Floricultura nacional enxerga oportunidade de expandir o mercado com o Valentine´s Day

Desde 2021, o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – tem incentivado toda a cadeia da floricultura nacional – do produtor ao lojista – a comemorar a data como o Dia do Amor e da Amizade, sem a substituir pelo Dia dos Namorados, conforme já acontece em alguns países. A orientação é para que as campanhas foquem as relações importantes e destaquem todas as formas de amor, sejam entre pais e filhos, parentes, amigos ou colegas de trabalho.

O Ibraflor tem apostado no potencial do Valentine’s Day e vem trabalhando, desde 2021 para consolidá-lo como uma data estratégica para o setor de flores e plantas no Brasil. Em 2019, uma pesquisa realizada em parceria com a ESPM Jr revelou a relevância dessa data para as flores e plantas, destacando sua conexão emocional com o consumidor. Embora muitas vezes confundido com o Dia dos Namorados, o Valentine’s Day tem um conceito mais amplo: celebrar todas as formas de amor, incluindo gratidão, amizade e reconhecimento. Com base nessa visão, o Instituto direciona suas campanhas para ir além do romantismo e explorar o amor em suas diversas manifestações.

A campanha de 2025, recém-lançada, reforça essa abordagem e busca engajar o público O setor acredita que a persistência é essencial para consolidar a data. Vale lembrar que, há 15 anos, o Dia da Mulher era considerado inexpressivo para o mercado de flores e, hoje, já representa 8% das vendas anuais. O Valentine’s Day tem um grande potencial de crescimento e pode se tornar um marco importante no calendário do consumo de flores e plantas. “É a ocasião perfeita para valorizar as relações que tornam a vida mais especial. Por isso, buscamos unir toda a cadeia produtiva em campanhas institucionais que incentivem homenagens a ‘todas as formas de amor’ no dia 14 de fevereiro. Afinal, essa data é uma excelente oportunidade para expressar afeto por alguém especial, como já acontece em diversos países”, explica Jorge Possato, presidente do Ibraflor.

É preciso considerar que muitos países latinos já celebram esta data como o Dia do Amor e da Amizade. “Também somos um povo simpático, atencioso, afetuoso e carinhoso com aqueles que nos cercam. Por isso, queremos aproveitar para valorizar e celebrar essas relações que são essenciais para a nossa vida”, acrescenta. O diretor de Marketing do Ibraflor, Renato Opitz, destaca que as flores são o presente ideal para demonstrar carinho e afeto, pois transmitem vida, beleza e provocam emoções. “Nossas campanhas visam incentivar que as pessoas presenteiem um amigo querido, um colega de trabalho, um professor, um vizinho, ou qualquer pessoa que nos receba com carinho e atenção. É preciso reconhecer e prestigiar as pessoas”, diz.

Campanha

Nas campanhas em suas redes sociais, o Ibraflor utiliza imagens de pessoas presenteando com flores e frases bem significativas, como “Amor e plantas criam raízes. Amor cria laços”; “Celebre a amizade que floresce em cada coração”; “Onde há amor, flores e plantas, as amizades florescem”; “Cada folha é uma história. Cada flor, uma forma de amar.”; “Amizade é o amor em sua forma mais pura. Demonstre com flores e plantas”; ou, “Onde há amor, flores e plantas contam histórias de carinho”, sempre acompanhadas pela assinatura: “Valentine’s Day – Celebre toda a forma de amor”.

Sobre o Valentine’s Day

Muito popular, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, o Valentine’s Day celebra o amor por meio da troca de presentes entre casais, amigos e familiares. Embora no Brasil exista uma data similar – o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho -, muitos brasileiros têm aderido ao Valentine’s Day, elegendo mais uma data para destacar as relações de amor. No Brasil, até há alguns anos, o Valentine’s Day era ignorado pelo fato do país já ter o seu “Dia dos Namorados” (em 12 de junho) e pelo fato de fevereiro, costumeiramente, ter as atenções voltadas para o Carnaval. No entanto, de uns tempos para cá, as floriculturas perceberam potencial comercial da data e passaram a decorar as lojas e a fazer campanhas e ações especiais também nas redes sociais para incrementar as vendas no mês. Desde então, a data já tem movimentado mais o comércio do setor. No entanto, ainda há um longo caminho para consolidá-la definitivamente.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *