De pastelaria a vinícola premium. A diversidade do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha
Evento reunirá entre junho e julho 56 restaurantes e similares da Serra da Mantiqueira paulista, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais
Além de divulgar a gastronomia típica da Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina, Serra do Mar, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais para valorizar as raízes centenárias da culinária regional, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha oferecerá ao público uma extensa diversidade gastronômica, que vão desde pratos mais simples e tradicionais, até os mais refinados com requintes de luxo.
O Festival, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho, possui 24 municípios dos estados de Sâo Paulo e Minas Gerais que já confirmaram a participação no maior evento do gênero no Brasil em duração. O evento reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.
Segundo a organização, até o momento, 56 estabelecimentos já se inscreveram para o festival, sendo 24 restaurantes do estado de São Paulo e 31 do estado de Minas Gerais. A Sabores da Montanha, associação de empresários do setor gastronômico e organizadora do Festival, divulgou no último fim de semana que o prazo para as inscrições foi prorrogado para o próximo dia 28 de abril. O número de participantes, portanto, tende a aumentar.
Miscelânia saborosa
Os restaurantes e similares vêm caprichando nas receitas dos pratos que participarão do Festival, muitos mantendo a tradição da culinária típica caipira. Outros, no entanto, vêm dando um toque contemporâneo à comida mineira. Ou o inverso, dando um toque mineiro à gastronomia contemporânea.
É o caso do Espaço Gourmet da Fazenda Santa Helena, onde é produzido o @azeitemonasto, em Maria da Fé (MG). A Chef Anna Luiza Peixoto criou o prato “Aconchego Mineiro”, utilizando um tradicional Prime Rib, muito consumido nos EUA (embora sua origem, controversa, seja na Inglaterra).
A partir do corte, ela introduziu alguns insumos frescos encontrados na região para adaptar a iguaria à culinária típica regional. O “Aconchego Mineiro” é produzido com o Prime Rib suíno grelhado com azeite Monasto flambado com cachaça e creme de leite, em cama de tapioca hidratada com queijo maturado, sendo tudo grelhado juntamente com a carne.
O prato é acompanhado por um delicioso vinagrete de feijão vermelho com pimentões e tomates frescos. A Chef revelou os segredinhos da receita para preparar os três elementos do prato: Prime Ribe suino, sal, pimenta do reino, limão cravo, cachaça e creme de leite fresco. Gallette: tapioca granulada, leite, manteiga e queijo maturado. Já o vinagrete é preparado com feijão vermelho, pimentão amarelo e vermelho, cebola, tomate italiano, salsinha, limão e azeite Monasto.
Outro prato de origem estrangeira, desta vez, americana, é o Bufallo Wings, que a cervejaria @generalbeermg, de Andradas (MG) preparou para o festival. O tradicional petisco americano é produzido com asinha de frango assada, coberta com molho Bufallo agridoce e levemente picante.
Adriano Rondinelli, autor da iguaria, recomenda a harmonização com Chopp General Beer Weiss ou Catharina Sour, que são alguns dos sucessos da casa. Ele acrescentou à tulipa de frango um molho agridoce levemente apimentado, que deixou o prato ainda mais saboroso.
Mais tradicional, impossível! Foi neste clássico mineiro que o @barcharcutariacaldense, de Poços de Caldas (MG) apostou para inscrevê-lo no festival, pois é uma iguaria que representa uma das tradições mineiras. Além de produtora artesanal, a Charcutaria Caldense também atua como bar, lanchonete e restaurante.
Manoel Cava, autor do prato, utiliza a linguiça artesanal em gomos para produzi-lo, acrescentando outra delícia típica mineira, o queijo provolone, que é derretido.
Tudo é montado na baguete com crosta do queijo. O Pão com Linguiça e Queijo acompanha molhos vinagrete ou chimichurri.
Outra iguaria super acessível no 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha é o famoso e centenário pastel. A Pastelaria Mercadão, que funciona no Mercado Municipal de Andradas (MG), vai dar aquele gostinho especial de pastel de feira aos clientes do evento e turistas. Afinal, não há como resistir a um bom pastel, principalmente os clássicos produzidos em mercados municipais.
A pastelaria preparou para o festival o “Gaúcho Brabo”, um prato com 10 pasteizinhos recheados com costela bovina desfiada servidos com uma suculenta geleia de pimenta e maionese especial da casa para o recheio.
Os autores dessa delícia, Maria Clara Bensi Carnevalli e Leandro Carnevalli, preparam os pasteizinhos com costela bovina desfiada e temperada de forma artesanal, geleia de pimenta e maionese caseira especial.
Vinícola premium
A Bruschetteria da Villa, da Vinícola Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP), especializada em cozinha contemporânea, com toques italianos e autorais, participará do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha com seu Menu Degustação da Villa, com direito a couvert, entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa.
Tudo pode ser degustado diante de um cenário incrível da vinícola, com vista para os parreirais, em um ambiente que remete à Toscana. O couvert é servido com uma focaccia fermentação 100% natural, com duo de manteigas e coalhada seca de limão siciliano.
A entrada é uma saborosa Burrata com salada de rúcula e tomates assados ao molho pesto. O primeiro prato do Menu Degustação, elaborado pelo Chef Roque Souza, é um ravióli de legumes com ricota e suco de laranja alla manteiga de sálvia e lascas de queijos. Mais que suficiente para abrir o apetite para o prato principal, uma Truta salmonada com crocante de ervas e limão siciliano, farofa de pinhão e risoto de arroz Piagüi.
Para encerrar essa experiência saborosa, um Brownie com sorvete de mousse de Cambuci com calda de chocolate. Todo o menu pode ser harmonizado com vinhos da casa.
Como participar
Para participar do Festival os estabelecimentos deverão criar um prato para o Festival ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos.
Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes. Na prática, nada muda no dia a dia dos estabelecimentos. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.
Informações podem ser obtidas por meio do WhatsApp (11) 9-5435-3665 ou pelos emails [mailto:[email protected],br][email protected],br, [email protected], pelo Instagram @saboresdamontanha_br ou por meio do site [www.saboresdamontanha.com.br]www.saboresdamontanha.com.br.
O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem apoio institucional da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG), Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Espírito Santo do Pinhal (SP), Saboreie Cunha (SP), São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Turismo de Itamonte (MG), Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e patrocínio da Revista Travel for Life.
Grupo Sabores
A Sabores da Montanha pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira. O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.
CONHEÇA OS PARTICIPANTES DO FESTIVAL
SÃO PAULO
Bananal: B de Bocaina, Fazenda Mangueira, Habeas Corpus, Santa Prosa, Vale das Cachoeiras
Campos do Jordão: Coze, Secreto Luxury
Cunha: Bethlehem, Espaço Drão Restaurante e Ateliê, Kallas da Serra, Restaurante do Gnomo
Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi, Vinícola Guaspari
Queluz: Queijaria Santa Vitória
Santo Antônio do Pinhal: Pousada Quatro Estações
São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria
São Francisco Xavier: BrewPub SP-50-BIER, Casa da Bella, Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, Villa K2
São José do Barreiro: Rancho Gastronomia
Silveiras: Trempe Restaurante
MINAS GERAIS
Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, General Beer, Minas Coffee Cafeteria, Pastelaria Mercadão, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House, Taverna Restaurante
Cambuí: Empório Portão de Cambuí, Pizzaria Nápoles
Caxambu: Embrasa, Boi Ralado
Extrema: Café Boiadeiro, Tulha da Serra
Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria, Restaurante Vitória
Itajubá: The Gustta Foodtruck
Itamonte: Bela Serra, Encantamonte
Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé, Fazenda Santa Helena, Pizzaria Casa Rosada,
Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta
Passa Vinte: Pousada Caminho dos Ipês
Piranguinho: Pizzaria do Filipe
Poços de Caldas: Charcutaria Caldense, Porcaria e Choperia, Ziel Cervejaria
Santa Rita do Sapucaí – The Town Bar e Café
São Thomé das Letras: Jardim Secreto
SERVIÇO | 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA
Início: 2 de junho de 2023
Término: 30 de julho de 2023
Informações: (11) 9-5435-3665 | @saboresdamontanha_br