Evento apresenta a produção e as novidades da floricultura nacional para 2025

Sumpatiens bicolor, Zamioculca com folhas que passam do amarelo-dourado ao verde-escuro e embalagens perfumadas estão entre os lançamentos que o setor da floricultura nacional apresentará no 29º Veiling Market, nos dias 13 e 14 de março, em Santo Antônio da Posse, região de Holambra. Realizado pela Cooperativa Veiling, o evento divulga as flores e plantas ornamentais disponíveis este ano, permitindo a comercialização antecipada dos produtos por meio do contato direto entre produtor e distribuidores. Os profissionais do setor poderão participar de palestras para a atualização sobre o mercado e conhecer a “Vitrine de Tendências”. As “Flores do futuro”, provenientes de melhoramentos genéticos, são oferecidos aos produtores para aumentar seus mix de produtos..
A Cooperativa Veiling Holambra realiza nas próximas quinta e sexta-feira, dias 13 de março (das 8h às 18h) e 14 (das 8h às 16h), a maior feira de flores e plantas ornamentais do Brasil. O 29º Veiling Market reunirá mais de 160 produtores com três principais objetivos: informar sobre as flores e plantas ornamentais já plantadas e que estarão à disposição do mercado neste primeiro semestre; apresentar as novidades do setor para 2025, e permitir que os distribuidores antecipem as compras para duas das mais importantes datas do segmento – Dia das Mães e Dia dos Namorados – com a finalidade de garantir melhores preços e disponibilidade dos produtos.
Essa negociação direta entre os produtores e distribuidores (centrais de abastecimento, como Ceasas e Ceagesp, supermercados, garden centers, floriculturas, redes de autosserviço e decoradores, entre outros), dispensa a participação deles no concorrido leilão da Cooperativa, onde as transações acontecem com extrema rapidez, sendo que, a cada 1,5 segundo, uma nova venda é concluída. Tudo é tão rápido e dinâmico que, em até três horas após a arrematação, os produtos já estão nos boxes dos compradores, prontos para seguir viagem em caminhões refrigerados rumo aos pontos de venda. No evento, a compra feita antecipadamente já permite a reserva dos produtos e a entrega na data desejada.

Dia da Mulher aumentou as expectativas
Para se ter uma ideia, na semana do Dia da Mulher, a Cooperativa Veiling, centro de distribuição de flores e plantas mais dinâmico do país, mais uma vez acelerou o ritmo das entregas. Com mais de 500 docas, o fluxo de carga e descarga chegou a movimentar cerca de três mil caminhões para atender à demanda do período, que registrou cerca de 17 milhões de unidades de flores e plantas circulando pelo local. Por isso, os produtores estão bastante otimistas para as vendas antecipadas para o Dia das Mães (15%) e para o Dia dos Namorados (10%) que, juntos, representam ¼ das vendas anuais do setor.
Lançamentos:
As novidades que chegam ao mercado floricultor em 2025:
Zamioculca Camalion, cujas folhas que passam do amarelo-dourado ao verde-escuro (Terra Viva);


Red Candy Sunpathiens, primeira impatiens resistente ao sol pleno bicolor (Flora Beijo);
Alstroeméria Diamantina, com as flores colhidas mais abertas para preservar ao máximo sua tonalidade na cor laranja! e Alstroeméria Testarossa, vermelho que brilha, altíssima durabilidade e versatilidade para atender aos mercados de decoração e autosserviço (kero Flor).


Rosa Orange, cor intensa e vibrante em um tom de laranja (Swart);


Begônia Mandala, porte compacto, folhas verdes-musgo realçadas or fechos em verde-vivo que se irradiam a partir do centro (De Wit Plantas);
Protea Safari (Sitio Terra Valente);


Bonsai Euphorbia Francoissi, no pote 12 (Symphony);
Begônias Maculata Spotlight Green (verde) e Spotlight Dark (preta), caracterizadas pelas pintas cintilantes, folhas um pouco menores e mais crespas do que tradicional (Flora Fujimaki);


Dez variedades de antúrios (Lisa Flora);


Kalanchoes com grande variedade de cores – do amarelo vibrante ao sofisticado lilás, passando por tons intensos de vermelho, rosa, branco e bicolores – da Linha “Momentos” cuja embalagem traz o conceito de “pronto para presentear” (Joost Kalanchoe).
Embalagens perfumadas
O Grupo Swart e o produtor Marcelo Almeida inovaram e, em 2025, estão lançando embalagens perfumadas. Ao longo dos anos, os melhoristas dedicaram-se a criar variedades de flores sem perfume, atendendo a uma demanda específica dos decoradores, para que os cheiros das flores não interferissem nos ambientes dos eventos, principalmente gastronômicos. Pensando em oferecer uma experiência diferenciada para quem recebe flores como presente, o Grupo Swart, por exemplo, produtora do kalanchoe Amor em flor®, inovou ao criar embalagens perfumadas junto com o produtor de orquídeas Marcelo Almeida. As fragrâncias exclusivas, desenvolvidas especialmente para as marcas, são aplicadas diretamente nas embalagens e liberadas aos poucos, proporcionando aromas marcantes e duradouros. Essa tecnologia utiliza microcápsulas que liberam perfume ao menor atrito, como ao manusear a planta. O aroma foi cuidadosamente desenvolvido em parceria com uma empresa especializada em fragrâncias em São Paulo. A partir de diversas opções, foi possível criar um perfume que traduzisse a essência dessas flores e o significado de presentear alguém especial.


