Com 12,8 mil novas unidades habitacionais, seis municípios paulistas debatem crédito imobiliário
Iniciativa do Santander reúne em Hortolândia, no dia 18 de junho, imobiliárias locais e executivos do Banco para esclarecer sobre formas de financiamento
De olho na movimentação do mercado imobiliário no interior paulista, o Santander realiza uma série de eventos em diferentes cidades para apresentar sua estrutura de crédito às imobiliárias. Campinas, Sorocaba, Jundiaí, São José dos Campos, Santos e Praia Grande, entre outras cidades do interior paulista, foram escolhidas para sediar encontros com foco em estabelecer sinergia entre as lideranças regionais do Banco e os executivos de imobiliárias, abordando benefícios, facilidades e a segurança do crédito imobiliário. Em Hortolândia, o evento ocorrerá no dia 18 de junho, a partir das 17h, na agência do Banco localizada na Rua Luís Camilo de Camargo, 511, Jardim Santana. Nos demais municípios, os eventos serão realizados até o mês de julho.
Segundo levantamento do Santander, os seis municípios somaram, juntos, 118 novos empreendimentos no ano passado, com um total de 12,8 mil unidades habitacionais a um preço médio de R$ 9 mil o metro quadrado. Do estoque total de unidades disponíveis em 2023, 64% foram vendidas.
Jundiaí vendeu 90% das unidades disponíveis em 2023, enquanto Sorocaba atingiu 68% de unidades comercializadas. Santos registrou 63% das unidades vendidas, Campinas, 61%, São José dos Campos, 57%, e Praia Grande, 50%.
Em volume de investimentos destinados aos empreendimentos, o valor foi 12% superior ao obtido em 2022. Jundiaí, por exemplo, praticamente dobrou o montante de recursos no ano passado, enquanto Santos aumentou em 71% o valor aplicado pelo setor. Já em São José dos Campos, o aporte foi 17% maior que em 2022. Nas demais cidades, houve redução no capital investido.
“Cada mercado tem a sua particularidade. Campinas, por exemplo, tem oferta de imóveis até 50% mais baratos do que em outras praças importantes no estado de São Paulo, o que mostra um mercado maduro e muito atraente”, aponta Vinícius Reis, líder regional de Crédito Imobiliário do Santander.
Até abril último, o volume de crédito imobiliário oferecido pelo Santander cresceu 10% e o Banco atingiu 9% de market share, com ganhos de 2,2%. No mesmo período, o mercado nacional de crédito imobiliário retraiu 6%. “É importante mostrar às imobiliárias que atendemos todos os segmentos que necessitam de crédito imobiliário, com estruturas personalizadas. É possível o cliente fazer uma simulação do financiamento ou crédito com garantia de imóvel (Usecasa) e a análise de crédito ocorre de forma on-line ou na própria rede de agências”, explica o executivo.
Após aprovado o crédito, um time de especialistas apoia o cliente caso haja dúvidas e ajuda, se necessário, no envio dos documentos. “Temos as equipes preparadas para dar assessoria completa em crédito imobiliário”, diz Javier Garcia Verdous, senior head da Rede SP Metropolitana do Santander Brasil.
O Banco oferece prazo de pagamento até 35 anos, segurança jurídica, avaliação dos padrões técnicos de engenharia do imóvel, assinatura com registro eletrônico e hotline, canal de especialistas que apoia os clientes em toda jornada da pré-contratação. “Cerca de 75% dos contratos são emitidos em um prazo de 15 dias para crédito imobiliário e 85% dos contratos de Usecasa tem prazo médio de 7 dias. É importante mostrar essa agilidade aos parceiros imobiliários até para que recebam a comissão mais rapidamente, garantindo a melhor condição na realização dos sonhos dos clientes”, conclui Reis.