Executivos brasileiros buscam oportunidades no exterior: como se preparar para assumir altos cargos

Mentora de realocação dá dicas para profissionais que visam trabalhar fora do país

A carreira internacional é algo desejado por muitos profissionais brasileiros que buscam novas experiências, salários mais atrativos e oportunidades de crescimento na carreira. Alcançar este patamar, no entanto, exige muito comprometimento, trabalho e profundo conhecimento do seu negócio e da cultura local.

A mentora de realocação e fundadora da Wendt Global, Kátia Wendt, preparou um guia rápido com 10 dicas para executivos que desejam se destacar em cargos de liderança pelo mundo. Veja abaixo:

Competência Cultural

Capacidade de compreender e adaptar-se a diferentes culturas empresariais e sociais.

Fluência em Idiomas

Falar inglês é fundamental, já que o mundo dos negócios gira em torno desse idioma. Se puder aprender a língua local, melhor ainda, já que a comunicação tende a ser ainda mais eficaz e mostra que o profissional está comprometido com a cultura.

Inteligência emocional

Compreender e gerenciar eficazmente as emoções, tanto próprias quanto dos outros, é fundamental para um bom líder

Habilidades de Comunicação Internacional

Capacidade de comunicar-se de forma clara e eficaz com pessoas de diferentes origens culturais e linguísticas.

Adaptabilidade

Flexibilidade para lidar com mudanças, seja em termos de ambiente de trabalho, cultura ou práticas de negócios.

Conhecimento do Mercado Local

Compreensão profunda do mercado local, concorrência e regulamentações para tomar decisões estratégicas informadas.

Habilidades de Liderança Global

Capacidade de liderar equipes culturalmente diversas e promover a colaboração em um ambiente global.

Conhecimento Legal e Regulatório

Familiaridade com as leis e regulamentações locais que afetam as operações comerciais.

Rede de Contatos Internacional

Desenvolvimento de uma rede de contatos internacional que pode ser valiosa para o sucesso nos negócios.

Gestão do Choque Cultural

Habilidade em lidar com o choque cultural e superar desafios que podem surgir ao trabalhar em um ambiente internacional.

A executiva lembra, ainda, que outros fatores devem ser levados em consideração para quem busca trabalhar fora do país, como a adaptabilidade de cônjuges e filhos por exemplo. “Tudo precisa entrar na conta. Muitas vezes uma pessoa do casal recebe a oportunidade e a outra precisa abrir mão da sua carreira, mesmo que momentaneamente, para manter a união. Se não for bem conversado, esse tipo de cenário pode fazer com que a experiência seja negativa”, explica Kátia. “O mesmo vale para filhos, que precisarão se adaptar a uma rotina completamente diferente considerando escola, amigos, es

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