Jovens de escolas públicas se reúnem na Academia Educar de Férias para produzir um curta-metragem

A programação que vai até o dia 12 de julho conta também com diversas oficinas que passam pela educação antirracista, técnicas de contar histórias, como fazer uma boa apresentação e redação

Durante a primeira quinzena das férias escolares, a Academia Educar promove uma programação especial para que os jovens participem de diversos projetos e oficinas. A programação, que vai até o dia 12 de julho, inclui atividades voltadas para a educação antirracista, contação de histórias, técnicas de apresentação e redação.

Um dos cursos mais aguardados é o Curta na Educar, atividade em que os estudantes produzem um curta-metragem. Este ano, o tema escolhido por eles é o racismo. Os jovens contam com o suporte técnico da produtora Lokomotiv Studio para desenvolver todas as etapas do projeto. “Após a escolha do tema, aprendem a desenvolver o roteiro, atuar, captar áudio e vídeo, fazer maquiagem, utilizar os tipos de maquinário, realizar a iluminação e atuar como assistentes de direção. A partir dos aprendizados colocam a mão na massa para fazer acontecer um curta com contribuições sociais”, explica Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar.

Para aprofundar a compreensão do tema, foi realizada uma oficina formativa com a educadora Vanessa Cristina Dias de Souza, que abordou a ancestralidade e a cultura preta, além de promover a educação antirracista.

O projeto “Curta na Educar” existe desde 2009 e já produziu diversos filmes que geram reflexões e podem ser usados em espaços diversos  para explorar diferentes temas, como bullying (2023), saúde mental (2022), protagonismo (2018) e violência doméstica (2016). O lançamento do curta-metragem sobre racismo está previsto para setembro e estará disponível no Youtube da Fundação Educar para o público em geral e para debates nas escolas.

“O objetivo da produção dos curtas-metragens é permitir que os adolescentes escolham temas relevantes para seu universo. Discutir o racismo e as formas de combatê-lo é urgente. Esperamos que eles se empoderem do audiovisual como ferramenta de diálogo, promovendo conhecimento, valores e mudanças positivas em suas realidades”, destaca Cristiane Stefanelli.

Além do “Curta na Educar”, os jovens também participarão das seguintes oficinas durante a Academia Educar de Férias: “Como Fazer uma Apresentação”, com Lorenzo Usso; “Técnicas para Contar Histórias”, com Juliana Furlanetti; e “Como Fazer uma Boa Redação”, com Giovanna Inácio.

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal de Participações e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e comunidades, desenvolvam habilidades e se tornem verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *