabilidade da 3M, Liliane Moura –
Head Corporativo ESG e EHS da Bosch América Latina, Alberto Abdu –
Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL, Rodolfo Sirol –
Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça