Cursos de férias do MAM São Paulo traz aulas sobre arte, urbanismo e fotografia

Com uma opção on-line e três presenciais, cursos oferecem abordagens introdutórias de gestão cultural, narrativas da história da arte, temas contemporâneos da cultura e práticas artísticas

A agenda de 2024 no Museu de Arte Moderna de São Paulo começa com a abertura de quatro novos cursos que têm como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre as histórias da arte e temas contemporâneos. Ministrados por profissionais renomados das áreas de história e crítica da arte, fotografia, artes visuais, urbanismo, entre outros, os cursos são indicados tanto para iniciantes como para especialistas no assunto. Disponíveis para inscrição no site do MAM (https://mam.org.br/curso/). Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.

Único curso on-line da lista, Arte e entretenimento em Byung-Chul Han, ministrado pelo professor Lucas Nascimento Machado, faz uma breve introdução ao tema da arte e do entretenimento, explorando sua conexão com a crítica ao capitalismo de Byung-Chul Han. A metodologia aponta para formas de arte e entretenimento capazes de resgatar a nossa relação com o mundo e com o outro.

Dos cursos presenciais, Caminhada como estratégia / arte como resposta, do professor Caio Meirelles Aguiar, mergulha na investigação dos artistas contemporâneos e de seus novos modos de experiência urbana, à medida que buscam compreender e dialogar com a complexidade da cidade no século XXI.

Apresentada pela professora Carine Wallauer, a Oficina de Experimentação Criativa em Imagens é um convite para fotógrafos, artistas e entusiastas interessados na construção estética e narrativa das imagens. Essa oficina explora abordagens analógicas criativas para o desenvolvimento de projetos fotográficos e artísticos, por meio da intervenção com aquarela em imagens fotográficas impressas.

Na mesma área, o curso Laboratório de Cadernos Fotográficos, ministrado pelo professor Marcello Vitorino, oferece uma iniciação à elaboração do discurso visual e gráfico, utilizando o caderno de fotografias como ponto de partida para registrar o processo. De maneira lúdica, o curso ajuda a aprimorar o aproveitamento de suas fotografias, considerando aspectos fundamentais da linguagem visual, como enquadramento, relação com a luz, composição, e a compreensão das capacidades e potencialidades do equipamento disponível.

Confira a programação completa:

ARTE E ENTRETENIMENTO EM BYUNG-CHUL HAN, com Lucas Nascimento Machado
Curso online (ao vivo via plataforma de conferência e aulas gravadas disponibilizadas por tempo determinado)
Contempla certificado no final.

Dias 16, 23, 30 de janeiro e 6 de fevereiro, terças-feiras, das 19h às 21h

4 encontros | Investimento: R$ 320,00

Byung-Chul Han é atualmente um dos filósofos mais discutidos, em razão de sua crítica perspicaz e incisiva à nossa sociedade contemporânea. Autor do renomado livro “Sociedade do cansaço”, no qual aborda a lógica da produtividade ilimitada e da autoexploração, motivadas pelo imperativo do desempenho, Han considera a arte como um dos principais meios para compreender e propor soluções para os impasses sociais. Para Byung-Chul Han, a arte oferece a possibilidade de estabelecer diferentes relações com o mundo e com o outro, ou até mesmo de suprimir essas relações completamente.

Neste curso, ministrado por Lucas Nascimento Machado, será feita uma breve introdução ao tema da arte e do entretenimento, explorando sua conexão com a crítica ao capitalismo de Byung-Chul Han. Os participantes poderão observar que, em sua análise da arte clássica e contemporânea, Han não apenas denuncia um paradigma estético que alimenta a lógica egocêntrica do capitalismo, mas também aponta para formas de arte e entretenimento capazes de resgatar nossa relação com o mundo e com o outro.

Este curso está aberto a todos os interessados no assunto, não sendo necessário possuir conhecimentos prévios para participar das aulas.

Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura. Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que se interesse pelo tema, o curso não exige conhecimento prévio.


Programa:

Aula 1: Uma sociedade do desempenho e da exaustão: uma introdução à filosofia de Byung-Chul Han

– A crítica do capitalismo em Byung-Chul Han

– As diferentes fases do pensamento de Han

– Panorama do tratamento da arte e da estética na filosofia de Han

Aula 2: Arte x entretenimento em Byung-Chul Han

– A crítica à paixão ocidental e à busca por transcendência

– A confluência entre arte e entretenimento no puro deleite

– O entretenimento como abertura ao mundo

Aula 3: A salvação do belo e a crítica da estética do liso

– A estética autoerótica kantiana

– A estética do liso e a supressão da alteridade

– A estética da dor e da ferida

Aula 4: Filosofia como modo de vida

– A arte do descentramento

– Romantismo e natureza

– A contemplação do belo

Sobre o professor

Lucas Nascimento Machado é professor de Filosofia do Colégio Franciscano Santa Isabel. É Doutor em Filosofia pela USP, foi professor de história da filosofia pela UFRJ e é o atual diretor da Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI). Além disso, é um dos tradutores da obra de Byung-Chul Han para o português brasileiro, tendo traduzido obras como Bom Entretenimento, Filosofia do Zen Budismo, Louvor à Terra e, mais recentemente, Vita Contemplativa.

CAMINHADA COMO ESTRATÉGIA / ARTE COMO RESPOSTA, com Caio Meirelles

Aguiar
Curso presencial no MAM SP
Contempla certificado no final

Dias 13, 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro, sábados, das 10h às 12h |
4 encontros | Investimento: R$ 320,00

Num abrangente panorama temporal que se estende do século XIX até os dias contemporâneos, este curso explora como grupos específicos de artistas e escritores conceberam suas obras como respostas subjetivas aos modelos urbanos impostos em suas épocas. Um denominador comum entre eles é a intensa utilização da experiência física como estratégia criativa: caminhadas, derivas, mapeamentos, relatos e imersões na multidão.

Ao atravessar os séculos, desde Baudelaire e João do Rio no século XIX, passando por Virginia Woolf, Flávio de Carvalho e os surrealistas franceses na década de 1920, até Hélio Oiticica, Robert Smithson, Denise Scott Brown e o situacionismo de combate na efervescente Paris de 1968, o curso culmina na investigação dos artistas contemporâneos e de seus novos modos de experiência urbana, à medida que buscam compreender e dialogar com a complexidade da cidade no século XXI.

Ministrado presencialmente, o curso é voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que busca compreender mais sobre arte e urbanismo. O curso não exige conhecimento prévio.

Programa:

Aula 1 – Flanâncias

– Multidão e anonimato

– Derrubado dos velhos centros e o novo cenário moderno – o flâneur

– Charles Baudelaire (Paris)

– João do Rio (Rio de Janeiro)

Aula 2 – Deambulações

– Estranhamento e fugacidade

– Virginia Woolf (Londres)

– Flávio de Carvalho (São Paulo)

– Grupo Surrealista (Paris)

Aula 3 – Derivas

– Participação e jogo

– Hélio Oiticica / Lygia Clark (Rio de Janeiro)

– Roberto Piva (São Paulo)

– Robert Smithson (Nova Jersey)

– Denise Scott Brown (Las Vegas)

– Guy Debord, situacionismo e os movimentos de 1968 (Paris)

Aula 4 – Saltando entre ilhas

– A qual cidade responder?

– Sophie Calle (Paris)

– Jonathas de Andrade (Recife)

– Regina Parra (São Paulo)

– Francis Alÿs (Cidade do México)


Sobre o professor

Urbanista e museólogo, Caio Meirelles Aguiar desenvolve projetos relacionados à gestão e documentação de acervos, pesquisa curatorial, edição de conteúdo relacionado à arte contemporânea e consultorias referentes à conservação de instalações e videoarte.

OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO CRIATIVA EM IMAGENS, com Carine Wallauer
Curso presencial no MAM SP
Contempla certificado no final

Dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, quartas-feiras, das 18h às 21h |
4 encontros | Investimento: R$ 320,00

Oficina que explora abordagens analógicas criativas para o desenvolvimento de projetos fotográficos e artísticos por meio da intervenção com aquarela em imagens fotográficas impressas. Iniciando com uma análise da obra da artista cearense Telma Saraiva, especialista em fotopintura, propõe-se uma imersão intensiva na pesquisa e descoberta da imagem como catalisador criativo da autopercepção. Um dos pontos destacados na obra de Telma são seus autorretratos, nos quais a artista emprega a tinta para conceber novos universos inspirados principalmente em personagens dos grandes clássicos do cinema hollywoodiano.

Cada participante terá a oportunidade de desenvolver um projeto a partir de autorretratos criados durante as aulas. Diferenciando-se de Telma, que utilizava tinta a óleo, nesta oficina, a ênfase recai sobre a aquarela como técnica principal.

A proposta é acessível a fotógrafos, artistas e entusiastas interessados na construção estética e narrativa das imagens. Não é necessário possuir experiência prévia em nenhuma das técnicas ou ter realizado trabalhos anteriores no âmbito da imagem. O único pré-requisito é a disposição para experimentar e a crença de que todo o processo é uma jornada, sem conceitos de certo ou errado.

Ministrado presencialmente, o curso é voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que busca compreender mais sobre arte e fotografia. O curso não exige conhecimento prévio.


Programa:
Aula 1

– Introdução à aula, apresentação da metodologia e do cronograma.

– Exibição e análise do trabalho de Telma Saraiva.

– Apresentação dos materiais e instruções sobre a técnica básica.

Aula 2

– Apresentação de artistas contemporâneos que empregam técnicas de fotopintura.

– Prática orientada de experimentação em fotopintura.

Aula 3

– Continuação da prática de experimentação em fotopintura, com orientações.

Aula 4

– Conclusão da prática de experimentação em fotopintura com orientações adicionais.

– Etapa de finalização e conclusão do projeto.

Sobre a professora:

A produção artística de Carine Wallauer transita entre a técnica e a experimentação com imagens, sejam estas estáticas ou em movimento. Sua obra faz parte da coleção de Joaquim Paiva e encontra-se nos acervos do MAM RJ, IMS SP e MAC RS. Além de colaborar em projetos de outros cineastas, desde 2020, dedica-se ao “Copan”, seu primeiro longa-metragem como roteirista e diretora. Participou de laboratórios de desenvolvimento em dois dos mais conceituados festivais de cinema do mundo: Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim e IDFA – Festival Internacional de Documentários de Amsterdã.

LABORATÓRIO DE CADERNOS FOTOGRÁFICOS, com Marcello Vitorino
Curso presencial no MAM SP
Contempla certificado no final

Dias 25 de janeiro e 1, 8, 15, 22 e 29 de fevereiro, quintas-feiras, das 19h às 21h |
6 encontros | Investimento: R$ 480,00

Este laboratório constitui uma introdução à elaboração do discurso visual e gráfico, utilizando o caderno de fotografias como ponto de partida para registrar o processo, que se desdobrará ao longo de seis encontros, cada um com a duração de duas horas.

De maneira lúdica, os participantes terão a oportunidade de aprimorar o aproveitamento de suas fotografias, considerando aspectos fundamentais da linguagem visual, como enquadramento, relação com a luz, composição, e a compreensão das capacidades e potencialidades do equipamento disponível.

Além disso, serão incentivados a explorar a poética da fotografia por meio de estudos de caso, provocando reflexões sobre a construção de ensaios fotográficos e sua concretização por meio de técnicas de edição, impressão e montagem dos cadernos.

Ministrado presencialmente, o curso é voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que busca compreender mais sobre fotografia. O curso não exige conhecimento prévio, mas recomenda ter um domínio mínimo sobre seu dispositivo fotográfico.

Programa:

Aula 1

Apresentação do curso e metodologia. Dinâmica de apresentação dos participantes. Leitura de imagens e provocação para a semana.

Aula 2

Interpretação da luz + linguagem. Leitura de imagens e provocação para a semana.

Aula 3

Estudos de caso (referências fotográficas) + linguagem. Leitura de imagens e provocação para a semana.

Aula 4

Poéticas possíveis + referencial gráfico/editorial (papéis, acabamentos, etc.). Leitura de imagens e provocação para a semana.

Aula 5

Princípios de edição + referencial gráfico/editorial (papéis, acabamentos, etc.). Leitura de imagens e atividade prática em sala.

Aula 6

Fechamento dos cadernos fotográficos.

Sobre o professor:

Marcello Vitorino é um fotógrafo independente e professor de Fotografia no MAM-SP. Graduado em Comunicação Social pela UMESP, ele obteve pós-graduação em Fotografia pelo Senac-SP e em Gestão Cultural pelo CPF-SESC. Além de sua contribuição como curador do Acervo Marcelo Min e gestor da Casavitorino até 2020, Marcello dedica-se à fotografia desde 1994.

Ao longo de sua carreira, publicou e expôs diversos ensaios, incluindo obras notáveis como “Concrecidade” (2002), “Ex-fabris” (2006), “Encontro com o Divino” (2010), “Agô!” (2011), “Destinos Flutuantes” (2012), “Refúgio da Luz” (2013), “Salto para a Humanidade” (2015) e “Labirinto em Mim” (2018).

Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

Serviço
Museu de Arte Moderna de São Paulo

Cursos de janeiro no MAM

Inscrições disponíveis pelo site https://mam.org.br/curso/

Quem integrar o programa de fidelidade Amigo MAM tem 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.

Dúvidas: [email protected] | WhatsApp: 11 99774 3987

Telefone: (11) 5085-1300

Acesso para pessoas com deficiência

Restaurante/café

Ar-condicionado

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