Franco da Rocha participa de projeto nacional de Grafites sobre diversidade e inclusão

Associação Reduca representa Franco da Rocha no projeto Comunidades Criativas e acaba de participar da oficina de orientação. Próximas fases são a escolha do melhor desenho e o Dia do Grafite. Projeto é apoiado pelo Instituto CCR, no trecho da CCR AutoBAn

A Associação Reduca, entidade escolhida para representar a cidade de Franco da Rocha no projeto nacional Comunidades Criativas, acaba de participar da oficina de orientação sobre a história da arte do grafite e uma introdução sobre os temas diversidade e inclusão. A oficina, que é a primeira etapa do projeto, teve 13 participantes, todos atendidos pela Associação Reduca em suas atividades educacionais complementares, tecnológicas e culturais, para crianças e jovens da comunidade. O Comunidades Criativas conta com apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR AutoBAn.

A partir de agora, todos os envolvidos passam para a fase prática e criativa do projeto com a elaboração de desenhos individuais sobre diversidade e inclusão. Em seguida, uma votação popular define a ilustração que será grafitada no muro da Associação Reduca pelos próprios participantes com a monitoria do grafiteiro Eric Reis Alves (@ericreisalves), artista visual da cidade. Em breve a etapa de votação será anunciada. Participantes e familiares atendidos pela Reduca, bem como toda a comunidade de Franco da Rocha, poderão votar e interagir nas mídias sociais do projeto. Saiba mais em: www.com-criativas.com.br

Para o responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, abordar os temas diversidade e inclusão pelas comunidades envolvidas é dar voz e marcar presença trazendo um tema atual através de uma expressão artística que reflete também a estética local. “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, avalia Allan.

“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização, por meio de projetos como estes apoiados pelo Instituto CCR”, destaca Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR. “O Comunidades Criativas vem contribuir para que jovens e adolescentes da comunidade sejam protagonistas do nosso espaço, ajudando ainda na identidade individual e coletiva que é muito importante.” Afirma Rose Ribeiro, presidente da Reduca.

O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Franco da Rocha, o apoio local é da CCR AutoBAn.

Sobre o projeto Comunidades Criativas

O Comunidades Criativas é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorre 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.

As cidades atendidas pelo Comunidades Criativas são: Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Cabo Frio (RJ), Rio Bonito (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Imbituba (SC), Sombrio (SC), Içara (SC), Garopaba (SC), Barueri (SP), Osasco (SP), Carapicuíba (SP), Caieiras (SP), Cajamar (SP), Franco da Rocha (SP), Guarulhos (SP), Ubatuba (SP), Taubaté (SP), Tatuí (SP) e Itapetininga (SP).

O projeto tem cinco etapas cronológicas: Oficinas de orientação: encontros presenciais ou virtuais sobre o tema Diversidade e Inclusão, onde são discutidas questões de cidadania e, por exemplo, a diferença entre pichação e grafite. Produção das ilustrações: os participantes são desafiados a representarem a sua visão sobre o tema por meio de ilustrações. Seleção e Voto Popular: as ilustrações passam por uma triagem da organização do projeto e as finalistas seguem para votação popular online. Além dos participantes, familiares e a comunidade poderão votar e interagir nas mídias sociais. Dia do Grafite: a ilustração mais votadaserá reproduzida em muro da instituição pelos próprios participantes com a monitoria de um grafiteiro profissional de cada cidade. Livro: produção gráfica e editorial que reúne as 22 ilustrações grafitadas nos muros das 21 cidades participantes. Exemplares do livro Comunidades Criativas são distribuídos gratuitamente para as instituições participantes. Acompanhe e saiba mais em www.com-criativas.com.br

Sobre a CCR AutoBAn

A CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.

Sobre o Instituto CCR

Fundado em 2014, é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia a investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas – e o Estrada para a Saúde – presente em cinco regiões. Com foco em inclusão social, saúde e educação, o Instituto CCR já beneficiou comunidades no Brasil e no exterior, em locais onde as concessionárias da companhia atuam. Desde a sua criação, já foram gerenciados R$ 151 milhões, e, somente em 2019, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas em 152 cidades, no Brasil e no exterior. Saiba mais em www.institutoccr.com.br

Sobre a Flamingo Comunicação

Especializada em desenvolver iniciativas culturais, educacionais e editoriais sob encomenda para empresas. A atuação da Flamingo tem foco em professores e alunos nas escolas, e também em público geral nos eventos culturais. Planejamento, estratégia de ação, realização e avaliação de resultados. No segmento editorial também elabora publicações e reportagens sob encomenda para meios de comunicação e empresas. Os conteúdos são elaborados por equipe de pesquisadores e jornalistas experientes. Saiba mais em: http://flamingocomunicacao.com.br

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *