Escola Estadual de Americana participa da campanha de conscientização sobre rede elétrica
Alunos da Escola Estadual Bento Penteado dos Santos aprendem, de forma lúdica, a brincarem com pipas de forma segura e longe da fiação
Explicar às crianças sobre o risco de soltar pipa em áreas com rede de energia e o perigo de um choque elétrico, são o foco principal do evento “Brincar de pipa também precisa de cuidados”, que está sendo realizado entre hoje e amanhã (03) pela CPFL Paulista, na Escola Estadual Bento Penteado dos Santos, no bairro Antônio Zanaga, em Americana.
A iniciativa é parte do Guardião da Vida, programa permanente da distribuidora que busca conscientizar a população para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre as ações realizadas pela CPFL estão visitas a escolas para falar diretamente sobre o assunto com as crianças e adolescentes.
No encontro que acontece em Americana, cerca de 500 alunos, entre 7 e 11 anos, estão conhecendo de forma lúdica e educativa, os riscos que rondam a brincadeira a fim de evitá-los.
“É uma forma interativa de levar conhecimento para as crianças que aprendem brincando. As nossas maquetes energizadas, por exemplo, mostram as consequências de tentar tirar uma pipa enroscada dos fios da rede elétrica”, afirma Talita Cristina Pinotti, consultora de negócios da CPFL Paulista.
As crianças têm acesso ainda a vídeos orientativos e a maquete de uma casa energizada, na qual equipes da CPFL Paulista dão dicas de segurança e ensinam a economizar energia. Os alunos também conhecem de perto o caminhão da companhia com cesto aéreo e exemplares de EPIs (equipamentos de proteção individual). Um gibi é entregue aos participantes para que possam compartilhar com amigos e familiares o aprenderam durante o evento.
Técnicos da companhia deram orientações sobre cuidados com energia elétrica dentro de casa (Foto: Divulgação/CPFL)
CPFL orienta sobre os riscos de soltar pipas próximo a rede (Foto: Divulgação/CPFL)
Dicas da CPFL Paulista para uma brincadeira mais segura:
- Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia;
- Nunca use cerol ou a linha “chilena”, pois é crime. Lei Estadual – Nº 12.192, de 2006);
- Evite “rabiolas”, elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, provocando choques elétricos;
- Caso a pipa enrosque nos fios, não tente soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo;
- Nunca tente resgatar uma pipa com canos, bambus ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida;
- Não solte pipas em dias de chuva, com incidência de descargas atmosféricas (raios). Ela funciona como para-raios, conduzindo energia.
Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.
O que fazer em uma ocorrência?
- Em caso de falta de energia ou acidente com uma pipa envolvendo a rede elétrica, entre em contato com os canais de atendimento da CPFL Paulista: www.cpfl.com.br, app CPFL Energia, WhatsApp: (19) 99908-8888 ou pelo 0800-010 10 10.
- Os canais também podem ser utilizados pelos clientes da CPFL Paulista para reportar ocorrências e acidentes na rede elétrica ocorridos com terceiros. Além disso, em caso de vítima, devem ser acionados o Corpo de Bombeiros, SAMU ou demais órgãos de socorro médico.
- É importante que a pessoa permaneça o mais distante possível do fio partido para evitar acidentes graves e fatais.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia está há 110 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês.
Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.