Aliás, vários são os produtores que investiram em embalagens especiais para as datas comemorativas, e que também já serão apresentadas na feira, como o Sítio Liberty Flor que traz seus Kalanchoes Dobrados com uma nova roupagem para o Dia das Mães e o Sítio Jonas Geiss que desenvolveu um novo conceito de embalagem para facilitar o transporte do Rabo de Macaco até o consumidor final. O Jatobá Flores traz os Kalanchoe Dobrado da linha “Paixões”, também com embalagem decorativa, e o Kalanchoe Dobrado Eco Friendly, com embalagem alternativa para a redução do uso de plásticos, já que o papel kraft utilizado exige menos tratamento químico e menor quantidade de tinta na impressão.
Outra novidade vem do Clorophila Brasil que criou potinhos de aveia, milho de pipoca, mix e trigo exclusivos para os pets. O produtor desenvolveu um sistema inovador que permite que os tutores germinem as plantas no momento da abertura do produto, bastando adicionar água. A novidade não apenas facilita a distribuição e conservação do alimento, mas também assegura a qualidade orgânica certificada pelo Instituto Biodinâmico (IBD).

Breeders
O evento promete surpreender com a presença dos breeders (melhoristas), que apresentarão os avanços genéticos das “Flores do Futuro”. Empresas especializadas no melhoramento genético, como Evanthia, Rosen Tantau, De Ruiter, Taki, Dekker (Chrysanthemum), Karis, Nederplant, Nativo Agrícola, Agroall, Lazzeri, Konst e Bio Plugs, trarão inovações que permitirão aos produtores nacionais acessar novas variedades de flores ainda inéditas no país.
A iniciativa busca oferecer aos produtores brasileiros opções de plantas mais resistentes, produtivas e adaptadas ao mercado local, garantindo maior competitividade e diversidade na floricultura nacional. As “Flores do Futuro” ainda não são cultivadas no Brasil, mas, por meio das inovações genéticas apresentadas no evento, poderão estar disponíveis em breve para os consumidores e comerciantes do setor.
Vitrine de tendências e palestras
O espaço “Vitrine de Tendências” destacará as inovações no setor de flores e plantas ornamentais, focando a transformação dos garden centers em espaços de vivência, aprendizado e socialização. O espaço incentiva a observação da natureza, integração com o design e práticas sustentáveis. A iniciativa acompanha tendências globais, promovendo reflexões sobre o futuro do varejo ornamental.O Veiling Market trará a oportunidade para que os profissionais e entusiastas do setor floral se atualizarem por meio de palestras sobre as principais tendências do mercado de flores, plantas ornamentais e decoração. No dia 13 de março, às 10h, Michel Benevenute falará sobre “Flores e folhas: como criar arranjos de grande impacto visual alinhando a sustentabilidade no design floral”. Durante sua apresentação, ele demonstrará como combinar mix de flores, texturas e folhagens verdes que estão em alta, criando arranjos inovadores e sustentáveis. O conceito de “overground folhagem” estará em evidência, mostrando como as folhas podem ser protagonistas nas composições florais.
Ainda no dia 13, às 14h30, Luiz Arthur Nogueira abordará o “Mercado econômico no agro e cooperativismo”. Com uma análise detalhada, ele trará insights sobre o cenário do setor, destacando oportunidades e desafios para os próximos anos. No dia 14, encerrando a programação, às 14h, o Dr. Hélio Junqueira ministrará a palestra “Tendências 2025 para flores, plantas ornamentais e paisagismo”. Com uma visão especializada, ele apresentará previsões para o setor, destacando novidades, padrões estéticos e novas abordagens para o cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais.
Sobre a Cooperativa Veiling Holambra
O Veiling Holambra é o mais completo centro comercial e logístico de flores e plantas com 167 mil m², sendo referência no mercado nacional de flores. Com 35 anos de história, a cooperativa conta com mais de 450 cooperados em todo o território nacional. São mais de sete mil variedades de flores e plantas disponíveis em seu catálogo e possuem mais de mil clientes ativos.
Serviço
29º Veiling Market
Data: dias 13 de março, das 8h às 18h; e 14, das 8h às 16h.
Local: Cooperativa Veiling Holambra
Rodovia SP-107, km 27 – S/N – Zona Rural Veiling, Santo Antônio de Posse – SP
Informações e inscrições: https://veiling.com.br/noticias/29o-veiling-market/