Cinema em Palavras: Sessões comemorativas trazem cineasta Daniel Gonçalves para Campinas
As exibições acontecem no dia 29 de outubro, às 9h, no Cineplex; e às 19h30, na Adunicamp, com entrada gratuita, Libras e audiodescrição
A série de sessões comemorativas do projeto Cinema em Palavras prossegue com obras do cineasta Daniel Gonçalves, que tem trazido temas recorrentes e importantes em suas produções como deficiência, memória e sexualidade. No dia 29 de outubro, terça, às 9h, será exibido o filme Meu Nome é Daniel e, no mesmo dia, às 19h30, na Adunicamp, Assexybilidade. Ambos com entrada gratuita.
As atividades fazem parte da programação comemorativa dos 20 anos do Ponto de Cultura “Cinema em Palavras”, realizado com recursos do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Industrias Criativas e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. O projeto é organizado por Produções Tortas, Contorno Filmes e o Centro Cultural Louis Braille.
Formado em jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas, Daniel Gonçalves tem uma deficiência de origem desconhecida que afeta sua coordenação motora. Trabalhou na TV Globo e hoje é sócio da produtora SeuFilme. Dirigiu os curtas-metragens Tem Bala Aí? (2008); Luz Guia (2012); Como Seria? (2014); e Pela Estrada Afora (2015). Meu Nome é Daniel, seu primeiro longa-metragem, foi exibido em mais de 20 festivais, como IDFA, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, Festival de Sydney, Festival de Cartagena e Mostra de Tiradentes. Assexybilidade, segundo longa de Daniel, ganhou o prêmio de melhor direção de documentário no Festival do Rio 2023.
Sobre os filmes
Meu Nome é Daniel (2018, 1h23min)
Daniel de Castro Gonçalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. No documentário em primeira pessoa o jovem relembra sua infância, por meio de registros de família, para tentar entender sua condição, enquanto no presente busca novas respostas para sua doença.
Assexybilidade (2023, 1h26min)
Conheça histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência e a pluralidade de experiências por meio da vivência de cada uma delas. O documentário busca desmistificar o tabu do sexo e revela também as dores, como a luta diária contra a invisibilidade ou a ideia preconceituosa de que não sentem desejo como todas as pessoas.
Serviço
Quando: 29 de outubro, às 9h
Filme: Meu Nome é Daniel
Onde: Cineplex (Av. Washington Luiz, 2480 – Vila Marieta, Campinas – SP)
Com AD e intérpretes de Libras
Classificação Indicativa: 12 anos
Quando: 29 de outubro, às 19h30
Filme Assexybilidade
Onde: Adunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas. SP)
Com AD e Intérpretes de Libras
Classificação Indicativa: 16 anos