Hortolândia formaliza Associação dos Produtores do Pão de Queijo e foca na exportação do produto
Conhecida como a “Capital do Pão de Queijo”, município organiza produtores para preservar tradição e investir em capacitação
Hortolândia é conhecida como a “Capital do Pão de Queijo” e, agora, possui uma associação especial para tratar o assunto e fomentar a produção local, com foco na capacitação dos produtores voltada para ampliação do mercado, de olho nas exportações do produto. A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação incentivou a organização dos produtores locais, que se reuniram em assembleia e criaram, em julho, a Associação dos Produtores do Pão de Queijo de Hortolândia e Adjacências.
A cadeia produtiva do pão de queijo em Hortolândia incentiva o desenvolvimento econômico local, gera empregos e renda. Os empresários do ramo se uniram para promover e preservar a tradição da fabricação do produto na cidade, por meio da participação em eventos e feiras, e da qualificação e melhoria contínua do processo produtivo, a fim de conquistar o mercado internacional.
A associação também apoia os pequenos, médios e grandes produtores, garantindo a qualidade dos ingredientes e a preservação das receitas tradicionais, transmitidas de geração a geração. O grupo aposta que, com o destaque no cenário nacional e internacional, a fabricação de pão de queijo em Hortolândia atraia turistas e novos investimentos para pesquisas e capacitações, visando a inovação e a sustentabilidade na produção.