CASACOR São Paulo: saiba mais sobre as ações sustentáveis ocorrendo pós-evento
A economia circular faz parte do DNA do projeto e acontece em todas as suas fases: montagem, exibição e desmontagem
A CASACOR, reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, segue fazendo a diferença mesmo após o encerramento das atividades do evento em São Paulo. Recentemente tornou pública, na divulgação do Relatório de Sustentabilidade 2022, suas conquistas e contribuições diretas para minimizar o impacto de suas ações.
O relatório de sustentabilidade é um documento público elaborado pela CASACOR que tem como objetivo comunicar suas ações, impactos e resultados relacionados às questões ambientais e sociais. Ele fornece informações detalhadas sobre as práticas sustentáveis e serve para demonstrar o desempenho da empresa em sustentabilidade. Por meio dessas práticas é possível atingir os melhores números com transparência e responsabilidade.
Conheça algumas das ações acontecendo agora:
Nas últimas semanas, o principal parceiro social da CASACOR São Paulo, o Instituto Fazendinhando, virou notícia ao entregar a reforma da casa de 4m² de Francisco da Silva, o Tiquinho, como é conhecido na região do Jardim Colombo, em Paraisópolis. Utilizando materiais retirados diretamente do seu ambiente – Espaço Motirõ – na mostra desse ano para realizar as melhorias no lar de Tiquinho, a arquiteta Ster Carro, idealizadora da ONG, reiterou a importância da criação de projetos reais com qualidade estética, conforto e dignidade.
Créditos de imagem: @anenoir_photo
Já a equipe da ArqTab, Audrey e Tamires, responsável pelo espaço pautado pela inteligência artificial em prol da acessibilidade, também conhecida como “Casa do ser”, retirou revestimentos, cobogós, fiação, acabamentos elétricos e bancadas em caráter de doação. Boa parte dos produtos usados no espaço também tiveram como destino as casas dos colaboradores da equipe civil que auxiliou a construção do ambiente dentro da mostra.
Além disso, outras ações de impacto social aconteceram durante o evento deste ano, começando com a venda de ingressos para a avant-première em parceria com o Diversa, Arte e Cultura (DAC), organização social voltada para a promoção da diversidade humana, e doações para o Instituto Fazendinhando na quantia de R$1,00 a cada ingresso vendido.
De maio a agosto foram realizadas palestras, cursos de capacitação e encontros com os principais patrocinadores para debater temas relacionados a sustentabilidade e promover melhorias, assim como visitas acessíveis e gratuitas aos estudantes da rede pública de São Paulo: mais de 1.600 alunos das ETEC’s conferiram a mostra.
Por fim, é importante ressaltar que a mostra conquistou o Certificado Lixo Zero pelo terceiro ano consecutivo e o inédito Selo de Acessibilidade em um evento totalmente Carbono Zero.
*Os dados oficiais sobre a mostra 2023 serão publicados no ano subsequente.
Sobre o Relatório de Sustentabilidade CASACOR
O relatório se baseia na metodologia GRI – Global Reporting Initiative, que desenvolve diretrizes e indicadores para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. Além disso, também se baseou nas diretrizes da ISO 14.001, ISO 20.121 e princípios de sustentabilidade da CASACOR.
Colaboração de Conteúdo: Ciclo e Carbon Free Brasil
Clique aqui para ver o relatório completo: https://bitly.ws/UNCX
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
Mais Informações:
Facebook: www.facebook.com/casacoroficial
Instagram: @casacor_oficial/@casacor_sustentavel