Jovens gremistas de escolas públicas participantes da Academia Educar se reúnem em Sumaré

Evento marcou o encerramento das atividades de 2024 que visa fortalecer o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências socioemocionais

Amanhã, seis de novembro, aproximadamente 210 estudantes, educadores e diretores estarão reunidos na Faculdade Anhanguera de Sumaré (Av. Eugenia Biancalana Duarte, 501), para celebrar o sucesso do projeto Academia Educar em Rede, da Fundação Educar. O evento marca o encerramento do ciclo de trabalho e transformação para 385 estudantes gremistas de escolas públicas de Sumaré.  

O tema escolhido para 2024 é ‘Desenvolvimento Integral: Ações que Fortalecem a Cultura da Boa Convivência’. O evento contará com apresentações culturais de jovens gremistas e terá a presença do especialista em pedagogia da cooperação, Rodolpho Martins.

“Estamos muito felizes com os resultados alcançados pela Academia Educar em Rede. Nosso objetivo é contribuir para que os jovens se reconheçam como cidadãos e exerçam a liderança em suas escolas e comunidades, contribuindo positivamente com a sociedade”, destaca a gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli.

“Em dias que a tecnologia deixa as crianças e jovens paralisados no mundo virtual, a promoção de um jovem protagonista e socioemocionalmente consciente é condição necessária para que possamos tirar nossos jovens da mesmice e comodismo que se apresenta a eles. Quando a Fundação Educar traz estampada em seu lema ‘os incomodados que mudem o mundo’ ela já indica a relevância de provocar o jovem para que ele saia de sua condição de receptor do que é gerado pela sociedade e passe a ser o criador e recriador das múltiplas realidades que se apresenta a ele, iniciando pela escola e ramificando por todo seu entorno”, destaca o professor especialista em currículo da Diretoria de Ensino de Sumaré, Paulo Henrique Valarelli.

Expansão e impacto

Durante todo o ano de 2024, a Academia Educar em Rede/Academia Educar para Grêmios atuou com aproximadamente 3.500 estudantes gremistas. Neste ano, o projeto atuou no estado de São Paulo, nas seguintes cidades: Franca, Campinas, Sorocaba, Sumaré e em Patrocínio, Minas Gerais.

Este é o terceiro ano que a Academia em Rede atua em diversas cidades do Brasil. Nesta formação, a Fundação Educar compartilha sua tecnologia social, visando fortalecer a atuação nos grêmios estudantis. Os encontros são híbridos e ocorrem por meio de parcerias que são realizadas com as Secretarias de Educação. Os temas trabalhados passam pelo protagonismo estudantil, competências socioemocionais; comunicação e comunicação não-violenta, direitos humanos, metodologia de projetos, engajamento e culminância.

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.

Serviço

Encontro Academia Educar em Sumaré
Data:  Amanhã (6/11)
Horário: 8:30h
Local: Faculdade Anhanguera de Sumaré (Av. Eugenia Biancalana Duarte, 501)

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *