Com previsão de aquecimento, setor imobiliário investe em paisagismo, tecnologia e convivência
Diretor de novos negócios da NEWPROPERTIES, Henrique Haddad comenta os fatores responsáveis pelo otimismo no setor com previsão de mais lançamentos no segundo semestre de 2023
A previsão dos especialistas é que o setor imobiliário tenha uma arrancada a partir do segundo semestre de 2023, em decorrência da superação da pandemia de Covid-19, da reorganização da cadeia logística mundial e da queda da inflação e da Selic, a taxa básica de juros no Brasil.
Portanto, os lançamentos de novos empreendimentos imobiliários que estavam represados serão retomados e focados no perfil do novo consumidor, que passou a valorizar as áreas de convivência, os coworking, ou seja, os escritórios compartilhados para permitir o home office, a integração à natureza e a incorporação de tecnologias avançadas para reforçar a segurança.
Um desses otimistas com o aquecimento das vendas no setor imobiliário é o diretor de novos negócios da NEWPROPERTIES, Henrique Haddad. A empresa foca seus negócios na capital paulista e para o segmento das classes média e alta. “Estamos bastante otimistas. O pior já passou”, disse Haddad.
Seguindo a tendência da última década, inflada pela pandemia, as pessoas passaram a valorizar o conforto em casa e o convívio com as outras pessoas. Por isso, buscam áreas comuns super equipadas, apartamentos mobiliados e integração dos ambientes com a natureza.
Daí a procura por imóveis com paisagismo, coworking com wifi e tecnologias para videoconferência. Um dos diferenciais do empreendimento do grupo é posicionar a área de lazer no topo dos prédios, para que os futuros condôminos desfrutem da vista.
Nas áreas internas, a tendência é seguir a biofilia, ou seja, incorporação de materiais que remetem à natureza, para tornar os ambientes mais leves, como uso de madeira, folhagens e jardins verticais nas paredes. O uso de espelhos, especialmente nos apartamentos menores, ajuda a ampliar o ambiente.
“Todo o conceito de incorporação parte das necessidades do morador”, explicou Haddad. Daí o emprego de tecnologias para garantir a segurança, como acesso biométrico nas áreas comuns, portaria eletrônica e equipamentos com reconhecimento facial.
Como o consumidor do Século XXI também está mais antenado com as causas ambientais, os projetos do grupo adotam sistemas de reuso de água e instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica para economia nas contas. Nas unidades compactas, um dos diferenciais é a eliminação das chaves, com instalação de fechaduras biométricas.
Mas as inovações não param por aí. Em um prédio da linha Walk, em Moema, por exemplo, a Movida montou uma locadora no subsolo para uso exclusivo dos moradores da torre, para pagamento por hora. Os novos empreendimentos também priorizam o suporte para carregamento dos carros elétricos e bicicletários.
Todas essas inovações incorporadas nos novos empreendimentos são decorrentes da mudança do conceito de moradia com valorização das residências, busca de equipamentos mais completos, ambientes inteligentes e imóveis decorados e com plantas.
Os compradores ainda levam em consideração os equipamentos de lazer na hora da escolha dos imóveis, como piscinas, aparelhos modernos nas academias e salões de festa. No caso das famílias, brinquedoteca e playground ajudam ao fechar o negócio. Os Pet Place, os espaços para diversão dos animais de estimação, também não podem faltar nos novos empreendimentos.
Dependendo dos espaços, há casos de empreendimentos que contam com sauna, spa, solar e ampla área externa verde. As lavanderias coletivas, com máquinas para lavagem e secagem de roupas, também não podem mais faltar nos lançamentos, contou Haddad.
LANÇAMENTOS
O aumento da oferta de unidades habitacionais ano que vem está baseado em três fatores: definição do cenário eleitoral, mudança na política fiscal e queda da inflação e da taxa Selic, que hoje está em 13,75% ao ano. Desta forma, a tendência é que o custo do crédito imobiliário barateie para o consumidor, o que favorece os novos negócios.
Essa análise ajuda os empresários do ramo na tomada de decisões. Diante do cenário de incertezas econômicas e políticas ainda por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, as pessoas estão postergando a compra dos apartamentos, explicou Haddad.
A expectativa do diretor de novos negócios da NEWPROPERTIES é que ocorram novos lançamentos e os preços dos imóveis na planta subam para esse segmento de atuação. Normalmente, o número de lançamentos é menor por conta das dificuldades de encontrar terrenos na capital paulista nas áreas mais nobres.
Via de regra, o consumidor com maior poder aquisitivo é mais resiliente, pois depende menos de financiamento imobiliário, é menos impactado pelas mudanças no mercado de trabalho e é menos avesso ao cenário macroeconômico.
NOVO PERFIL
No passado, os apartamentos eram mais procurados pelos idosos, mas, nas últimas décadas, houve uma reversão nessa tendência, e a escolha depende do momento na vida do consumidor, quando se casa, tem filhos ou se divorcia.
Por isso, a empresa foca seus produtos de acordo com essas mudanças. Para exemplificar, a linha Walk é mais compacta com apartamentos funcionais e mobiliados de 25 a 50 metros quadrados, situados próximos de estações do metrô e regiões consolidadas, procurados por profissionais em início de carreira na faixa de 25 a 30 anos.
Já a linha New Residence, por exemplo, é direcionada para um perfil mais familiar, com unidades mais amplas. A empresa lançará, em Moema, por exemplo, um empreendimento com unidades de 150 metros quadrados, com três vagas na garagem e três suítes.
Para o ano que vem, a empresa pretende lançar de quatro a cinco projetos, com linhas diferentes, em regiões nobres e com imóveis de alto valor agregado. Na Vila Clementina, por exemplo, será lançado um prédio próximo do shopping e das estações do Metrô. Em Moema serão dois empreendimentos em uma região muito cosmopolita que passou a ser revitalizada nos últimos cinco anos.
Outro empreendimento será lançado no Paraíso, próximo da Avenida Paulista. Outro segmento será destinado a região do Parque do Ibirapuera. De modo geral, os empreendimentos do grupo contam apenas com uma torre, com média de 100 a 120 unidades. O projeto mais compacto normalmente conta com 91 unidades.
Sobre a NEWPROPERTIES
A NEWPROPERTIES é uma empresa que cria oportunidades imobiliárias únicas, mediante o planejamento, desenvolvimento, edificação e gestão de empreendimentos de valor nas melhores regiões de São Paulo. O projeto é baseado em quatro pilares: inovação, qualidade, negócios sustentáveis e resultados consistentes. O objetivo é perpetuar os valores que um empreendimento imobiliário pode gerar para o consumidor.
Respaldada pela reputação de quem atua no mercado imobiliário há mais de 40 anos, a NEWPROPERTIES busca ser referência no setor, pelo diferencial que entrega ao personalizar cada tipo de projeto.
Com sócios que já entregaram mais de R$ 5 bilhões de VGV (Valor Global de Vendas) e 6 milhões de metros quadrados de unidades, a companhia toma como base a inovação, qualidade, criação de negócios sustentáveis e geração de resultados consistentes em todos os seus empreendimentos.